O carranchano Carlos enviou-me uma zegrega (carta) há dois planetas (dias). Ontem enviou-me um mail na piação do Ninhou a pedir que eu gambiasse no tece-tece do bruxo (publicasse na internet) essa mesma zegrega. Aqui ficam as duas missivas e ainda uns postais ilustrados do Polje do Ninhou que também me enviou.
Alé cópio carranchanoMicas seria antónio forno que jordasses no blog a zegrega que te jordei, sobre se ter jordado na tece-tece do bruxo de eu ser o covano ancho na piação do Ninhou, sou vila franca que jordes a minha zegrega para que todos os xarales e covanos mirantem o que gambiei com a do pinto lopes, a covana ancha e a grande engenhadora deste pelancho, a quem o canteiro didi do Ninhou deverá ficar lince é, e será, a Doutora Vera Ferreira, com quem engenho antónio forno por me ter piado aos das caçoas. Seria antónio forno que gambiasses a minha zegrega à bia, para jordar cópio nas chavecas de todos os xarais.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso
TRADUÇÃO: Olá grande amigo
Micas gostaria que colocasses no blog a carta que te enviei sobre o que foi escrito no portal de eu ser o melhor especialista do calão minderico, espero que coloques o minha carta para que todos os mindericos e todas as pessoas vejam o que escrevi, a grande especialista e responsável deste projecto, a quem a freguesia de Minde deverá ficar grata é e será a Doutora Vera Ferreira, com quem trabalho com prazer por me ter convidado. Gostaria que publicasses a minha carta rápidamente, para todos os mindericos perceberem.
Um abraço, Carlos Amoroso
Zegrega
Para que não restem dúvidas e que todos os que visitam o portal, costumam ler o Jornal de Minde, bem como outros sites relacionados com o Minderico (que habitualmente as pessoas denominam calão minderico), hoje dirijo-me a todos na Língua Portuguesa e não em Minderico. Foi referido no Portal Minderico pelo Sr. Vitor Silva que eu seria o coordenador do site "piacãodoninhou", o que me agrada e desde já aqui expresso os meus agradecimentos, no entanto foi publicado no portal minderico que eu sou o maior especialista do minderico, o que eu não concordo e gostaria de ver rectificado bem como a publicação da presente missiva. Penso que a grande especialista, impulsionadora e grande responsável pelo reviver do Minderico é e será sempre a Drª Vera Ferreira, com quem trabalho com todo o prazer neste projecto em Minde a convite da própria.
Carlos Amoroso / 28.04.2009
Em Alcanena não fugimos à regra. Aliás, Alcanena é mesmo o protótipo da regra, senão vejamos.
As comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril tiveram início às 10:00h, com içar solene da bandeira nos Paços do Município, cerimónia que contou com Guarda de Honra e Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Alcanena.
Ainda utiliza a versão 7 do Internet Explorer? Pois fique a saber que já existe a versão 8, e no n/ português.




Com 26 jogos realizados e 42 pontos a equipa do Vitória Futebol Clube Mindense terminou num lugar do pódio, num honronso 3º lugar, que teve um pouco de sabor amargo, pois estivémos na 2ª posição por várias vezes.
O Encontro de Abril terminará, pelas 21:30h, com a apresentação do filme A Turma, uma sessão também aberta ao público em geral. O filme, galardoado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2008, retrata o quotidiano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, espelhando a multietnicidade da população francesa e do convívio de culturas, não apenas daquela cidade, como dos grandes centros urbanos e de muitas escolas de todo o mundo...
As inscrições individuais deverão ser efectuadas nas Juntas de Freguesia da área de residência.
O deputado social-democrata Mário Albuquerque, vice-presidente da comissão, disse à agência Lusa que a visita que os deputados fizeram hoje a Alcanena, com contactos com a autarquia, Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Resíduos de Alcanena (AUSTRA) e outras associações locais, serviu para ouvir as sensibilidades locais e conhecer «in loco» a situação da despoluição do Alviela, um problema «que se arrasta há anos».
O início das comemorações está marcado para as 10:00h, nos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio), com o Içar Solene da Bandeira, Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Alcanena, Solta de Pombos e distribuição de cravos.
Os interessados no baptismo de parapente terão o acompanhamento de pilotos devidamente certificados, com muita experiência. Poderá fazer a sua pré-inscrição através do email 
MORAL DA HISTÓRIA:
Estão em grande ritmo as obras de construção do Parque Eólico Chão Falcão 3 na área do Vale Alto. Foram abertas diversas estradas de circulação e 4 novas torres já foram implantadas, estando em construção de mais duas sapatas.


Os moradores da rua Maestro José da Silva Júnior, em Minde, aguardam há mais de sete anos que a Câmara de Alcanena faça a pavimentação de um troço com cerca de 150 metros. A via, que serve cerca de 50 moradores, apresenta bastantes buracos pelo que se torna bastante difícil a circulação automóvel e dos peões. 


Lince ao André, à do André e a todos os xarais que lá emanam por nos jordar copios anteros e o André nunca ser galdino de quando os anteros vão escadeirar, gargantear as menízias da nossa terruja, de que sou António forno e nunca fico zairo de jordar às caçoas. Jordava lince que esta zegrega fosse jordada na classe com os espetas para ser mirantada pelos xarais que engenham na do André, onde jordo anchos carranchanos.
Numa organização da autarquia local e da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, a cerimónia de homenagem a Fernando Salgueiro Maia, na passagem dos 17 anos da sua morte, contou com a presença do 2º comandante da Escola Prática de Cavalaria, Neves de Abreu, dos vereadores Ricardo Gonçalves e António Valente, e de Natércia Maia, a viúva do Capitão de Abril.







Dez anos é muito tempo para que Paulo de Carvalho, um dos mais reconhecidos cantores, compositores, músicos e autores portugueses, esteja fora do circuito comercial com um álbum de originais. Claro que o artista não esteve inactivo durante todos estes anos, até porque Paulo de Carvalho não sabe estar parado. A música é a sua paixão e com ela está sempre envolvido, quer seja actuando, escrevendo para outros artistas, participando em inúmeras acções de solidariedade ou editando diversos CD’s, como a Antologia dos seus 40 anos ou o CD Vida, de 2006.
Descarga poluente traz espuma de volta ao Alviela
Desconhecidos levaram na madrugada de terça-feira, 6 de Abril, cerca de 200 metros de fio de cobre da Alameda do Carro Velho, em Minde, no concelho de Alcanena. Os moradores ficaram privados de electricidade durante toda a manhã, sendo a mesma restabelecida por volta do meio dia e meia. A produção de uma fábrica de malhas, localizada nesta rua, não foi afectada devido à mesma possuir um gerador de electricidade. A GNR de Alcanena tomou conta da ocorrência, desconhecendo-se, para já, o valor dos prejuízos.


Para começar fizemos-nos representar condignamente na sede do concelho com uma das melhores big bands nacionais (jazz contemporâneo, talvez um pouco erudito, mas do melhor que temos).

Gambiando a do Pinto Lopes ao meu carranchano PM
Tomo por este meio a liberdade de o/a convidar a responder a um questionário sobre os seus hábitos e necessidades de comunicação, cujas respostas contribuirão para o desenvolvimento da minha tese de curso.