30 abril, 2009

Zegregas do Carranchano


O carranchano Carlos enviou-me uma zegrega (carta) há dois planetas (dias). Ontem enviou-me um mail na piação do Ninhou a pedir que eu gambiasse no tece-tece do bruxo (publicasse na internet) essa mesma zegrega. Aqui ficam as duas missivas e ainda uns postais ilustrados do Polje do Ninhou que também me enviou.

Alé cópio carranchano
Micas seria antónio forno que jordasses no blog a zegrega que te jordei, sobre se ter jordado na tece-tece do bruxo de eu ser o covano ancho na piação do Ninhou, sou vila franca que jordes a minha zegrega para que todos os xarales e covanos mirantem o que gambiei com a do pinto lopes, a covana ancha e a grande engenhadora deste pelancho, a quem o canteiro didi do Ninhou deverá ficar lince é, e será, a Doutora Vera Ferreira, com quem engenho antónio forno por me ter piado aos das caçoas. Seria antónio forno que gambiasses a minha zegrega à bia, para jordar cópio nas chavecas de todos os xarais.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso

TRADUÇÃO: Olá grande amigo
Micas gostaria que colocasses no blog a carta que te enviei sobre o que foi escrito no portal de eu ser o melhor especialista do calão minderico, espero que coloques o minha carta para que todos os mindericos e todas as pessoas vejam o que escrevi, a grande especialista e responsável deste projecto, a quem a freguesia de Minde deverá ficar grata é e será a Doutora Vera Ferreira, com quem trabalho com prazer por me ter convidado. Gostaria que publicasses a minha carta rápidamente, para todos os mindericos perceberem.
Um abraço, Carlos Amoroso


Zegrega
Para que não restem dúvidas e que todos os que visitam o portal, costumam ler o Jornal de Minde, bem como outros sites relacionados com o Minderico (que habitualmente as pessoas denominam calão minderico), hoje dirijo-me a todos na Língua Portuguesa e não em Minderico. Foi referido no Portal Minderico pelo Sr. Vitor Silva que eu seria o coordenador do site "piacãodoninhou", o que me agrada e desde já aqui expresso os meus agradecimentos, no entanto foi publicado no portal minderico que eu sou o maior especialista do minderico, o que eu não concordo e gostaria de ver rectificado bem como a publicação da presente missiva. Penso que a grande especialista, impulsionadora e grande responsável pelo reviver do Minderico é e será sempre a Drª Vera Ferreira, com quem trabalho com todo o prazer neste projecto em Minde a convite da própria.
Carlos Amoroso / 28.04.2009




29 abril, 2009

(Bio)diversidade cultural em risco


Ainda a propósito do tal pseudo "calão mirense" encontrei este post publicado num blog de Porto de Mós que refere o tal artigo publicado no Região de Leira e sublinha a tal necessidade de "preservar esta forma de cultura própria e única do nosso concelho" (Porto de Mós), e deixei lá um comentário explicando bem a a realidade.

Existem cerca de 6000 linguas e dialectos no mundo e cerca de 3000 estão em risco de desaparecer.
A UNESCO estima que até ao ano 2050 desaparecerão cerca de 90%.
A proporção desta tendência deve-se ao facto de 96% de todas as línguas serem faladas apenas por 3% da população mundial, ou seja, são as línguas das pequenas comunidades que estão mais ameaçadas.
Com um total de 196, a Índia encabeça a lista de países com maior número de línguas ameaçadas. É seguida pelos EUA com 192 e pela Indonésia com 147. Algumas destas línguas são faladas por apenas meia dúzia de pessoas.
Pode ver-se o atlas das línguas em risco aqui.

A biodiversidade das espécies está para a vida na Terra como esta diversidade das linguas está para a cultura humana e por isso é de facto imperioso proteger estas línguas étnicas.
Segundo George Steiner, uma língua que desaparece é um mundo que se acaba.
De acordo com a UNESCO para travar esta tendência é necessário recorrer à educação, aos media, à criação de museus assim como à recriação teatral de costumes.
A maior ameaça actual é a simplificação de exigida pela internet, mas no passado a rádio e a televisão já fizeram bastantes estragos.

No território nacional a lingua mais falada é inquestinavelmente o português, tendo no entanto o mirandês também o estatuto maior de língua e não de dialecto, como aconteceu no passado.
Apesar disso, existem em algumas regiões do país calões próprios, como é o caso de Mira de Aire e Minde.

No último Região de Leiria, o calão mirense mereceu destaque.
Segundo Carlos Alberto "actualmente não ultrapassarão a dúzia o número de pessoas que dominam o calão mirense, código linguístico com três séculos nascido em Mira de Aire e que corre o risco de desaparecer para sempre."
O que deve ser feito para preservar esta forma de cultura própria e única do nosso concelho?
Publicado no blog "VILA FORTE" (Paulo Sousa)

A solução para sair da crise


Sou da opinião que uma das grandes soluções para sair desta enfadonha crise seria proclamarem eleições de dois em dois anos, pelo menos a nível local. Estão-se a rir? Pois eu não. Basta abrirmos um pouco os olhos para verificarmos que muitas das autarquias passam três anos à sombra da bananeira e apenas no ano eleitoral é que começam a querer fazer alguma coisa. Pelo menos prometem e apresentam projectos. E esta conversa também é válida para as oposições.
Vemos pouca vontade de fazer alguma coisa pelas populações. Vemos é muito apetite por manter a cadeira do poder, ou de lá chegar, e a solução é iludir os eleitores com grandes promessas e projectos.

Em Alcanena não fugimos à regra. Aliás, Alcanena é mesmo o protótipo da regra, senão vejamos.
Nas últimas eleições, sob o slogan "Queremos fazer ainda mais", os detentores do poder fizeram montes de promessas. Basta darmos uma vista de olhos à panfernália de livrinhos amarelos que distribuíram na altura. E do que lá consta que é que se fez?
Muito pouco. Mas o mandato ainda não acabou e então agora tornam a chover as promessas, os projectos, as inaugurações pomposas. Há que garantir a continuidade.
Passaram-se três anos e tal com viagens à tal geminada ilha de Cabo Verde e a construir obras de fachada e museus para garantir a reforma de alguns. Pavimentou-se uma estrada ou outra (principalmente para servir os autarcas), e em Minde construíram um loteamento industrial com vinte anos de atraso e que não vai servir de nada. Se precisávamos de ter uma reunião com um simples e empregado assessor do Presidente da Câmara estávamos meses à espera, e só com uma cunha lá conseguíamos o tal encontro de cinco minutos.

Agora não. Agora é tudo diferente, e ainda bem. Os autarcas até se deslocam às colectividades (mesmo à noite) para saber o que é que as mesmas precisam e quais as idéias para o futuro.
Em poucos meses já se fala no projecto de recuperação da Estrada de Fátima, já se iniciou a base de lançamento de parapente, a Rua do Cruzeiro começou a ganhar forma, e até os vereadores já andam a exibir o novo projecto para o "Centro Cultural de Minde" no Largo das Eiras. Lá mais para o Verão teremos a inauguração da Casa Açores, que, oficialmente, ainda ninguém sabe o que vai ser e por que protocolo se irá reger a sua administração.
Digam lá se as eleições de dois em dois anos não seria a solução?


E, a propósito de eleições, o blog DEBATER MINDE publicou recentemente um artigo, que a seguir transcrevo parcialmente. É pena o artigo (e o blog) ser anónimo, mas não deixa de ser uma opinião de alguém que se preocupa com o futuro do nosso burgo.



Viragem para a extrema-esquerda
O país está entregue à extrema-esquerda populista, ao bloco de esquerda e às múmias políticas do Pcp. O Ps, com medo de perder a maioria absoluta, foi atrás deste populismo e vai de aprovar leis propostas por estes extremistas, completamente minoritários em Portugal desde sempre, que vão começar a acabar com a iniciativa privada em Portugal, que vão aumentar a burocracia e mais não passam de resquícios comunistas e totalitários, destinados a que o estado todo poderoso assuma o controlo sobre tudo e a todos fiscalize.
(...)
Aqui pelo burgo minderico e por Alcanena, tudo na mesma como a lesma. As eleições aproximam-se, e o grupelho ICA já se movimenta, com o sequaz Marcelino no comando do grupo e, de há uns meses a esta parte, também da Câmara, posicionando-se como favorito. Do outro lado, apenas uma oposição: o PS da Fernanda Asseceira, que já se lançou também, embora ainda ninguém saiba com quem e para quê. Sabe-se que anda em reuniões em Minde com a malta do Caorg e afins, mas de resto mais nada. Muito fraquinhas as duas listas, como parece óbvio, ainda para mais se se replicarem na Junta de Freguesia de Minde, de um lado com o inenarrável António Fresco, o Presidente de Junta mais inepto da história democrática de Minde, e, do lado do PS, um qualquer desgraçado para encher chouriços, que se tiver a sorte de ganhar, vai-nos deixar a marinar mais 4 aninhos.
Precisamos de caras novas. De uma pedrada no charco!!!
Publicado no blog "DEBATER MINDE"

28 abril, 2009

Alcanena festejou os 35 anos de Liberdade Nacional


As comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril tiveram início às 10:00h, com içar solene da bandeira nos Paços do Município, cerimónia que contou com Guarda de Honra e Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

Após o içar solene da bandeira, o programa prosseguiu com a Manhã Infantil e Desportiva, iniciativa que contou com a presença de cerca de uma centena de crianças e jovens que participaram nas actividades constantes do programa, nomeadamente, Corrida Infantil e Juvenil, Gincana com Bicicletas, Jogos Tradicionais e Ateliê de Pintura ao ar livre.

Pelas 11:30h, realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene Pública Comemorativa do 35º Aniversário do 25 de Abril, que contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, do Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena e dos representantes dos partidos políticos CDS, CDU, PSD e PS, bem como do grupo de Independentes pelo Concelho de Alcanena (ICA).
(...) Ler mais "Site CMA"



27 abril, 2009

Internet Explorer 8


Ainda utiliza a versão 7 do Internet Explorer? Pois fique a saber que já existe a versão 8, e no n/ português.
A Microsoft afirma que tem novas funcionalidades, mais segurança e rapidez na navegação, e eu posso confirmar, pois já instalei esta nova versão.
Se quiser saber mais e instalar o IE8 aceda a esta página http://www.microsoft.com/ie8 e clique em Download Now.
Demora cerca de 15 minutos o processo (todo automático), e a Microsoft ainda verifica se o seu computador está infectado com código malicioso.
Ao princípio da utilização o programa vai fazendo umas perguntas, mas depois tudo se torna mais fácil e rápido. Eu estou a gostar.

25 abril, 2009

O Minderico e a Piação da Mira


Sob o título, Calão Minderico no Portomozense, em 28 de Janeiro deste ano publiquei o texto abaixo, reproduzido do semanário "O Portomozense" cujo artigo datava de 28 de Novembro de 1903.
Quando reproduzi o texto, até oferecia um prémio a quem usasse traduzir, mas não houve candidatos. Hoje já não ofereço prémio nenhum, mas o desafio continua.
Quem é capaz de traduzir este texto?



CALÃO MINDERICO (*)
Carranchano.
Estive hontem no parrei­ral do Ninhou.. O fundador do Covão ás 12 do bandarra mandou-me a mulher do Francisco Lobo ao parreiral a fim de cavalleirar em sua do Quincas.
Para que o cardeta avalie o cavaíleiro, ponha os das orelhas.
Em cima d'uma do Casal Farto mirantava-se n'uma do Juncal o filho da Santi­nha lançando bispo. Uma da Amora com o sogro do António Perinho e dois da Marinha ; mettemos pois na tosadeira alem do genro do José Filippe, linhas tintas, rénhanhé, sogro do Manoel Lico, do gaiva ou filho do Tróia. A' sobre a de Bolleiros rnatto da portella, mães do Val da Serra, çhinezas, dos coutos e por ultimo venezo com batarraba.
Como á hora de cavalleirar o malhado traz mais um, appareceu o Estevães do Ninhou com ares densca. Se visses a maneira como mettia na tosadeira o genro da Bia e o saltacatrepa!. .. Os da Marinha andavam sempre nas gambias. O folho da Gosta e filho de Matildes, oh ! Deus !,..
A's 4 do bandarra sentado na jaleca do meu António d'Almeida tomava o d'el-rei para a minha do Domingos Pedreiro, em Arniaes.
N. B. A Arraiollos subiu, as bélicas das do Alegre baixaram e a sogra do irmão do Francisco Vaz, d'Aljubarrota estaciona.
Teu Filho do Fernando. José Ramos, de Amiàes.
A. de Jesus e Silva (28.11.903)

(*) Para satisfazer, em parte, ao pedido do exm°. Alberto Pimentel, Rua de S. João da Matta, 1, E, em carta de 15, dou uma missiva que mandei a um meu patrício e amigo que andava negociando no Alemtejo.
• Aos outros pedidos irei também satisfazendo.






Agora os nossos vizinhos Mirenses vêm dizer que têm o Calão Mirense já com trezentos anos. Pelo meno é o que publicou o Região de Leiria na edição impressa de 20.02.2009.
Dizem que vão fazer um livro. Acho que podem evitar esse trabalho, pois poderemos oferecer-lhe um dicionário da Piação do Ninhou visto que aquilo a que eles chamam de Calão Mirense não é mais do que um plágio completo do Minderico. Apenas a proximidade das duas terras fez com que os Mirenses começassem a piar à modeia com os Mindericos. A rivalidade e o pudor levou a que nunca tivessem a coragem de assumir que a Piação era do Ninhou.
A propósito, que nome é que os nossos vizinhos darão ao tal calão Mirense? Será a "Piação dos Charales da Terruja de Santo Estêvão"?




Calão mirense está à beira da extinção
Imagine um “zé pequeno”, com “venezo”, “vale da serra” e “granadeiras”. Ou seja, um almoço com arroz, azeite e azeitonas. Demasiado vegetariano? Junte-lhe “pelota”, isto é, carne. Estas são apenas algumas das palavras do calão mirense ameaçado de extinção.
Actualmente não ultrapassarão a dúzia o número de pessoas que dominam o calão mirense, código linguístico com três séculos nascido em Mira de Aire e que corre o risco de desaparecer para sempre.

Carlos Alberto é o comandante dos bombeiros locais e sabe reconhecer uma emergência. E esta é uma situação que está muito perto de se tornar urgente. Se nada for feito, dentro de poucos anos o calão corre o risco de deixar de ser falado, e o esquecimento assinará a sua certidão de óbito. Carlos Alberto conta-se entre os últimos falantes do calão mas ainda acredita ser possível evitar o desaparecimento de um dos mais originais patrimónios da freguesia.

Existem alguns documentos escritos, artigos de jornal em calão mirense, mas não há um dicionário sistematizado, ao contrário do que sucede com o minderico – calão “irmão”, da freguesia vizinha de Minde. Parte da sua esperança reside na possibilidade da comunidade escolar avançar com algum projecto no sentido de ajudar a preservar o calão mirense. João José, presidente do Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados confirma a intenção de desenvolver um projecto nesta área, mas o assunto ainda está a ser estudado. Quanto avançar Carlos Alberto será um dos dinamizadores.

O calão mirense foi uma ferramenta preciosa sobretudo para os comerciantes locais que assim comunicavam entre si sem serem percebidos. E foi entre essa população que mais se difundiu. O pai de Carlos Alberto era comerciante de peles e foi com ele que aprendeu. É sobretudo necessário conhecer bem Mira de Aire e a sua história para o conseguir entender e falar. É que o significado das palavras remete não raras vezes para a realidade local.

A ementa que surpreendeu o presidente.
Foi em calão mirense que o ex-Presidente da República, Mário Soares, foi presenteado com a ementa da refeição com que foi recebido em Mira de Aire, numa visita que realizou à vila em Abril de 1994, durante uma presidência aberta. A riqueza do calão foi evidente, pois só com tradução percebeu o que ia poder comer.
Publicado no "REGIÃO DE LEIRIA"


VFCM - 3º lugar na classificação final


No passado fim-de-semana terminou o Campeonato da 2ª Divisão 2008 / 2009 da Associação de Futebol de Santarém.

Com 26 jogos realizados e 42 pontos a equipa do Vitória Futebol Clube Mindense terminou num lugar do pódio, num honronso 3º lugar, que teve um pouco de sabor amargo, pois estivémos na 2ª posição por várias vezes.
O SCD Glória foi a equipa vencedora e o CD Cercal terminou no 2º lugar.
Uma derrota no Tramagal na penúltima jornada e um empate em casa na última com o Meiaviense foram os últimos resultados do VFCM que foi a equipa rei dos empates (9), e a par do vencedor SCD Glória foram as equipas com menos golos sofridos (21).
A classificação pouco interresa em termos desportivos, pois parece que irá haver uma remodelação na AF Santarém e todas as equipas subirão ao escalão superior.

A todos os atletas, equipa técnica e direcção os merecidos parabéns pela digna representação.
E PARABÉNS AO VFCM por ter completado, ontem, dia 24 de Abril, o seu 55º Aniversário.

Encontros Intraconcelhios de Escolas


O Cine-Teatro São Pedro será palco, no dia 29 de Abril, a partir das 14:30h, a segunda sessão dos Encontros Intraconcelhios de Professores e Educadores do Município de Alcanena, uma iniciativa do Conselho Geral Transitório da Escola Secundária de Alcanena.

Trata-se de um projecto que decorre de uma recomendação da Carta Educativa do Município, que visa reunir, num fórum de debate e formação, o universo educativo do concelho. Ao longo das quatro sessões, que decorrerão até Maio, estes encontros versarão temas como a gestão flexível de currículos ou boas práticas de articulação curricular. Paralelamente, decorrerão workshops de formação sobre as temáticas do programa.

O Encontro de Abril terminará, pelas 21:30h, com a apresentação do filme A Turma, uma sessão também aberta ao público em geral. O filme, galardoado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2008, retrata o quotidiano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, espelhando a multietnicidade da população francesa e do convívio de culturas, não apenas daquela cidade, como dos grandes centros urbanos e de muitas escolas de todo o mundo...
A longa metragem baseia-se num livro homónimo do jornalista e professor François Bégaudeau, que interpreta também o papel principal de professor.

As inscrições nestes encontros estão reservadas a professores e educadores.
Para mais informações deverá ser contactada a Escola Secundária de Alcanena ou os Agrupamentos de Escolas de Alcanena ou Minde.
Fonte: Site CMA

3ª Idade – 19ªs Férias na Nazaré


O período de inscrições para as 19ªs Férias da 3ª Idade na Nazaré decorre de 20 a 28 de Abril.

As inscrições individuais deverão ser efectuadas nas Juntas de Freguesia da área de residência.
Já os casais deverão efectuar a sua inscrição e marcação de quarto nos Serviços Sociais do Município de Alcanena, na Rua Tenente Coronel Salgueiro Maia – Chões.
Os documentos a apresentar no acto da inscrição são os seguintes:- Bilhete de Identidade;- Número de Contribuinte;- Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde;- Declaração Médica.
Esta é uma iniciativa do Sector de Desenvolvimento Social do Município de Alcanena. Veja aqui o cartaz de divulgação da actividade
Fonte: Site CMA

24 abril, 2009

Despoluição do Alviela: de onde vem o dinheiro?


Resolução do problema «parece encaminhada», mas é preciso saber «onde se vão buscar» os 6 milhões de euros.
A Comissão Parlamentar de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território acredita que a resolução do problema de poluição do Alviela «parece encaminhada», mas quer saber «onde se vão buscar» os 6 milhões de euros da comparticipação nacional e local, noticia a Lusa.

O deputado social-democrata Mário Albuquerque, vice-presidente da comissão, disse à agência Lusa que a visita que os deputados fizeram hoje a Alcanena, com contactos com a autarquia, Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Resíduos de Alcanena (AUSTRA) e outras associações locais, serviu para ouvir as sensibilidades locais e conhecer «in loco» a situação da despoluição do Alviela, um problema «que se arrasta há anos».

«As coisas estão encaminhadas»
Mário Albuquerque afirmou que as candidaturas apresentadas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e o protocolo que o Ministério do Ambiente tem vindo a negociar com a AUSTRA e a Câmara Municipal de Alcanena parecem indicar «que as coisas estão encaminhadas».
Contudo, disse, a preocupação é saber onde é que se vão buscar os 6 milhões de euros necessários para cobrir a contrapartida nacional e local (30 por cento) que não é financiada pelo QREN, uma vez que «as Câmaras estão depauperadas» e, com a crise económica, os privados e o Estado também «não têm grandes possibilidades».

A Comissão deslocou-se ainda ao Mouchão de Pernes, cujo projecto de recuperação se encontra em fase de abertura de propostas e adjudicação, o que deixou os deputados «satisfeitos».
(...) Ler mais in "IOL Diário"

35º Aniversário do 25 de Abril


Para assinalar o 34º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal Alcanena preparou um programa de comemorações que terá lugar no próximo dia 25 de Abril de 2009, na Praça 8 de Maio e no Cine-Teatro São Pedro.

O início das comemorações está marcado para as 10:00h, nos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio), com o Içar Solene da Bandeira, Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Alcanena, Solta de Pombos e distribuição de cravos.
Também a partir das 10:00h, na Praça 8 de Maio, decorrerão as actividades da Manhã Infantil e Desportiva, iniciativa dedicada aos mais novos que reúne um vasto leque de actividades, nomeadamente corrida infantil, jogos tradicionais, corrida de sacos e ateliês, entre outras.

A Sessão Solene Pública Comemorativa do 25 de Abril terá início às 11:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal Alcanena, Luís Azevedo, do Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena, António Branco, assim como de representantes dos vários grupos políticos com assento na Assembleia Municipal.

Ao serão, pelas 21:30h, o Cine-Teatro São Pedro apresenta o espectáculo Ary, o Poeta das Canções, um espectáculo de homenagem e invocação a José Carlos Ary dos Santos, 25 anos depois da sua morte. QuimZé Lourenço e uma nova e consagrada geração de músicos portugueses interpretam canções históricas como Desfolhada Portuguesa, Canção de Madrugar, Cavalo à Solta, Tourada, Estrela da Tarde, Lisboa Menina e Moça, o Homem das Castanhas, Os Putos, e tantas outras, de forma sofisticada e inovadora. Este espectáculo destina-se a maiores de 6 anos, sendo de entrada livre (mediante reserva de bilhete).
In site CM ALCANENA

23 abril, 2009

Experimente as sensações do parapente




As obras para construção da base de lançamento de parapente na Costa de Minde já se iniciaram (pelos menos já foi descarregada alguma terra vegetal), e se as condições atmosféricas o permitirem, no evento RAID BTT MINDE 2009 qualquer pessoa pode experimentar as sensações de um vôo acompanhado de um piloto e em segurança.

Os interessados no baptismo de parapente terão o acompanhamento de pilotos devidamente certificados, com muita experiência. Poderá fazer a sua pré-inscrição através do email bttminde@gmail.com . No assunto deverá colocar "baptismo parapente" e no corpo de texto o seu nome e contacto.

Caso o tempo permita, serão voos até 20 minutos, e se reunirmos mais de 4 pessoas, terá um custo de 30€ por pessoa.



22 abril, 2009

Para quê línguas estrangeiras?




Um alemão, procurando orientação sobre o caminho, pára o seu carro ao lado de outro com dois alentejanos dentro.
O alemão pergunta:
- 'Entschuldigung, können sie Deutsch sprechen?'
Os dois alentejanos ficaram mudos.
Tentou de novo:
- 'Excusez-moi, parlez vous français?'
Os dois continuaram a olhar para ele impávidos e serenos.
- 'Prego signori, parlate italiano?'
Nada por parte dos alentejanos.
- 'Hablan ustedes español?'
Nenhuma resposta.
- 'Please, do you speak English?'
Mais uma vez sem resposta.
- 'Os covanos jordam a piação do Ninhou?
- Pa diante, o covano pelo que miranto enricou o andarilho pela d’el rei.
(Bastante, o senhor pelo que vejo enganou-se na estrada)

MORAL DA HISTÓRIA:
Por que jordar piação na do badelo de outro Pregais se jordamos uma tão cópia, vamos dar à piadeira e gambiar a do pinto Lopes para que não escadeire e jorde a 3ª na Terruja de Camões.
(Para quê Línguas Estrangeiras se temos esta tão bonita, vamos falar animadamente e escrever para não morra e possa ser a 3ª língua de Portugal).
Carlos Amoroso


20 abril, 2009

Parque Eólico “Chão Falcão 3”




Estão em grande ritmo as obras de construção do Parque Eólico Chão Falcão 3 na área do Vale Alto. Foram abertas diversas estradas de circulação e 4 novas torres já foram implantadas, estando em construção de mais duas sapatas.
Uma visita ao local neste fim-de-semana deu para ver alguns enornes camiões com o material das novas torres, e ficarmos impressionados com a dimensão das pás das élices. Mais de 40 metros de comprimento e uma largura que dá para andar dentro das mesmas. Impressionante.



Impressionantes também são as dimensões das sapatas que alojam cada uma das torres. São largas toneladas de ferro e muitos metros cúbicos de betão.



Pena é que, apesar de todo este empreendimento se localizar na freguesia de Minde, o mesmo, segundo os acordos divulgados, não traga quaisquer vantagens ou contrapartidas para a nossa freguesia, a não ser uns meros equipamentos, doados a título de esmola, e cujo valor não ultrapassará os 25 000 euros. Há algo aqui errado !!!

Rua Maestro José da Silva Júnior – Minde




Os moradores da rua Maestro José da Silva Júnior, em Minde, aguardam há mais de sete anos que a Câmara de Alcanena faça a pavimentação de um troço com cerca de 150 metros. A via, que serve cerca de 50 moradores, apresenta bastantes buracos pelo que se torna bastante difícil a circulação automóvel e dos peões.
Não custava nada à Câmara mandar alcatroar a rua.
Publicado no "O MIRANTE"


Rua do Cruzeiro
Em contrapartida as obras de pavimentação e infraestruras da Rua do Cruzeiro, que estiveram muito tempo paradas, levaram um novo impulso e a rua já se encontra alcatroada e com lancis de passeio colocadas.
São sempre de aplaudir estes trabalhos, pena (em m/ opinião) é que no início da rua, onde foi refeito um novo muro, não tenha sido deixado passeio. Penso até que o proprietário do terreno não se importaria de ceder mais meio metro de terreno para tal.




16 abril, 2009

Sociedade Musical Mindense




A Do André Do Ninhou
Pelos teodorinhos moinhos da fonte nessas classes, jordamos (pelo José balela de xarais que não são regatinhos e gambiados) que a do André do Ninhou jorda nesta planeta mais que uma Camila de planetas anchos.

No planeta 25 do quadrazal da classe do Touquim no planeta ancho de 1915, jorda pois o planeta em que foi “ Jordoada “ como Classe da do André do Ninhou.

A Classe da do André do Ninhou jordou à cena quando mirantou a borboleta com 26 xarais que emanavam na do André, para poderem engenhar, um copio xaral do Ninhou que foi jordoado como Justino Guedes jordou o neto. Para que os xarais jordassem António forno e a do André não cerrasse os mirantes, no planeta ancho seguinte a ter mirantado a borboleta jordou-se uma catrefa de xarais para engenho, jordada pelos xarais mais anchos da nossa terruja, como os rijos, o estevães do Ninhou, o Zé balula, o Zé Borges e outros xarais.

Desde que mirantou a borboleta que a do André jordou em anchos anteros, nos canteiros do casal médio, e no jardim de Camões jordado às chavecas em 1º no Antero das do André que não jordam amarinos do canteiro do casal médio (jordado no planeta ancho de 1950), 1º das do André de 1ª classe do canteiro do casal médio ( planeta ancho de 1969). Gertrudes conchego planeta ancho de 1969jordou à torre de Monsanto, jordou ao Antero do jardim de Camões da FNAT onde jordou para José grego, jordando em 5º.

Gertrudes conchego, para ambrosiar na chaveca de um podê de covanos , foi jordando no planeta ancho de 1987 ao pregal da Joana, onde jordou anchos anteros na terruja de Lavelanet com engenho de covanos que mirantaram a borboleta no jardim de Camões, mas engenham e jordam parreiram nesse pregal e nessa terruja e dos covanos anchos que emanam na classe dos Mestres do Jardim de Camões ( andrés, dos covanos da borra e dos de Monsanto, dos que garganteiam e outros covanos).
Jorda uma de Manuel Fernandes e cópia do canteiro da cabaça sem miolo, jordada pela torre do videira , no planetas em que jordou 75 planetas acnchos que mirantou a borboleta.

A Classe da do André do Ninhou jorda moinhos da fonte António forno dos xarais desde o planeta 9 do Margaceiro do planeta ancho de 1977. Jordou ao baracho desses moinhos da fonte no planeta 22 do quadrazal dos penostras do planeta ancho de 1977 na sua classe. Jorda gambiado no Planetário da Mamalhuda, nº 57 – III Série do 9º planeta do Margaceiro do planeta ancho de 1977.
Jorda parreiral sem jordar o neto. É a classe de todos os xarais.
Jordou à cena 5 anteros na caduca EXPO 98, jordando pelas mais cópias d’el rei onde emanaram. No planeta em que a EXPO 98 escadeirou jordou à da cova do azinhal, sendo jordada, uma das cinco mais cópias das do André que não jordam amarinos, de jordarem pelas d’el rei na EXPO 98.
No planeta 9 do Margaceiro do planeta ancho de 2002 os covanos anchos da do André jordaram António forno ao seu André de à 25 planetas anchos, João Marcelino dos Santos, que jordou com os mirantes de 4 camilas de covanos, onde jordaram José balelo para o abêcê ferro velho André, João Carlos Chavinha Roque Gameiro), que mirantou a borboleta pela catálaga Ti Amélia, tendo mirantado os soletras das do André na do André do Ninhou.

É abêcê das do André do jardim de Camões que jorda o Francisco Vaz ( Francisco Vaz Mário Marques dos Anjos ) a jordar ancho na do André - Penostra da classe – há 41 planetas anchos, sempre a engenhar.

Nestes planetas jorda com 53 xarais a engenhar todos mirantaram a borboleta pela catálaga Ti Amélia e jordam parreiral no Ninhou, 18 planetas anchos é o que jorda entre os mais ferro velho e os mais terraiozinhos, jordando uma classe de que o ninhou é António forno.

Parreiral:
D’el rei de Santana
2395-163 NINHOU
Casal Médio
Jardim de Camões
Xambel de estribo: 917 550 599 / 962 954 383
Para gambiar a do pinto Lopes pela tece-tece do bruxo:
smmindense@gmail.com
Parreiral na tece-tece do bruxo: http://www.smmindense.minde.eu/



Se quiser ver a tradução terá de visitar o site da Soc. Musical Mindense.
smmindense.minde.eu
A tradução foi feita pelo carranchano Carlos Amoroso e teve direito a dedicatória:


Lince ao André, à do André e a todos os xarais que lá emanam por nos jordar copios anteros e o André nunca ser galdino de quando os anteros vão escadeirar, gargantear as menízias da nossa terruja, de que sou António forno e nunca fico zairo de jordar às caçoas. Jordava lince que esta zegrega fosse jordada na classe com os espetas para ser mirantada pelos xarais que engenham na do André, onde jordo anchos carranchanos.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso

Aeroporto da Giesteira




15 abril, 2009

25 Abril - Homenagem a Salgueiro Maia


Uma evocação ao Capitão de Abril, Salgueiro Maia, junto ao Monumento no Jardim dos Cravos, deu início, no dia 3, às comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril, em Santarém.

Numa organização da autarquia local e da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, a cerimónia de homenagem a Fernando Salgueiro Maia, na passagem dos 17 anos da sua morte, contou com a presença do 2º comandante da Escola Prática de Cavalaria, Neves de Abreu, dos vereadores Ricardo Gonçalves e António Valente, e de Natércia Maia, a viúva do Capitão de Abril.

A iniciativa, que evocou o operacional do 25 de Abril de 1974 e que contou com a participação de muitos amigos de Salgueiro Maia, políticos e populares, entre muitos outros.
(...) Ler mais no "O RIBATEJO"

Projecto VALE – Audições de Músicos


Uma produção da Artemrede, com Madalena Vitorino e Carlos Bica



Dia 16 de Abril, a partir das 11:00h, no Cine-Teatro São Pedro
A coreógrafa Madalena Vitorino e o músico Carlos Bica estão à procura de músicos da região de Lisboa a Vale do Tejo (Municípios de Alcanena, Santarém, Montijo e Sobral de Monte Agraço) para integrarem o projecto VALE, um espectáculo de Teatro / Dança e Música, que irá estrear em Novembro de 2009, seguindo, depois, para digressão em vários teatros da Artemrede e, possivelmente, outros. Como tal, obrigará a alguma disponibilidade dos músicos que vierem a integrar o projecto, assim como obrigará a alguma intensidade de trabalho / ensaios no mês anterior à estreia.

As audições, para músicos interessados em participar neste projecto, decorrerão no dia 16 de Abril, a partir das 11:00h, no Cine-Teatro São Pedro. Preferencialmente, procuram-se músicos dos naipes de sopros, percussão e cordas, mas não serão excluídos outros instrumentos.
Para marcações e informações adicionais, deve ser contactado o Cine-Teatro São Pedro através do telefone 249 889 115 ou do e-mail programacao@cine-teatro.alcanena.pt

Ilha, vende-se




A vida está difícil e nada melhor que vender alguns bens para irmos sobrevivendo. É o meu caso que decidi vender umas das m/ ilhas em Angra do Reis, no Brasil.
Tem 114 000 m2, excelente vivenda, heliporto, ancoradouro, ténis e acondicionamentos para empregados. Vendo tudo, incluindo a garrafeira, por 12 milhões de euros.

Se algum carranchano do Ninhou estiver interessado, CLIQUE AQUI para ver uma apresentação em Power Point, e conhecer mais alguns pormenores.



11 abril, 2009

RBM 2009 - Raid BTT Minde 2009




Apoiado no sucesso alcançado em 2008, com mais de 500 participantes, o RAID BTT MINDE 2009 promete regressar em força nos dias 6 e 7 de Junho.
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) será novamente o pano de fundo, com concentração na Vila de Minde.
No Domingo, além do Raid de BTT, decorrerá em paralelo um Mini BTT Infantil, um Passeio Pedestre e uma demonstração de Parapente.

O BTT é Rei e os percursos de 25km e 50km, ambos cronometrados, não deixarão ninguém indiferente. O início no Polje de Minde e o final no centro histórico da Vila, em jeito de downhill urbano, serão mantidos. Pelo meio, as características morfológicas únicas do PNSAC colocarão à prova a capacidade física e técnica dos betetistas. “Espectacular” e “duro” foram os comentários mais sonantes em 2008.

O Mini BTT Infantil e o Percurso Pedestre desenrolar-se-ão no Polje de Minde, acompanhado por guias especializados. Serão desvendados os segredos desta importante depressão cársica plana, associada a um sistema hidrológico subterrâneo, com nascentes e grutas.
O Parapente é a novidade deste ano e caso o tempo permita, o céu estará mais colorido. Minde goza de condições únicas para a prática da modalidade, com locais de descolagem e aterragem amplas, de fácil acesso. Haverá lugar a baptismos de voo (tandem) com acompanhamento de pilotos qualificados.

No Sábado, a Festa Natura servirá de recepção aos participantes, com início da entrega dos kits de participante aos betetistas. Será a abertura oficial das hostilidades com diversas actividades lúdico-pedagógicas, num ambiente de convívio e muita boa disposição.
As inscrições encerram a 24 de Maio e estão limitadas.
O programa do evento e mais informações estão disponíveis em
www.btt.minde.eu.
Minde, 9 de Abril de 2009
A ORGANIZAÇÃO


AGENDA
Data:
6 e 7 de Junho
Prova: RAID BTT MINDE 2009
Organização: Natura Minde – Casa do Povo de Minde
Local: Minde, Alcanena
Como chegar: A1 (saída Torres Novas ou Fátima); A23 (saída Alcanena)
Inscrições (encerram a 24 de Maio):
Raid BTT 25/50: 15€ (inclui almoço, frontal, tshirt, seguro, reforços,
banhos quentes, lavagem bikes, assistência técnica, prémios);
Mini BTT Infantil: Gratuito (inclui almoço, frontal, tshirt, seguro, reforços,
banhos quentes, lavagem bikes, assistência técnica, prémios);
Passeio Pedestre: Gratuito (não inclui almoço – 8€);
Parapente: Gratuito (inclui lanche matinal, não inclui almoço – 8€);
Contacto:
www.btt.minde.eu/ ou bttminde@gmail.com



(click na imagem para ampliar)

VER PRESS RELEASE RBM 2009 http://minde.eu/btt/anexos/PressRelease_01_RBM2009.pdf


Iniciou-se este fim-de-semana a campanha de publicidade do RBM2009, e este é o texto do PRESS RELEASE e o flyer que a organização do evento está a distribuir e a enviar para a comunicação social, sites, blogs, e tudo o que conhecemos.
Aqui, é uma área em que todos nós podemos colaborar. Basta copiar o flyer, indicar o link do site, BTT.MINDE.EU, ou enviar o PDF que está disponível acima. Por todos é mais fácil, conseguimos levar o nome de Minde mais longe, e os amigos até gostam de receber estas notícias juntamente com os milhares de e-mails de anedotas que diariamente circulam na net.

Ninguém tenha dúvidas que este próximo BTT MINDE 2009 vai ser o maior evento que se irá realizar em Minde nos últimos anos. Se o ano passado foi o êxito que foi, este ano foi elevada a fasquia e são esperados cerca de mil pessoas em Minde. Só para o almoço estimam-se 800 pessoas. Queremos 500 participantes no BTT, 100 no Mini BTT, 200 no Passeio Pedestre e 10 / 20 no Parapente.
Para além disso ainda existe a Festa Natura na Praça 14 de Agosto, com jogos tradicionais, porco assado, tendas temáticas, feira btt, insufláveis, actividades didáticas para crianças, etc. A coisa vai ser a sério, com parcerias de outras colectividades e instituições ambientais. Ainda não é visível mas tem-se estado a fazer um esforço e trabalho notável nesta área, a que não é alheio um grande carranchano do Ninhou com sotaque sueco e quase sr. engenheiro.

Já existem mais de centena e meia de inscrições, nas quais se incluem os campeões do ano passado e... o CAMPEÃO NACIONAL. Significa isto, que até técnicamente esta prova está já a ser olhada (e participada) pelos grandes. Isto é importante.

Para já, o trabalho preliminar está realizado, a equipa é boa, mas o calendário não pára, começa a chegar a hora da verdade e vão ser precisas muitas ajudas. Claro que a organização conta com todos os Mindericos. Caso contrário, vale mais a pena desistir. Todos juntos ainda seremos poucos!!

Queremos que o Mini BTT Infantil comece a ser um sucesso nacional, por isso pedimo-lhe que inscreva os seus filhos (é gratuito e oferecemos o almoço e seguro), os seus sobrinhos, netos, e..., principalmente que nos ajude a divulgar a iniciativa junto das ESCOLAS, e aqui os PROFESSORES do Ninhou e arredores bem podem dar uma grande ajuda nisto. Se houvesse um professor (ou alguém) que se disponibilizasse para organizar uma campanha junto das escolas, seria ouro sobre azul.

COLABOREM porque o evento é de MINDE, para Minde, para todo o país, e queremos que as crianças estejam em primeiro plano. Desejamos que este venha a ser um evento nacional, com uma componente regional e ambientalista que tem como cenário o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros o o Polje de Minde.
Entra na onda e DEIXA A TUA MARCA !!!

Zegrega para os Xarales do Ninhou


Com quase uma semana de atraso aqui vai uma zegrega para os Xarales do Ninhou dos carranchanos Vera e Carlos. A culpa é minha, mas o conteúdo é actual.

Planeta 8 do quadrazal da do Folar do planeta ancho de 2009
Fusca cópia para os carranchanos, estou lince por mirantar que as classes do touquim na piação do Ninhou de planeta para planeta vão jordando catrefas de xarais que já jordam abêcê de piação à modeia.
Também há abêcê de xarais que penetram copiamente a piação. Paracópios para os filhos do fernando que têm jordado às classes. Cá o covano no planeta de hoje esteve a mirantar a piação de Mirandês e não ficou antónio forno, ambroseio que a do Ninhou é anchamente mais cópia. Temos de engenhar para que a piação do Ninhou também seja a do badalo da terruja de Camões, que jordaria a 3ª. Para isso temos de jordar gambias ao engenho com a Drª Vera e com os covanos e covanas do País dos Marcos que com ela engenham. Ambroseio que não tenham deixado cair no gualdino de gambiar a do pinto lopes cá ao covano e à Drª Vera, pela tece-tece do bruxo, conforme piamos na 1ª classe do touquim.
Jordamos todos os planetas ao bruxo para mirantar as vossas zedgregas e até este planeta só um ou dois xarais gambiaram a do pinto Lopes. Gambiem a do pinto Lopes, mesmo teodorinho.

Um cruzeiro para os xarais e que o Treme Terras vos jorde cópia maqueda.
Dos carranchanos, Carlos Amoroso e Vera Ferreira

Dia 08 de Abril de 2009
Boa noite para os amigos, estou agradecido por ver que as aulas de Minderico de dia para dia cada vez tem mais gente que já falam um pouco em Minderico.
Também há uns quantos Mindericos que percebem bem. Parabéns para os amigos que têm vindo às aulas. Eu hoje estive a estudar o Mirandês e não gostei, penso que o Minderico é muito mais bonito. Temos de trabalhar para que o linguajar de Minde seja língua oficial de Portugal, que seria a 3ª. Para isso temos de trabalhar com a Drª Vera e com as pessoas Alemãs que com ela trabalham. Penso que não se tenham esquecido de mandar os emails para mim e para a Drª Vera, conforme falamos na primeira aula.
Abrimos todo os dias o computador para ver as vossas cartas e até hoje só um ou dois Mindricos é que escreceu. Escrevam, mesmo pouquinho.

Um abraço para os Mindericos e que Deus vos dê boa saúde.
Dos amigos, Carlos Amoroso e Drª Vera Ferreira



"Uma A do Folar cópia para todos os Charales do Ninhou"

Mais actual e fresquinha ainda é esta zegrega do ancho carranchano Carlos a dar-me na chaveca por eu piar Páscoa. Pia-se "A do Folar". Eu já piei a do folar mas a minha chaveca jordava dideza nesse planeta.
UMA CÓPIA A DO FOLAR PARA TODOS OS XARAIS


Alé carranchano Pedro,
lince pela alexandrina e pela brochura do arraial da do andré da trompete que me jordas-te, estão cópias. Miranto que tens classe de d. carlos de jordar às da classe do touquim da piação dos xarales do Ninhou, piaste Páscoa e na piação à modeia pia-se A do folar. Miranto que és antónio forno por emanar, um engenho cerra os mirantes e já outro miranta a borboleta. É de xarais destes que há ardença no Ninhou. Não sejas gualdino que já não jordas uma de são mamede de planetas anchos, neste gertrudes conchego há ardença em adobrar mais planetas e mais das do bandarra.

Um ancho cruzeiro e uma tanganhada, Jorda um José Gredo de sesta da do folar cópio, mas touguia com as da Páscoa, miranta que os clarimundos engenham ancho neto.
Carlos Amoroso

PS: E para que vejam que eu sabia, confirmem como desejei as boas festas o ano passado. Precisamente com a imagem acima e o mesmo texto por baixo. Toma lá esta ò carranchano!!!
"Uma A do Folar cópia para todos os Charales do Ninhou" e para ti também que já és do Ninhou há muitos anos.

10 abril, 2009

MEDIA MINDE - é o quê?


Penso que este novo projecto de reestruturação da Casa do Povo de Minde, para além de reorganizar alguns eventos de Minde, veio gerar uma nova motivação de fazer coisas e inventar o futuro. Estou até convicto que a CPM virá a ser uma verdadeira CASA DO POVO onde todos quererão meter o "bedelho", e esse é que é o objectivo. Que seja o PARREIRAL DOS CHARAIS DO NINHOU !
Uma colectividade onde não se paga cotas, não há cartão de sócio. e só é preciso a tal vontade e espírito de colaborar, conviver e fazer coisas.



Dos quatro núcleos que integram o projecto, o Grupo de Teatro Boca de Cena já não precisa de apresentação, e prepara-se para em breve tornar a entrar em cena com uma divertida peça de teatro. O núcleo JazzMinde já leva cinco edições no cartório e promete "partir a louça" para o ano que vem, enquanto que o núcleo Natura Minde prepara o RBM2009 em grande estilo, com os laboriosos Peter C. e Carlos no leme. Preparem-se que este ano vai ser em grande e a Filipa já diz que a Praça 14 de Agosto é pequena demais para a Festa Natura. É já a 6 e 7 de Junho.

Falta o núcleo Media Minde, que é o mais jovem, ainda embrião, e que, apesar de pouco estruturado, aproveitou a boleia dos núcleos na CPM, mas cujo projecto tem horizontes bastante amplos e até diversificados. É um projecto com ambições, mas não se deseja que funcione a contra-relógio e com data marcada.

Tem duas vertentes esta idéia / projecto:
1 - Divulgar tudo o que melhor tem Minde, as suas gentes, usos e costumes, de uma maneira concertada, com uma imagem digna que prestigie o Povo de Minde, com uma aposta nas novas tecnologias, promovendo a informação e discussão dos assuntos comunitários.
2 - Estimular jovens com iniciativas multimédias e informáticas, e quiçá, despertar interesses e aptidões para uma área profissional de grande futuro que poderá ter um pequeno pólo em Minde.

Na área da internet o Media Minde tem por base uma herança de algum modesto trabalho que tenho vindo a desenvolver no MINDE.EU, cujo domínio, sub-domínios e conteúdos, passarão a pertencer, por doação, ao espólio da CPM.
O MINDE.EU é já um projecto muito concreto e com contornos definidos, que passam pela elaboração de sites individuais e com endereços distintos, mas que possam ter um denominador comum e um ponto de encontro e interligação de um MINDE total e forte.
Ideias existem muitas, como digitalizar o imenso e riquíssimo espólio de peças de teatro do Cine-teatro, elaborar sites de colectividades e eventos, património natural e cultural, etc. etc.. Imensas. Agumas já têm um esboço publicado on-line, outras a caminho, mas..., logo voltarei a falar disto.

Outra área será começar algo como a TV MINDE.
Muitos gozam, mas é bem possível que até seja mais próximo que o previsto. Basta ver o trabalho do Rui Venâncio no JazzMinde para vermos que há ali muito material a explorar.
A imagem gráfica e a fotografia são áreas que integram os planos deste ainda pequeno núcleo, e queremos dar uma mãozinha nas facilidades de acesso à Internet e, quem sabe, na área da formação profissional.
O tempo, o trabalho, e o interesse das pessoas ditará o futuro deste Media Minde, que apesar de integrado na CPM pretende ser um núcleo ao serviço de todo o NINHOU.



Para já, o rosto deste embrionário núcleo Media Minde, tem dois vogais na CPM, o Pedro Micaelo e o João Carreira, contando com o apoio do Henrique Lobo, Rui Venâncio, Peter Bouda, Joana Patita, Simão Achega, Vera Ferreira, (e mais alguns), havendo ainda promessas do Canadá de um Charal e um professor universitário.

É certo e sabido que toda esta conversa não passa do papel à acção sem a respectiva e necessária "mão-de-obra" e aqui têm que entrar os carolas que gostam de fazer coisas pelo prazer de fazer, e de nos divertirmos todos uns com os outros ao fazê-las. É esse o espírito que reina em todos os núcleos da CPM e é esse o lema que também queremos imprimir aqui.
Precisamos de muitos colaboradores. Muitos.
Certinhos e malta fixe com vontade empreendedora e orgulho naquilo que fazem, são os requisitos necessários. A idade não interessa e tempo disponível é aquele que puderem dar. Não se exigem muitas reuniões, e o trabalho é feito em casa. Como vêm, é fácil.
É urgente pessoal que esteja à vontade na edição de vídeo, mas há muitos outros trabalhos mais simples, como digitalização, fotografia e grafismo, compiladores de conteúdos, entrevistadores (porque não?), programadores, editores web, etc. etc. Enfim, gente com jeito, e lá no fundo todos temos jeito para alguma coisa. Por vezes falta-nos é descobrir para quê.

Se queres integrar este aliciante e motivador projecto, não fiques à espera que ele passe à tua porta. Mostra-nos as tuas ideias, sugestões e entra no comboio de Minde no séc. XXI. É isso que quer ser o Media Minde !!!

Paulo de Carvalho em Alcanena


O Auditório do Cine-Tratro S. Pedro em Alcanena recebe “Tour do Amor” a 11 de Abril, pelas 21h30m. Um espectáculo que marca o regresso aos palcos de uma das mais bonitas e marcantes vozes de sempre do panorama musical português.

Dez anos é muito tempo para que Paulo de Carvalho, um dos mais reconhecidos cantores, compositores, músicos e autores portugueses, esteja fora do circuito comercial com um álbum de originais. Claro que o artista não esteve inactivo durante todos estes anos, até porque Paulo de Carvalho não sabe estar parado. A música é a sua paixão e com ela está sempre envolvido, quer seja actuando, escrevendo para outros artistas, participando em inúmeras acções de solidariedade ou editando diversos CD’s, como a Antologia dos seus 40 anos ou o CD Vida, de 2006.

Do Amor, o seu novo trabalho discográfico, editado em Maio último, é um álbum belíssimo, que deve deixar de ouvir. Nele encontramos cores e sabores de terras longínquas, cada canção é uma aguarela que nos transmite sentimentos e imagens, umas vezes distantes e difusas, outras tão próximas e reais, como se de um filme se tratasse.

Rodeado por alguns dos seus amigos de sempre, como Ivan Lins, Mariza ou Tito Paris, Paulo de Carvalho consegue, neste seu novo trabalho, um grande equilíbrio e extremo bom gosto.
O espectáculo terá uma duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo), destinando-se a maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de 10€ (preço único).

“Catástrofe ambiental” do rio Alviela


Descarga poluente traz espuma de volta ao Alviela
As águas do rio Alviela voltaram a ficar manchadas de espuma e de negro no passado fim-de-semana. Uma descarga poluente trouxe de novo a espuma ao rio, sobretudo na zona do Mouchão de Pernes, e voltaram a ver-se peixes a boiar nas águas, sobretudo em Vaqueiros. Uma situação que já é nova e que o deputado do PSD eleito por Santarém, Mário Albuquerque, considera "calamitosa".(...)

(...) Ler mais no "O RIBATEJO"

O deputado do PSD Mário Albuquerque questionou a acção do Ministério do Ambiente tendo em conta a situação, que considerou de “catástrofe ambiental” do rio Alviela.
(...) Ler mais no "ALCANENA-ONLINE"

Roubaram 200 metros de fio de cobre em Minde


Desconhecidos levaram na madrugada de terça-feira, 6 de Abril, cerca de 200 metros de fio de cobre da Alameda do Carro Velho, em Minde, no concelho de Alcanena. Os moradores ficaram privados de electricidade durante toda a manhã, sendo a mesma restabelecida por volta do meio dia e meia. A produção de uma fábrica de malhas, localizada nesta rua, não foi afectada devido à mesma possuir um gerador de electricidade. A GNR de Alcanena tomou conta da ocorrência, desconhecendo-se, para já, o valor dos prejuízos.
Publicado no "O MIRANTE"

COMENTÁRIO:
Safados, estes larápios. Até o pouco cobre que temos nos levam.
Qualquer dias vão as pedras da calçada.


09 abril, 2009

Minderico - Uma Língua Ameaçada em Portugal



Artigo publicado na edição de Março 09 no Jornal de Minde

Documentação do Minderico – Uma língua ameçada em Portugal é o nome oficial do projecto de três anos financiado pela Fundação Volkswagen e que trouxe no passado dia 7 de Março de 2009 uma equipa da Alemanha até Minde.
Como a maioria dos mindericos já sabe, essa equipa é constituída por mim (Vera Ferreira), Peter Bouda (também em Minde) e PD Dr. Annette Endruschat da Universidade de Regensburg, na Alemanha.

Antes de tecer algumas considerações acerca do trabalho até agora desenvolvido e da aceitação e empenho da comunidade minderica, gostaria de aproveitar esta oportunidade para mais uma vez realçar os objectivos centrais deste projecto que está inserido no Programa de Documentação de Línguas Ameaçadas (DOBES) da Fundação Volkswagen.

No caso particular do minderico, os objectivos principais são por um lado a sua documentação, o que implica a gravação áudio e vídeo da piação enquanto esta é usada pelos seus falantes nas diversas actividades do dia-a-dia.
Essas gravações, que já iniciámos, serão depois transcritas e anotadas e darão origem a um dicionáro multimédia (em três línguas: minderico – português – inglês) e estarão na base de vários materiais didácticos e artigos científicos sobre a piação do Ninhou. Por outro lado e, tendo em conta a situação actual do minderico, talvez ainda mais importante que a documentação mas claramente aliada a esta será todo o processo de revitalização, para o qual já estamos a dar os primeiros passos, juntamente com a comunidade minderica.

Este processo implica por exemplo a criação de “aulas” de minderico, ou melhor de incentivo à comunicação na piação, no CAORG, que eu própria, juntamente com o senhor Carlos Amoroso, estou a dar; a reestruturação da sinalética da vila em duas línguas (minderico e português) – ideia bastante apoiada pela Junta de Freguesia, que, juntamente com a Câmara Muncipal de Alcanena, nos nos tem disponibilizado todo o apoio; e a criação de ementas e tabelas de preços também bilingues para os estabelecimentos públicos que pretendam aderir à iniciativa, como já foi o caso do “Estaminé”, “Ti Sofia”, “Bar Tony Anjos” e “Mindelicias”. Isto para citar apenas alguns exemplos.
Talvez com estas pequenas iniciativas se consiga, a longo prazo, atingir um objectivo ainda mais elevado que é o reconhecimento oficial da piação como uma língua minoritária.

Tendo em conta o trabalho que tenho vindo a desenvolver com o minderico desde 2001, quando vim desta vez para Minde tinha plena consciência de que um empreendimento desta natureza, com uma quantidade diminuta de falantes ainda fluentes e uma falta de reconhecimento e auto-valorização de uma riqueza tão única que deve ser preservada, iria ser uma tarefa ardúa.
Porém, a ajuda e empenho de todos os “charales e covanos” tem facilitado em muito este trabalho.



Depois de efectuadas as primeiras gravações com alguns falantes de minderico como por exemplo com o senhor João Gameiro (conhecido por Joãozinho), Cândido Simões, José Manuel Almeida (para as quais muito contribuiu o empenho dos proprietários do estabelecimento “Ti Sofia” e a ajuda do senhor João Gameiro) e com os senhores João Vieira da Costa, António Afonso, Bento Martinho, João Maria Penúria e Saúl Patita, e de ver o brilho nos olhos de todos quando “piavam à modeia”, pensei para mim que este brilho e alegria têm de ser recompensados e fiquei com a certeza de que o renascimento do minderico, com a ajuda de TODOS, se conseguirá sem qualquer dúvida.
Além disso, o empenho da Comissão de Festas na noite de fados para que o minderico estivesse presente, a ajuda do senhor padre Albino, as aulas de minderico cuja adesão extropolou todas as minhas expectativas, o apoio incondicional do CAORG e do Jornal de Minde corroboram e realçam esse facto.
Ao nível da realidade virtual, temos contado com todo o apoio da nova Casa do Povo de Minde, mais concretamente do grupo Media Minde que faz parte desta instituição; e, num domínio mais individual, os apoios de Pedro Micaelo e de Vítor Silva têm sido imprescindíveis para a divulgação online do projecto.

Quando explico o projecto costumo dizer que este trabalho não é apenas uma carolice minha ou o interesse de alguma instituição estrangeira, mas sim um projecto de todos os mindericos e de Minde para Minde e os seus filhos.
Obrigada por nos receberem tão bem!
Vera Ferreira no Jornal de Minde - Março 09

NOTA:
Todo o texto acima foi publicado no Jornal de Minde com uma excelente tradução na Piação dos Charales. Se conseguir um PDF logo o disponibilizarei aqui. Merece a pena ler.

08 abril, 2009

Um Festival do Caraças...


Um Festival do caraças foi o nome que alguém já aplicou aí nos comentários. E eu, apesar de muito suspeito, estou de acordo. Foi um bom Festival.
É claro que não estávamos em New York no bar do BB King, mas o ambiente chegou a recordar momentos de comparação a alguém, e a Sexta-Feira foi uma noite bastante frenética. Direi, electrizante. Ambas as bandas eram do melhor, e seria impossível que a malta não gostasse.



Foram 4 dias, 8 bandas e vários estilos. Uns terão apreciado mais um género musical que outro, mas um festival é assim mesmo: um desfile de sons e acordes.
Certos é que o festival primou pela qualidade. No 5º JAZZminde passaram músicos de muito boa craveira. Uns com carreira feita, e outros grandes promessas. Foi um Festival do Caraças!!!

Para começar fizemos-nos representar condignamente na sede do concelho com uma das melhores big bands nacionais (jazz contemporâneo, talvez um pouco erudito, mas do melhor que temos).
Apostamos numa grande noite de blues com um dos melhores executantes nacionais e na "aventura" de mandar vir uma banda de Barcelona. Valeu a pena e o bar da banda esgotou os stocks. A noite durou até às 6h.
Demos tréguas com um sábado mais soft, e de puro jazz com músicos consagrados, e... a noite acabou às 7h.
Finalizamos com uma sensacional big band em cima do palco a arancar ovações e quatro obras de arte na sala a merecer elogios.
Tudo isto rodeado de um clima místico de música fundida com a pintura, com um excelente público, a piar à moleia aqui e acolá, e que sabe apreciar música, não são motivos suficientes para dizer que foi um festival do caraças? Ai, foi, FOI!!!



Há por aí festivais melhores e com cartazes mais ricos, mas que o nosso começa a criar caracteristicas muito peculiares e a marcar pontos, é uma verdade. Os músicos que por cá passam adoram este ambiente único que já começa a ser marca da casa. Temos um excelente público muito entendido e divertido, e têm sido excepcionais aqueles momentos do aprés espectáculos com concertos que surgem aqui e acolá num clima único só possível numa terra de músicos.
Gostamos de receber bem e de dignificar os músicos, e esse tem sido o nosso lema e grande trunfo. Quem por cá passa não esquece Minde, e os deste ano não serão excepção.

E para aqueles que não acreditam que foi um festival do caraças, basta olhar para a classe com que a Xaral's Band se apresentou, e para a pinta da Xaral's Dixie. Prevejo que irão sair daqui bons resultados no futuro e que originará projectos que certamente muito poderão ajudar a consolidar o festival.
Continuo a dizer que foi um festival do caraças, mas... poderemos fazer mais e melhor! Basta queremos. O mais difícil é conseguir um Público com letra grande, e esse Minde já o tem.
Pro caraças aqueles que não gostam. O Festival foi uma FESTA !!



NOTA:
Esta é uma opinião pessoal, mas que reflecte "mais ou menos" o espírito da comissão organizadora do JAZZminde: Para o PÚBLICO uma grande SALVA DE PALMAS.
Na próxima edição do Jornal de Minde serão efectuados os agradecimentos formais.

Email em Minderico sobre o 5º Arraial do Ninhou


O Carlos é bem o exemplo de um amigalhaço que Minde tem. Ajudou-nos a apresentar o 5º Festival em Minderico, e enviou-nos este e-mail.
Para ele um paracópio cruzeiro dos xarais que engenharam o 5º Arraial da do André da Trompete do Ninhou. (e que se arranje um termo para obrigado, que pelo vistos não existe, para se poder aplicar nestas ocasiões).


Gambiando a do Pinto Lopes ao meu carranchano PM
Meu cópio carranchano a piar que eu jordei à baiuca com anchas babosas na atafona?Jordo anchas balelas que só grunhi da regatinha, devido à minha naqueda andar didi. Ambrosei que o xaral devido à ardença em tarrantar e às anchas babosas da do tavares didi já não mirantava copiamente. Mas estou antónio forno pelo engenho do xaral e dos covanos que engenharam contigo, as covanas que jordavam as babosas da do tavares didi às do casal farto que jordavam sempre à bia. Em nenhum gertrudes conchego adobraram por falta de passos paracópios ao Ninhou por mais um arraial da do andré da trompete. Para o próximo planeta ancho jordamos ao Ninhou para mirantar o VI arraial da do andé da trompete.
Do Carranchano , Carlos Amoroso

RESPOSTA DO CARLOS AO POST E AO M/ COMENTÁRIO
Cópio planeta para o meu ancho carranchano mirantei que já jordaste na tece-tece do bruxo o que te gambiei com a do pinto lopes e fiquei antónio forno, ambroseio que o que piaste sobre o arraial da do andré da trompete é muito cópio.
Xaral jordavas que não se podia piar na piação do Ninhou Obrigado, mas vou-te piar como se jorda ( LINCE ), que jorda estar grato. Tens de jordar à classe do Touquim no Ninhou ou mirantar o soletra. Eu jordo na chaveca que não jordas devido ao teu engenho, fora do Ninhou. E quanto a tarrantar e a adobrar os cortiços já estás cópio, jordo ao Treme Terras por ti, para que te jorde cópia maqueda.
No próximo planeta vou jordar ao Ninhou para mais uma classe do touquim e no final da classe uma piação com os carranchanos.
Um ancho cruzeiro e uma tanganhada
Do carranchano, Carlos Amoroso

PS: Sei que penetras a piação mas algo que não penetres pia-me que eu jordo-te na piação de Camões = Sei que percebes mas alguma coisa que não saibas diz-me que eu traduzo em Português.

RESPOSTA:
No próximo planeta não jordo ao Ninhou porque o meu engenho é no Casal Grande. Jordo na Páscoa e daqui a nove planetas na classe do Touquim para piar à modeia. Lince, carranchano Carlos.
"VIVA A" PIAÇÃO DO NINHOU (como se diz viva? Paracópios?)


Mestrado sobre Comunicação no Desporto-Sondagem


De um Charales do Ninhou que jorda cá pelo Casal Grande, recebi o e-mail abaixo.
O Carranchano está a trabalhar num mestrado e precisa realizar uma importante sondagem atravérs dum simples inquérito. Eu já respondi. Responda você também. (não necessita identificação)

Caro Amigo/a
O meu nome é João Carlos Querido Manha, sou jornalista, fui director de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal e Adido de Imprensa das Missões de Portugal aos Jogos de Atenas de 2004 e de Pequim de 2008 e estou actualmente a estudar no Mestrado em Organizações Desportivas (MEMOS XII), organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional e beneficiando de uma bolsa da Solidariedade Olímpica.

Tomo por este meio a liberdade de o/a convidar a responder a um questionário sobre os seus hábitos e necessidades de comunicação, cujas respostas contribuirão para o desenvolvimento da minha tese de curso.
A tese chama-se «Pequenos Desportos nos Grandes Meios de Comunicação – Como Aumentar a Exposição Mediática das Modalidades Desportivas em Portugal» e visa contribuir para encontrar uma solução para um problema de falta de acompanhamento mediático que afecta praticamente todos os desportos, em contraste com o Futebol.
Trata-se de um inquérito muito simples, mas que pode dar resultados significativos que ajudem a impressionar os meios de comunicação para a mudança que se impõe.
Pode aceder ao pequeno questionário online através do link
http://qtrial.qualtrics.com/SE?SID=SV_7OLeMp1W0z2DsLW&SVID=Prod

Não demora mais de 1 minuto a responder!
Agradeço antecipadamente a sua colaboração para a superação de uma barreira que prejudica o desenvolvimento do Desporto no nosso país.
Os meus cumprimentos e votos dos maiores sucessos desportivos e pessoais,
João Querido Manha