27 julho, 2009

REFLEXÃO


O texto abaixo foi colocado nos comentários do post anterior pelo Carranchano do Ninhou, Sr. Moisés Morgado. Concordo e subscrevo totalmente esta REFLEXÃO, admiro a frontalidade na abordagem do assunto e, com a devida vénia, tomei a liberdade de o republicar.



Moisés Morgado disse...
Li há dias na imprensa diária que um politico dito desalinhado com a direita exortava os militantes da sua cor politica a ACORDAR para a realidade do modo de vida que nos cerca.

Esta chamada de atenção fez-me reflectir sobre os órgãos políticos –Câmara Municipal/Junta de Freguesia que nos têm (des)governado na ultima dezena de anos. Estou até a ser benevolente se tomar em linha de conta que o Sr. Azevedo é funcionário Municipal a tempo inteiro há cerca de 24 anos.

Quero pois deixar aqui um ALERTA, fazer uma chamada de atenção com um GRITO bem sonoro para as politicas que têm sido implementadas no nosso Concelho.

Os nossos políticos, porque divorciados, por um lado das correntes politicas nacionais de onde foram afastados, por outro dos próprios munícipes por causa da sua postura do quero, posso e mando, não tiveram o “rasgo” para levar por diante uma politica que potencie a ajuda que os munícipes precisam no presente nem ideias que apontem para um alargar de horizontes que nos façam crer no futuro.

Vemos pois os nossos políticos a perpetuar-se no “aparelho”, querendo fazer-nos acreditar que está tudo bem (talvez para eles) que não é preciso mudar nada, ou muito pouco.

O concelho de Alcanena nos últimos 20 anos, tem sido uma “coisa” sem expressão no Distrito de Santarém, mal administrado em todas as vertentes, Social, Cultural, Económico, Recursos humanos etc. etc. Basta pensar que hoje a Câmara tem uma divida que passou em menos de dois anos de 3 milhões para mais de 7 milhões de euros. Mais grave ainda se nos lembrarmos que este valor foi atingido por despesas correntes, menosprezando o investimento.

Sinto verdadeira mágoa por produzir estas afirmações, mas não me resta outra analise. Aliás quem ouviu as declarações do Sr. Azevedo quando da apresentação das listas dos Ica's reparou que implicitamente reconhece a sua incapacidade; quando afirmou estar cansado ao fim de vinte e quatro anos de Câmara a tempo inteiro e que foi mal tratado pelos Governos e dizemos nós; que não foi capaz de congregar ajudas dos orgãos políticos e económicos do nosso Distrito; enfim argumentos para justificar uma má gestão da Autarquia:

Se olharmos em redor; vemos o desenvolvimento e expansão que têm hoje os concelhos de Torres Novas; Barquinha; Constância; Ourém e outros: Lembrar que ALCANENA foi uma potencia industrial e económica ao nível Distrital e hoje arrastamo-nos atrás de todos aqueles:

Portanto vamos ACORDAR, vamos dar um ABANÃO a esta situação e dizer BASTA !!! Não queremos mais do mesmo. Não queremos que as ideias se perpetuem no aparelho. QUEREMOS GENTE DIFERENTE. QUEREMOS IDEIAS NOVAS. QUEREMOS UM NOVO CONCEITO PARA A CÂMARA E PARA A JUNTA DE FREGUESIA.

Mas … atenção não é com comodismos, com ideias do “deixa andar” que vamos mudar a situação. É preciso ser exigente com os novos autarcas, é preciso que nos esclareçam, é preciso que nos expliquem os objectivos com clareza de forma transparente, para dar credibilidade á politica . Tomem por exemplo o que fez uma candidata no Norte do País que mandou registar o seu programa eleitoral no Cartório Notarial para que no futuro os cidadãos possam exigir responsabilidades e até accionar mecanismos Judiciais pelo incomprimento das promessas.

23.07.2009
Moisés Morgado


11 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Moisés

Já que vai na lista PS para a Assembleia Municipal, comece por decifrar esta lenga-lenga, okay?

Projectos e prioridades...
Resolução do problema ambiental.
Desenvolvimento económico, associado ao planeamento e ordenamento territorial.
Dinamização do concelho em geral, e da freguesia de Minde em particular.
Planeamento e ordenamento do território, inclusive ao nível das unidades industriais existentes.
Plano Director Municipal, dinamizador do crescimento e do desenvolvimento local.
Apoio e reforço da rede social, tornando-a mais eficaz, com mais respostas e melhores condições.
Reordenamento da rede escolar criando condições para garantir uma escola pública de qualidade.
Políticas municipais de apoio à dinamização, integração e participação da população mais jovem e da população mais sénior.
Desenvolvimento do Turismo, valorizando equipamentos e recursos naturais existentes.
Apoio à dinamização da actividade desportiva e cultural, concretizado em parceria com agentes locais, regionais, nacionais e internacionais.
Elevação dos índices de segurança no concelho. Construção do novo quartel da GNR e o reforço do número de efectivos.
Melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade, freguesias e com os concelhos próximos.

Tirado do site: Vamos Construir o Futuro.

wolfinho disse...

Ao anónimo digo:
Pelo menos o Sr Moisés expos a sua opinião e assinou.
Agora armar-se em valente e esconder-se cobardemente no anonimato revela bem o estado da nossa sociedade. Criticar é fácil, oferecer-se para mudar o rumo dos acontecimentos é bem mais difícil.

Anónimo disse...

O Sr Moisés, em vez de estar a mandar palpites, devia candidatar-se á Junta de Freguesia e não estar escondido algures na lista do P.S. á Assembleia Municipal.
Não percebe que o tempo dele já psssou.
Quanto ao Wolfinho, deixe de "tomar as dores dos outros" e em vez de pseudónimo (é tão anonimo como os outros) "expresse a sua opinião e assine.

vmcs disse...

Caro Wolfinho

Por lapso e pressa, não assinei este comentário. Sou eu o anónimo que colocou este comentário dirigido ao Sr. Moisés Morgado.

Sem qualquer intuito de provocação, mas apenas para dar a entender, que não bastam palavras genéricas, embora bonitas.

Há que concretizar projectos, planos, decisões.

Dizer o que dizem tão superficialmente é fácil, e todos os agrupamentos farão o mesmo.

Políticas concretas é o que esperamos.

Por exemplo: o PS subscreve ou não o texto do Novo Rumo sobre o Largo das Eiras?

Há que ser claros, e já basta de alguns iluminados, "proprietários" de 8.000 m2 de terreno, propositadamente comprados para o efeito, a preço de favor, para onde foi feito um projecto megalómano, que como é obvio, foi rejeitado.

Que o Novo Rumo seja sempre frontal e corajoso é o que se espera. Continuam a ter o meu apoio.

(vmcs)

Moises Morgado disse...

Sr. Anonimo,
A minha primeira reação foi de repulsa, ignorar a sua diatribe, porque com COBARDES que se escondem atrás do anonimato é isto que merecem, DESPREZO.
Mas... é crime integrar a lista de uma força politica ?
Afinal o Sr. Anonimo que tanto percebe de politica, basta ver o arrazoado de conversa fiada que enumerou, tambem deve estar ligado a algo de cariz politico. Ou será que já está ou esteve ligado a alguma força politica ? Qual foi a sua contribuição para o desenvolvimento de Minde ?
Sobre os pontos que quer ver esclarecido aconselho primeiro que dê a Cara. Depois faço um desafio para se encontrar comigo em sessão publica de forma a debatermos as suas questões.
Quero ainda lembrar que as suas perguntas podem e devem ser colocadas á força politica com a qual me propuz colaborar para bem de Minde.

vmcs disse...

Esclarecimento:

O comentário que inicialmente não assinei, é o que começa por:

"Sr. Moisés

Já que vai na lista PS para a Assembleia Municipal, comece por decifrar esta lenga-lenga, okay?"


O outro comentário anónimo não me diz respeito.

Quanto ao Sr. Moisés Morgado e se se referia a mim, não faço comentários.

Acho que deve ter alguma temperança no que escreve :-)

Reafirmo: apoio a lista do NOVO RUMO. E não tenho medo de assinar, claro.

(vmcs)

wolfinho disse...

wolfinho = Henrique Lobo

wolfinho é o meu nickname na internet desde os meus primeiros passos em tal ferramenta, já lá vão cerca de 15 anos.

wolfinho disse...

Esqueci-me de dar a minha opinião.

Minde sempre primeiro,

Anónimo disse...

Caro sr. vmcs,
Então não estava de férias políticas? Também estava a achar estranho conseguir aguentar tanto tempo sem se pronunciar quanto mais não seja neste blog. A discussão é sempre saudável, desde que se respeitem as opiniões de todas as partes envolvidas. Felizmente não somos todos iguais.
Ass: Anónimo bem intencionado

PM disse...

Polémicas e intriguices à parte, gostei muito desta REFLEXÃO do Sr. Moisés Morgado.
Possivelmente, se houvesse mais pessoas a REFLECTIR não chegaríamos à situação em que estamos.

Isto não é altura para continuarmos no sofá a assistir de bancada. É altura de REFLECTIRMOS, INTERVIRMOS E EXIGIRMOS RESPONSABILIDADES.

Anónimo disse...

Eis o espelho das "novas ideias da geração do futuro"

O Sr. Moises "um velho do Restelo" falou alto e grosso e toda a gente se calou.

Parabens Sr. Moises