24 julho, 2009

Panorama político para as autárquicas


11 de Outubro é o dia das grandes decisões autárquicas e os partido apressam-se em deixar as casas arrumadas antes do início de Agosto, tradicionalmente o mês de férias da maioria dos eleitores.

As candidaturas à Câmara Municipal de Alcanena parecem já ter o quadro final definido e apresentam-se cinco candidatos como opção: Fernanda Asseiceira (PS), Eduardo Marcelino (ICA), Carlos Alberto (BE), Suzel Abreu Frazão (PCP) e Renata Henriques (PSD/CDS).

Na semana passada, no Cine-Teatro S. Pedro, o ICA apresentou a sua lista num "show à americana" com João José Silva na segunda posição. Fernanda Asseiceira, pelo PS, irá apresentar a sua lista no próximo Sábado (amanhã-15h) no Hotel Eurosol com Luís Pires em 2º lugar, e das restantes forças políticas ainda parece haver umas arestas a limar e definir. Curiosa e expectante irá ser a composição da lista da coligação (PSD/CDS) cuja candidatura apareceu de rompante e quase nos limites temporais.

Para a Junta de Freguesia de Minde, o quadro final das opções é que tarda em estar definido.
Carlos Correia pelos independentes do NOVO RUMO foi o primeiro candidato a apresentar-se publicamente, António Fresco pelo ICA quer dar continuidade ao seu mandato, e João Moiteira defende as cores do PCP/CDU. O PS já declarou que não apresentará lista, apoiando o projecto independente do NOVO RUMO, e o Bloco de Esquerda ainda não esclareceu a sua estratégia. Quem também ainda não definiu se apresentará lista foi o PSD/CDS, correndo rumores de que provavelmente irá dar o seu apoio à lista do NOVO RUMO.



Conclusão: Já temos aqui matéria para muitas conversas e discussões. Por enquanto fala-se e badala-se em em nomes para trás e para a frente, mas ideias, projectos, programas, soluções..., são temas ainda muito pouco abordados. Até agora só a habitual treta do blabla político e tricas a baldrocas das danças dos nomes.
Em Agosto, a rapaziada vai de férias (alguns), mas já em bem visível a agitação nas conversas do pessoal. Em Setembro, não direi que a coisa vai ser quente: - Acho que vai ferver até deitar fumo.
Muitos irão sair chamuscados, mas seria bom que ninguém se queimasse, pois somos todos Mindericos, e estou certo que, embora com opiniões diferentes e divergentes, todo queremos o melhor para Minde e para o Concelho.

COMENTÁRIOS NESTE BLOG
Ainda a procissão vai no adro e existem muitos interesses em jogo. Quer se queira, quer não, esta campanha eleitoral vai ser agitada e há sempre quem aproveite o anonimato para transgredir as regras do bom senso e da educação.
As críticas e sugestões são sempre bem-vindas, um certo humor também, mas recusaremos qualquer comentário ofensivo ou calunioso a qualquer cidadão ou organismo.
Salutar seria que, na maioria dos casos, cada um expressasse a sua opinião sem qualquer complexo ou receio de assinar, mas, cada qual que decida por si e o anonimato é um direito de todos nós.

OPINIÕES E INTENÇÕES DE VOTO

Este blog não é órgão oficial de nada nem de ninguém. Quem aqui escreve não tem qualquer dever de ser apartidário ou isento, e pode expressar as suas opiniões de modo que melhor entender.

No que me diz respeito, quero já esclarecer que sou um apoiante e colaborador do projecto do NOVO RUMO para a JF Minde, mas este blog não servirá de porta-voz de qualquer movimento político. O que aqui escrevo apenas expressará as minhas opiniões pessoais. Para a CM Alcanena ainda reservo os meus direitos para uma opção mais tardia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Viva Minde!!!!

Anónimo disse...

E o apoio do P.S será o mesmo Rumo ou estou enganado.

Moisés Morgado disse...

REFLEXÃO


Li há dias na imprensa diária que um politico dito desalinhado com a direita exortava os militantes da sua cor politica a ACORDAR para a realidade do modo de vida que nos cerca.

Esta chamada de atenção fez-me reflectir sobre os órgãos políticos –Câmara Municipal/Junta de Freguesia que nos têm (des)governado na ultima dezena de anos. Estou até a ser benevolente se tomar em linha de conta que o Sr. Azevedo é funcionário Municipal a tempo inteiro há cerca de 24 anos.

Quero pois deixar aqui um ALERTA, fazer uma chamada de atenção com um GRITO bem sonoro para as politicas que têm sido implementadas no nosso Concelho.

Os nossos políticos, porque divorciados, por um lado das correntes politicas nacionais de onde foram afastados, por outro dos próprios munícipes por causa da sua postura do quero, posso e mando, não tiveram o “rasgo” para levar por diante uma politica que potencie a ajuda que os munícipes precisam no presente nem ideias que apontem para um alargar de horizontes que nos façam crer no futuro.

Vemos pois os nossos políticos a perpetuar-se no “aparelho”, querendo fazer-nos acreditar que está tudo bem (talvez para eles) que não é preciso mudar nada, ou muito pouco.

O concelho de Alcanena nos últimos 20 anos, tem sido uma “coisa” sem expressão no Distrito de Santarém, mal administrado em todas as vertentes, Social, Cultural, Económico, Recursos humanos etc. etc. Basta pensar que hoje a Câmara tem uma divida que passou em menos de dois anos de 3 milhões para mais de 7 milhões de euros. Mais grave ainda se nos lembrarmos que este valor foi atingido por despesas correntes, menosprezando o investimento.

Sinto verdadeira mágoa por produzir estas afirmações, mas não me resta outra analize. Aliás quem ouviu as declarações do Sr. Azevedo quando da apresentação das listas dos Ica;s reparou que implicitamente reconhece a sua incapacidade; quando afirmou estar cansado ao fim de








vinte e quatro anos de Câmara a tempo inteiro e que foi mal tratado pelos Governos e dizemos nòs; que não foi capaz de congregar ajudas dos orgâos políticos e económicos do nosso Distrito; enfim argumentos para justificar uma mà gestão da Autarquia:

Se olharmos em redor; vemos o desenvolvimento e expansão que têm hoje os concelhos de Torres Novas; Barquinha; Constância; Ourém e outros: Lembrar que ALCANENA foi uma potencia industrial e económica ao nível Distrital e hoje arrastamo_nos atrás de todos aqueles:

Portanto vamos ACORDAR, vamos dar um ABANÃO a esta situação e dizer BASTA !!! Não queremos mais do mesmo. Não queremos que as ideias se perpetuem no aparelho. QUEREMOS GENTE DIFERENTE. QUEREMOS IDEIAS NOVAS. QUEREMOS UM NOVO CONCEITO PARA A CAMARA E PARA A JUNTA DE FREGUESIA.

Mas … atenção não é com comodismos, com ideias do “deixa andar” que vamos mudar a situação. É preciso ser exigente com os novos autarcas, é preciso que nos esclareçam, é preciso que nos expliquem os objectivos com clareza de forma transparente, para dar credibilidade á politica . Tomem por exemplo o que fez uma candidata no Norte do País que mandou registar o seu programa eleitoral no Cartório Notarial para que no futuro os cidadãos possam exigir responsabilidades e até accionar mecanismos Judiciais pelo incomprimento das promessas.

23.07.2009

Moisés Morgado

Anónimo disse...

Sr. Moisés

Já que vai na lista PS para a Assembleia Municipal, comece por decifrar esta lenga-lenga, okay?

Projectos e prioridades...
Resolução do problema ambiental.
Desenvolvimento económico, associado ao planeamento e ordenamento territorial.
Dinamização do concelho em geral, e da freguesia de Minde em particular.
Planeamento e ordenamento do território, inclusive ao nível das unidades industriais existentes.
Plano Director Municipal, dinamizador do crescimento e do desenvolvimento local.
Apoio e reforço da rede social, tornando-a mais eficaz, com mais respostas e melhores condições.
Reordenamento da rede escolar criando condições para garantir uma escola pública de qualidade.
Políticas municipais de apoio à dinamização, integração e participação da população mais jovem e da população mais sénior.
Desenvolvimento do Turismo, valorizando equipamentos e recursos naturais existentes.
Apoio à dinamização da actividade desportiva e cultural, concretizado em parceria com agentes locais, regionais, nacionais e internacionais.
Elevação dos índices de segurança no concelho. Construção do novo quartel da GNR e o reforço do número de efectivos.
Melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade, freguesias e com os concelhos próximos.

Tirado do site: Vamos Construir o Futuro.

PM disse...

Concordo que seja um pouco "lenga-lenga", mas nos sites dos outros candidatos não chega existir lenga-lenga nenhuma. Ou por outra, não existe nada.

vmcs disse...

Caro PM

Tal como já fiz acima, venho informar que por lapso e pressa, não assinei o comentário que começa por:

"Sr. Moisés

Já que vai na lista PS para a Assembleia Municipal, comece por decifrar esta lenga-lenga, okay?
"
.

Entendam como quiserem. Mas com as omissões dos outros não resolvem o v/ eventual problema. Parece-me, continuo a dizer, que é tempo de sermos claros.

Reafirmo novamente: a lista do NOVO RUMO tem o meu apoio.

E mais digo; como o meu apoio por escrito parece não servir para nada, vou procurar andar calminho ;-) (esta piadinha não é para o Novo Rumo).

Cumprimentos

Vítor mcs