04 julho, 2009

O povo de Minde deve ser ouvido



Artigo publicado na edição de JUNHO 09 no Jornal de Minde

O Povo de Minde deve ser ouvido
Há casos em que o povo deve ser ouvido, e o da ocupação do espaço deixado vago pela demolição das escolas das Eiras é um deles.
Até ao início do século passado as Eiras eram um amplo espaço público onde o povo fazia as debulhas dos cereais (daí o seu nome) e na data própria se fazia a Feira de Sant’Ana.
Aí por 1903, e à falta de outro espaço, foi decidido construir nele a escola masculina e em 1933 a escola feminina.
Naquela altura não haveria impedimentos de maior para aquela ocupação pois que, com a passagem da estrada e a evolução dos costumes, as eiras já ali não faziam sentido.

Volvidos cem anos, com o desaparecimento das escolas e da cantina, aquele espaço passou a ser novamente do domínio público pelo que, em meu entender, nada do que ali se queira fazer possa ser concretizado sem que tenha o consenso da maioria da população.

Não me parece que seja essa a maneira de pensar daqueles que, duma maneira arbitrária e nada democrática, pretendem dispor do espaço e ocupá-lo com obras, de interesse público é certo, sem se tomarem em conta as alternativas existentes, privando-se assim a terra daquilo que poderia ser a sua “sala de visitas” se devidamente preparada e mobilada para isso. E a melhor maneira de saber se o povo de Minde concorda ou não com o que se está a planear um tanto à socapa é a realização dum referendo. Sem ele nada ali deverá ser feito.
A.M.M. in Jornal de Minde / JUN09



COMENTÁRIO:
Estou totalmente de acordo com o Professor Abílio.
Esta traição às escondidas que alguns autarcas se preparam para impor ao povo de Minde é de uma arrogância anti-democrática tão grande que revela bem a prepotência de meia dúzia de individualidades que se julgam iluminados, donos da razão e senhores de Minde e do concelho.
Mais grave ainda é quando lançam esta proposta às colectividades em plena campanha eleitoral, apenas com o intuito de aliciamento das mesmas, sem se importarem nada com os interesses globais da população ou demonstrarem qualquer preocupação ambiental de crescimento urbano.

Tudo secretamente, e uma manhã destas, quando Minde acordar, lá estarão as máquinas para iniciar às obras, à semelhança do acto que cometeram quando demoliram as escolas velhas.
Estou convencido que desta vez não será assim tão fácil. Muitos ilustres já manifestaram a sua opinião, e o Povo terá uma palavra.
O Povo tem que ser ouvido !!!

5 comentários:

Petição disse...

Professor Abílio Madeira Martins e Jornal de Minde preparam petição para colocar na Internet.

wolfinho disse...

Faço parte da equipa do JM e não sei de nada.

Se queres fazer a petição não é melhor assinares o teu nome e pores isso a circular em vez de usares nomes de outras pessoas e instituições!?!?!

Anónimo disse...

Mas o senhor é o mero escriturario, so sabe o que lhe poem nas maos para escrever.

wolfinho disse...

E pelos vistos também sei assinar...

Anónimo disse...

To built or not to buit. That's the question. Gardens or not gardens. Another question.