28 julho, 2009

NOVO RUMO pede contrapartidas das eólicas


O NOVO RUMO critica a actual Junta de Freguesia por passividade e cumplicidade nos acordos com a CMA que em nada beneficiam a freguesia com a instalação do Parque Eólico Chão Falcão 3.
A CM Alcanena receberá dividendos anuais de aprox. 200 mil euros com o parque, e a Freguesia de Minde, onde é gerada a riqueza não receberá qualquer percentagem compensatória. No blog oficial do NOVO RUMO podemos ler:



"E a Freguesia de Minde, onde é gerada a riqueza e tem que tolerar o impacto da actividade na paisagem e estradas, quanto é que recebe? Nada.
A Junta de Freguesia manteve-se silenciosamente cúmplice e como prenda, a título de mecenato, recebeu um tractor e pouco mais. É isto que compensa o impacto de termos, para toda uma vida, as torres instaladas nos nossos terrenos?
À semelhança com o que se passa noutras zonas do país, não seria justo e lógico que uma precentagem desse valor fosse aplicado na Freguesia de Minde?

O NOVO RUMO entende que sim, e que a Freguesia de Minde terá direito a uma percentagem das receitas que a CM de Alcanena recebe, como compensação de ter o Parque Eólico instalado numa àrea de sua pertença e administração territorial. "
(...)



MOINHOS DE VENTO DO COVÃO DO COELHO
"Também aqui não foram seguidos os bons exemplos. Em muitas zonas do país foram as empresas eólicas que por contrato se responsabilizaram por restaurar os moinhos antigos das regiões. Tem toda a lógica esta associação, e nos milhões que custam as torres, este custos quase não tinham significado. Na Freguesia de Minde foi mais um pormenor que passou ao lado, e que poderia fazer com que os três moinhos do Covão do Coelho estivessem agora recuperados."

Os Moinhos de Vento são um património histórico e constará dos projectos do NOVO RUMO tentar obter financiamentos para restaurar os Moinhos de Vento e edificar na zona uma àrea de lazer e visita. Um ponto de passagem obrigatório para todos os que desejam conhecer a Freguesia.» (...)
Ler Mais em novorumo-minde.blogspot.com

4 comentários:

Anónimo disse...

a ideia é excelente, mas como todas é preciso "negociar" com quem pode financiar estas obras.

E francamente acham que a Fernanda Asseiceira, depois da traição do PSD de Minde vai libertar um centimo que seja apara isto, ou para outras ideias ?

PM disse...

Eu também acho que a ideia e excelente e tem todo o cabimemto.
E também acho que a Dra. Asseiceira ou qualquer outro candidato de bom senso concordará com o descrito.

Pelo que sei, também penso que o NOVO RUMO não está para amar ou trair qualquer candidato à CMA.

Entendo o NOVO RUMO como um movimento constituído por pessoas de príncipios, independentes e com ideologias políticas distintas, mas com o único objectivo de traçar e consolidar um projecto de renovação de conceitos, na esperança prestar um bom serviço à Freguesia de Minde.

Anónimo disse...

Todo o meu apoio e simpatia pelos principios que presidiram á constituição do Novo Rumo, aliás na linha do que já foi feito e com exito em epocas passadas, quando o "peso" eleitoral de Minde era determinante para decidir a presidência da Camara.
Mas tenho a certeza que o Pedro Micaelo concordará,(porque é inteligente) que foi um erro crasso colocar o João Paulo como 2º no PSD.
Se o Jóão já afirmou que não vai aceitar ser vereador, vamos votar em quem ? ICA ou PS ?
Sabes tão bem como eu que a Drª Asseiceira passou de um estado de furiosa para eufórica com esta situação,(e já confidenciou a um elemento da sua "entourage" que "vão pagar por isto" ).
EM POLITICA NAO HA MORAL

Anónimo disse...

Com a devida vénia ao Wolfinho, deixem-me dizer

MINDE PRIMEIRO