O carranchano Carlos enviou-me uma zegrega (carta) há dois planetas (dias). Ontem enviou-me um mail na piação do Ninhou a pedir que eu gambiasse no tece-tece do bruxo (publicasse na internet) essa mesma zegrega. Aqui ficam as duas missivas e ainda uns postais ilustrados do Polje do Ninhou que também me enviou.

Micas seria antónio forno que jordasses no blog a zegrega que te jordei, sobre se ter jordado na tece-tece do bruxo de eu ser o covano ancho na piação do Ninhou, sou vila franca que jordes a minha zegrega para que todos os xarales e covanos mirantem o que gambiei com a do pinto lopes, a covana ancha e a grande engenhadora deste pelancho, a quem o canteiro didi do Ninhou deverá ficar lince é, e será, a Doutora Vera Ferreira, com quem engenho antónio forno por me ter piado aos das caçoas. Seria antónio forno que gambiasses a minha zegrega à bia, para jordar cópio nas chavecas de todos os xarais.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso
TRADUÇÃO: Olá grande amigo
Micas gostaria que colocasses no blog a carta que te enviei sobre o que foi escrito no portal de eu ser o melhor especialista do calão minderico, espero que coloques o minha carta para que todos os mindericos e todas as pessoas vejam o que escrevi, a grande especialista e responsável deste projecto, a quem a freguesia de Minde deverá ficar grata é e será a Doutora Vera Ferreira, com quem trabalho com prazer por me ter convidado. Gostaria que publicasses a minha carta rápidamente, para todos os mindericos perceberem.
Um abraço, Carlos Amoroso
Zegrega
Para que não restem dúvidas e que todos os que visitam o portal, costumam ler o Jornal de Minde, bem como outros sites relacionados com o Minderico (que habitualmente as pessoas denominam calão minderico), hoje dirijo-me a todos na Língua Portuguesa e não em Minderico. Foi referido no Portal Minderico pelo Sr. Vitor Silva que eu seria o coordenador do site "piacãodoninhou", o que me agrada e desde já aqui expresso os meus agradecimentos, no entanto foi publicado no portal minderico que eu sou o maior especialista do minderico, o que eu não concordo e gostaria de ver rectificado bem como a publicação da presente missiva. Penso que a grande especialista, impulsionadora e grande responsável pelo reviver do Minderico é e será sempre a Drª Vera Ferreira, com quem trabalho com todo o prazer neste projecto em Minde a convite da própria.
Carlos Amoroso / 28.04.2009