13 novembro, 2009

Dinossauro carnívoro descoberto em Ourém




Foram descobertos na zona de Ourém pegadas de dinossauros carnívoros.
A notícia saiu hoje no Diário de Notícias e refere que um grupo de espeleólogos descobriu, perto da aldeia de Pedreira, perto das outras pegadas já ali encontradas, uma conjunto de trilhos de dinossauros carnívoros (terópodes). No total, são cerca de 20 pegadas de carnívoros, sendo que o trilho principal tem pelo menos oito. Os espeleólogos acreditam que podem existir mais escondidas, “porque o estrato rochoso só está parcialmente exposto.”

Os espeleólogos do Centro de Estudos e Actividades Especiais, da Liga para a Protecção da Naturezadesconhecem quem são os donos do terreno e expressaram o receio porque viram que ali estão a ser feitos despejos de entulho que podem danificar as pegadas. Os espeleólogos vão agora pedir ao Museu Nacional de História Natural um estudo das pegadas.

Um geólogo ouvido pelo DN explicou que, no local, estão a descoberto três trilhos com várias pegadas tridáctilas, com 60 a 70 centímetros de comprimento. À semelhança da Pedreira do Galinha, a rocha que guardou estas impressões fósseis é um calcário compacto, mais ou menos contemporâneo do daquela jazida, isto é, do Jurássico médio, com 170 a 175 milhões de anos.
Publiado no "O RIBATEJO"

Sem comentários: