18 janeiro, 2008

Comentários apagados (reformulado)

Como alguém, perfeitamente identificado, acusou que foram apagados comentários anónimos, quero esclarecer o seguinte:

1. Na primeira semana em que comecei aqui a escrever, propus ao Pedro Micaelo que só ele apagaria comentários. Continuo a respeitar esse acordo.

2. Nem sequer tenho capacidade para apagar comentários colocados sob artigos escritos pelo PM. Só posso apagar os comentários dos meus artigos. Sou um convidado, não co-administrador deste blogue.

3. Pela mesma razão não tenho acesso ao log dos acessos IP das pessoas que visitam este blogue.

4. Atenção, na Internet é impossivel identificar o acesso duma pessoa a determinada página. A única informação que se tem é o chamado IP (Internet Point) ou seja o numero do ponto de acesso desse utilizador (ou seja do servidor da empresa que ele está a utilizar para aceder à Internet). Por exemplo, estou neste momento a utilizar uma placa da Vodafone e ao colocar o meu IP (87.103.48.62) num site de identificação de IPs (http://www.ip-adress.com/ por exemplo), a informação que me dá é apenas que estou a utilizar a Vodafone Portugal, os contactos da empresa, a sua sede, etc. Nem sequer me dá a minha localização porque estou a utilizar uma placa 3G.

5. Se estiver a utilizar uma ligação por telefone ou cabo ou ADSL, saberemos quando muito a central desse operador aonde estamos ligados. Por exemplo, os acessos de Minde poderão aparecer como «Telepac-Torres Novas». Se eu me deslocar para o computador do lado onde tenho acesso à Internet pela rede interna do meu serviço, a informação para o seu IP é «Ministro das Finanças-Lisboa». Isto porque o acesso do serviço à Internet se faz pela central de Lisboa, embora eu esteja em Aveiro. Tudo depende do operador aonde estamos ligados Esclarecidos?

5. Quem anda por aí a dizer que nós identificamos os anónimos, sabe muito bem que isso é impossível. São «bocas» dum certo senhor para provocar a confusão e a desconfiança entre os utilizadores deste blogue.

6. Também por uma questão de ética, espaço redundante ocupado e bom senso agradeciamos a não repetição dos comentários indiscriminadamente por vários artigos. Se alguém quiser que nós destaquemos um seu comentário, envie um email para o endereço deste blogue e o seu administrador aceitará ou não a sua sugestão.

João Manuel Querido