12 dezembro, 2007

Orçamento de Contenção em Alcanena

A maioria dos Independentes do Concelho de Alcanena (ICA) aprovou segunda-feira o orçamento e plano de actividades do município para 2008, com os votos contra dos vereadores do PS e do PSD. O valor total do orçamento é de 15 milhões de euros, menos dois milhões do que o de 2007.

Segundo o presidente Luís Azevedo (ICA), o documento apresenta um menor investimento, com muitos projectos sem verbas definidas devido à indecisão que ainda subsiste sobre os fundos comunitários do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). “Todas as obras estão lá, mas sem verbas atribuídas”.

O chefe do executivo sublinha que este orçamento irá sofrer alterações, assim que for conhecido o formato de acesso aos fundos comunitários. As obras consideradas prioritárias estão ligadas à mobilidade, com a construção de vias de acesso entre as freguesias e a sede do concelho, competitividade e educação.

O Orçamento e Plano de Actividades para 2008 vão ainda ser submetidos à análise e votação na assembleia municipal agendada para a noite do dia 19. Uma discussão que se prevê difícil já que os independentes não têm maioria naquele órgão autárquico.
In "O Mirante"

COMENTÁRIO:
E para 2009 o orçamento ainda será menor, e assim sucessivamente. Quando se gasta, em vez de se investir, o resultado começa a ser este. Talvez se poupassem mais nos "chorudos" ordenados e despesas de administração, os resultados pudessem ser outros.
Sem investimento não há receitas, e em matéria de política económica este executivo tem sido um "verdadeiro desastre". Apenas se tem "preocupado" com projectos eleitoralistas e para "inglês ver". A avaliar pelas palavras do Sr. Presidente, parece que a solução será "orar ao santo QREN".
Vamos esperar pela Assembleia do dia 19 e esperar pelo que a oposição tem a dizer. Mas, analizando o fraco desempenho da oposição neste mandato, também não espero grandes "ondas" ou sugestões alternativas. A ver vamos !!!

PS : Já estou a começar a engolir os elogios que fiz ontem.

Sem comentários: