12 dezembro, 2007

O Primeiro Dicionário de Calão Minde ONLINE

Não sei se estou a descobrir a pólvora, mas o Instituto Camões tem digitalizada em formato PDF uma revista - a revista LUSITANA, que foi dirigida pelo Prof. J. Leite de Vasconcellos, que no seu volume 37, com data de 1939, publica um artigo com 43 páginas da autoria de F. Santos Serra Frazão intitulado:

«Calão minderico — Alguns termos do «calão» que usam os cardadores e negociantes de Minde, concelho de Alcanena»

O respectivo PDF está online aqui

Como desconhecia esta obra, que encontrei por acaso, penso que também alguns dos meus conterrâneos terão curiosidade de a gravar e posteriormente imprimir.

P.S. Penitencio-me. Afinal este texto já estava coligido no
Portal Minderico, onde o poderá também carregar. Aliás, da mesma revista, o autor também publicou outro artigo:
«Sucinto Vocabulário - Coligido numa aldeia da Serra de Albardos, Concelho de Alcanena - SERRA DE SANTO ANTÓNIO»
cujo PDF também está disponível neste link do Portal. O devido ao seu dono.

5 comentários:

PM disse...

Excelente este documento datado de 1939. Adorei o Apêndice intitulado "Alguns Fenómenos Fonéticos".
Obrigado João por partilhares estas preciosidades.

O João Carlos Querido Manha também já publicou um pequeno dicionário no extinto "Terravista", e o Portal Minderico tem um dicionário publicado em http://www.minderico.com/minderico/seccao.asp?cod_seccao=53135

Anónimo disse...

Certo, Pedro

Obde se pode ler isto, ao fundo da página:

Calão Minderico
Explicação dos vocábulos - Alguns termos do "Calão" que usam os cardadores e negociantes de Minde, Concelho de Alcanena.(1937)
F. Santos Serra Frazão [10-12-2001]

Sucinto Vocabulário - Coligido numa aldeia da Serra de Albardos, Concelho de Alcanena - SERRA DE SANTO ANTÓNIO
F. Santos Serra Frazão [10-12-2001]

Anónimo disse...

Olá a todos.

Para todos os apixonados pelo minderico queria deixar aqui a indicação de mais um texto sobre o minderico, este mais recente (2006) e de carácter mais científico (linguístico): "Das Minderico", escrito por Ferreira e Endruschat. Este artigo foi publicado na revista Lusorama mas pode também ser consultado no site www.in-devir.com ("Investigação" > "Publicações" > "Artigos"). O único senão é o facto de estar em alemão!

No entanto, foi publicado no início deste mês mais um artigo sobre o minderico, desta vez em português, também de Ferreira e Endruschat: "Minderico: a diversidade linguística na
homogeneidade portuguesa". Assim que seja possível disponibilizá-lo online eu avisarei. Quem tiver interesse na versão de pré-publicação entre por favor em contacto comigo. O meu contacto está no Forum-Minde.

Um cruzeiro
Vera Ferreira

JMQ disse...

O que apenas lá está é o abstract. Eu já me tinha inscrito no site in-devir mas onsegui chegar ao texto, em alemão ou não. Não pode arranjar uma versão traduzida?

P.S. Chegou a receber os meus emails? Como não me respondeu...

Vera Ferreira disse...

Olá João,

no abstract está um link para o centro de downloads onde o texto está disponível. Ele foi colocado hoje na íntegra no centro :)

Vou tentar fazer então um resumo em português do artigo.

Eu recebi os seus emails e respondi tanto para o primeiro mail que me deu por aqui como para o segundo (oficial). Nao recebeu?