01 maio, 2009

Romarias 2009 / Alcanena


Comemorações do 95.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena

O programa Romarias 2009 terá início no dia 8 de Maio, data em que se assinala o 95.º aniversário da fundação do concelho de Alcanena. Pelas 18:00h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, terá lugar a Sessão Solene Pública Comemorativa do 95.º Aniversário do Concelho, seguindo-se, às 19:00h, na Praça 8 de Maio, a Homenagem aos Promotores e Fundadores do Concelho, com deposição de uma palma de flores no Monumento de Homenagem aos Fundadores e Promotores do Concelho e Guarda de Honra pelo Corpo e Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Alcanena. Seguir-se-á a Romagem ao Cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos, com desfile de Bombeiros e Fanfarra.

Ao serão, pelas 22:00h, Camané subirá ao palco do Auditório do Cine-Teatro São Pedro. Um espectáculo a não perder, em dia de aniversário, com um dos maiores fadistas da actualidade.

De 8 a 10 de Maio, o Pavilhão Desportivo de Alcanena recebe a Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol de Iniciados Femininos. Em campo estarão as equipas do JAC Alcanena, Vela de Tavira, A. D. Sanjoanense e C. A. Leça, sendo que uma delas se sagrará campeã nacional.

No sábado, dia 9 de Maio, terá lugar a Inauguração do Museu da Boneca, implementado na Antiga Cantina da Escola Primária de Alcanena (Rua Arantes de Oliveira).
O tradicional Concerto de Aniversário, com a Orquestra Sinfónica Juvenil e Gala de Ópera, terá início às 21:30h do dia 9 de Maio, no Auditório do Cine-Teatro São Pedro.

Já no domingo, 10 de Maio, estará na estrada a 10ª edição do Raid de Cicloturismo Lisboa / Alcanena, prova que se realiza de dois em dois anos e que faz a ligação entre a capital do país e a vila de Alcanena. A partida está marcada para as 8:00h, no Parque das Nações, estando a chegada a Alcanena prevista para as 12:00h.

Ainda no dia 10 de Maio, domingo, pelas 15:00h, em Alcanena, terá lugar um Desfile de Fanfarras, uma organização dos Bombeiros Municipais de Alcanena, que contará com a participação das fanfarras das seguintes corporações: Bombeiros Voluntários de Torres Novas, Bombeiros Municipais do Cartaxo, Bombeiros Voluntários do Cadaval, Bombeiros Voluntários de Ourém, Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Bombeiros Voluntários de Sines, Bombeiros Voluntários de Minde (sujeito a confirmação) e Bombeiros Municipais de Alcanena.

No dia 17 de Maio, domingo, a partir das 10:00h, os amantes da Natureza e de percursos pedestres poderão participar na 9ª Caminhada pelo Concelho de Alcanena que, desta vez, se realiza na freguesia de Vila Moreira.
À tarde, a partir das 14:00h, o Jardim da Zona Desportiva de Alcanena recebe mais uma edição dos Jogos Sem Fronteiras, iniciativa que, ano após anos, tem vindo a fazer as delícias dos mais novos com os seus insufláveis, e do Fitness Festa.
Também no dia 17 de Maio, pelas 16:00h, na Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro, será inaugurada uma Exposição de Pintura com trabalhos de Silva Palmeira.

A fechar o programa Romarias 2009 estará, nos dias 6 e 7 de Junho, mais uma edição do Raid BTT Minde.

Um programa diversificado e de qualidade para assinalar a passagem dos 95 anos do ainda jovem concelho de Alcanena.

Veja aqui o Cartaz com a programação detalhada.
Fonte: Site CMA

2 comentários:

Anónimo disse...

Só mais um "endividamentoZITO" à conta do Camané. O que vale é que a câmara tem feito poucos espectáculos em Alcanena deste tipo de gabarito.......................
Paga contribuinte!

o contabilista disse...

Camané tem um cachet de 10 000 euros, a que se somam o som e outras despesas.

300 lugares x 12,5€ = 3750 euros
Só nesta noite há um déficite de 6 250€.

Esta cultura de Alcanena sai cara. Este valor não dá a CMA por ano a muitas colectividades do concelho que com os seus espectáculos enchem o S. Pedro quando lá vão apresentar-se à borla.