09 fevereiro, 2007

Uma Carga de Trabalhos

Ao ler os comentários do post anterior, os quais agradeço, fiquei logo com a sensação que arranjei aqui mais uma carga de trabalhos.
Já que é assim, e enquanto o assunto está "quente", vamos começar a delinear "a coisa".
O objectivo será que este projecto seja participado por todos nós, cujo formato e conteúdo irá sendo alinhavado de acordo com as correntes de opinião. Tentaremos absorver o máximo de idéias e sugestões, mas, claro que terá de haver um caminho e um critério selectivo.

Parece haver consenso, e eu também concordo, que o projecto seja extensivo a toda a Freguesia de Minde, o que incluirá o Covão do Coelho e Vale Alto.
Nos comentários, a Rosa pergunta se devemos incluir Maravilhas Naturais, e o autor do Debater-Minde, Sr. "Pensar Minde", até nos sugere já uma pequena lista que inclui temas como o Calão Minderico, a Mata, a Obra de Roque Gameiro, etc.
Confesso que inicialmente também levei o meu pensamento por aí, o que incluiria outras "pérolas" coma a banda, a imagem de N. S. Assunção, o rancho do Covão, colectividades, etc., etc.
Só que isso seria entrar por um caminho muito vasto, longo e cheio de "dribles". Modestamente e para já, acho que nos devíamos cingir ao património edificado (tal como o padrão do evento nacional e mundial), e deixar o resto para outras núpcias.
O VMCS não concorda que seja incluído património privado, mas acho que o facto de ser público ou privado, pouco importa. Afinal, até a própria Igreja tem proprietário.
Entendo que o importante deverá ser a "obra" e sua insersão contextual.

Bem, tudo isto são opiniões, mas vamos começar a alinhavar o assunto, e sugiro:

CALENDARIZAÇÃO
FEV - Discussão, sugestões, e formação de uma equipa idónea, tipo júri (7 pessoas), encarregue de seleccionar as 21 obras sujeitas a votação.
MAR - Preparação Documental : Fotos, Memórias Descritivas, Mapas, Construção do Site, etc.
ABR - Campanha de divulgação local
ABR - MAI- JUN - Votação
3o JUN 2007 - Anúncio dos resultados com a possível realização de uma cerimónia.

COMISSÃO INICIADORA
Tudo tem que ter o ínicio, e para isso teremos de formar uma comissão que comece a levar isto "prá-frente".
Proponho o coordenador do Minderico, VMCS, um representante do Jornal de Minde, eu, PM, do Minde.EU, e mais alguém que esteja disposto a isto. Será ainda necessário criar ainda uma equipa de apoio e aconselhamento. Aceitam-se voluntários.

COLABORAÇÃO
Todo o feedback nesta matéria será bem vindo. Numa primeira fase será importante que nos vão sugerindo nomes e idéias, e, numa segunda fase precisamos de boas fotos e descrição documental. Fica aqui um apelo à malta do Covão do Coelho e Vale Alto.

APOIOS INSTITUICINAIS
Seria importante que a CMA, a JFM e as colectividades apoiassem esta iniciativa. Não só a credibilizava, como ganhava uma projecção muito maior. Iremos ver o que se pode fazer.

APOIOS COMERCIAIS
O ideal seria que esta iniciativa extravasasse o âmbito da internet, e que chegasse até casa das pessoas, através de uma circular-brochura, boletim de voto, e um grande cartaz na entrada de Minde (Maio é um mês de muita passagem).
Para isso teremos de arranjar um ou dois mecenas que suportem estes custos de promoção.
Penso que não será difícil, pois associar um nome comercial a um projecto destes, será uma boa imagem para qualquer empresa, e os custos também não serão muitos.

CONCLUSÃO
Huuf... Para já ficamos por aqui, mas fico a contar com a V/ participação. Nem que seja para criticar, digam qualquer coisa !!
Na coluna lateral, vou começar a publicar listas de sugestões de nomes.
Até breve !!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Há Mindericos (muitos) com as ideias bem arrumadas - o Pedro Micaelo é um deles. Se dúvidas houvesse, este texto demonstra-o bem.

Pena que outros Mindericos (muitos), também com as ideias bem arrumadas, não participem, não FALEM.

Vamos ao trabalho Pedro.

Sugestões para acrescentar à lista:

a) Polje/Mar de Minde (Rui Man terá uma palavra a "dizer" com as suas belas fotos)

b) O interior das grutas do Regatinho (Ricardo Nogueira tem fotos lindas)

c) A serra

d) Moinhos em ruínas? no Cováo e Vale Alto?

e) Lapa da Ovelha? (vistas)

f) Se se aceitarem obras de Mindericos - A obra da Antonieta Roque Gameiro, a obra de Mestre Roque Gameiro (em 1º lugar, a aguarela de Sua Mãe)

g) Idem, idem - a Obra Poética de Francisco Madeira Martins - vocês, caros leitores, CONHECEM? (em 1º lugar, o poema A Requinta.

Mas há mais - venham as sugestões - Leonilde, Rui Man, Henrique Lobo, Gaz, Professor Abílio, Francisco Madeira Martins, escrevam aí as vossas!

Vítor - vmcs

Anónimo disse...

Eu voto na lapa da ovelha.

ELA disse...

Oh vizinho, desculpa lá, mas não estarás a ver mal a coisa? Li aqui ao lado, nas "obras sugeridas", o pavilhão ana sonça e o mercado. O Jardim infantil e as piscinas municipais ( e mais como estas). Terei visto mal? Estás a sugerir a votação em "maravilhas" ou em "aberrações arquitectónicas"? Sei lá, às tantas sou eu que estou desactualizada ou com um sentido estético duvidoso...Já não digo nada.

PM disse...

Calma, Rica Vizinha !!
É apenas uma lista onde incuí quase todos os edifícios públicos de Minde.
Alguns até mereciam o título de a pior obra do século.
Mas não vi as tuas sugestões...
Um beijo
PM

Anónimo disse...

Talvez fosse interessante, em simultâneo, eleger as 7 maiores aberrações da Freguesia de Minde. Por que não? Dava mais "pica" à coisa ;-)

vmcs

ELA disse...

Aqui vão as sugestões:
igreja - polge - casa açores.Beijos "rico vizinho"

Anónimo disse...

mas que grande contributo cara ´ELA` falam falam e nao os vejo a fazer nada !!!!!
HAJA DEUS........

Anónimo disse...

EU SUGIRIA PARA A COMISSAO INICIADORA O PEDRO JA QUE FOI DELE QUE PARTIU A INICIATIVA,O PROFESSOR ABILIO E UMA PESSOA DE CADA COLECTIVIDADE NOMEADA PARA ESSE EFEITO.PENSO QUE SERIA ASOLUÇAO MAIS COERENTE. FOI SO UMA IDEIA........

LPG

Anónimo disse...

Uma pessoa de cada colectividade? Isso é a melhor maneira de rebentar com a ideia num instante.

7 pessoas chegam para elaborar a lista de coisas para serem votadas.
Minde-Online, Jornal de Minde, Portal Minderico, (uma pessoa de cada um) + 4 pessoas chegam.

Isso de serem muitos a pensar só dá barraca. Vejam a lista que os festeiros dos 40 anos elaboraram. Para agradar a gregos e a troianos meteram água até ao porão. Desagradaram a gregos, troianos e a toda gente, menos a certos nomeados, que já deviam ter recusado publicamente a nomeação.

Uma pessoa que exerce com competência a sua profissão deve ser nomeada? Estas nomeações têm de ir muito para além da actividade profissional. Trata-se de eleger quem contribuiu para Minde, para além se ter sido um bom profissional.

Um professor de uma escola que tem o seu ordenado deve ser nomeado porquê? Tanto é bom profissional em Minde como noutra terra qualquer.

Ganhem juizo.

Anónimo disse...

mias um iluminado da nossa praça!!!!tambem sou de opiniaoque as colectividades diviam participar . fica aocriterio do mentor da iniciativa ........

Anónimo disse...

ho caro ANTUNES entao voce nao sabe que as colectividades sao a melhor coisa quer temos em MINDE....ja alguma vez participou nalguma iniciativa desta terra !!!!

haja DEUS

Anónimo disse...

O MICAS sabera rodear-se das pessoas mais avalisadas para levar a bom porto mais este seu projecto como o sempre tem feito....com sucesso.

gAz disse...

Penso que este fim de semana já poderei dar uma volta e ajuizar de alguns locais para esta iniciativa, mas assim de cabeça lembro-me da Serra de Aire (além da mais importante da nossa região, tem uma vista muito bonita), da mancha de castanheiros do Covão do Coelho, do Algar da Lomba que fica no Covão que é bastante maior e muito mais bonito que o Regatinho (que só pode dizer que é bonito quem ou nunca lá foi dentro, ou não se lembra, para além do cheiro que por lá há) apesar do exterior do regatinho ser muito bonito, com os carvalhos e a rocha a aparecer em altura, a própria área da "futura zona industrial" que bem merece uma passeio a pé, o campo de lapiaz que fica entre o Covão e o Vale de Barreiras (penso que ainda pertençe a minde).
Por agora fica assim, e depois completarei com mais algumas ideias

PM disse...

gAz,
Assim é que é falar.
Um abraço, e conto contigo.
PM