23 fevereiro, 2007

Personalidades de Minde

A Comissão de Festas do Divino Espírito Santo 2007 está o organizar uma gala onde se propões eleger Seis Personalidades que ao longo dos últimos 50 anos se distiguiram nos diversos sectores da Vivência Minderica.

- Actividade Profissional
- Liderança local
- Actividade Cultural
- Actividade Artística
- Desporto
- Solariedade Social


São estes os sectores em que todos nós podemos votar elegendo uma personalidade.
A votação é realizada através da colaboração do Jornal de Minde, que tem vindo a publicar o respectivo regulamento e cupões de voto ( Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro), terminando o prazo de votação no dia 03 de Março, data em que os festeiros organizam a Noite Alentejana para divulgar os resultados.

Talvez a Noite Ribatejana fosse mais condizente, mas... quem sabe da tenda são os tendeiros.
Para facilitar a votação e avivar memórias, os organizadores apresentaram uma lista de personalidades, meramente sugestiva, porque podemos votar em quem quisermos, publicada no Jornal de Minde e reproduzida no Portal Minderico (Ver Lista).

Desconheço o critério e, talvez por ignorância minha, não vejo razão alguma para que alguns nomes sugeridos tenham motivos para ser incluídos em tão distinta listagem.
Ao invés, reparo que, em minha modesta opinião, não figuram nomes como a D. Amélia Chavinha, que nos ajudou a nascer quase todos, do Dr. Raposo, dos industriais Marcos "Parli" e António Raposo, do Mário que treinou o Vitória tantos anos, ou até do mediático jornalista João Querido Manha que vemos na TV todas as semanas. Já agora, Adelaide Ferreira também é minderica, e porque não o industrial e ex-presidente da junta e bombeiros Luís Pires, ou até o vereador João José que ganhou duas eleições consecutivas. São sugestões.

Critérios à parte, até porque, como referi, a lista é meramente indicativa e podemos votar em quem entendermos, o importante é colaborar com a Comissão de Festas 2007, preencher o respectivo cupão e enviar para o Jornal de Minde, pois este tipo de iniciativas só terá grande credebilidade se a votação for exercida por um número significativo da população.
Seja um Verdadeiro Minderico e Colabore !!!

42 comentários:

Anónimo disse...

Organizações tobok !!! E qual é a sua lista ???

PM disse...

Caro Luis,
Eu não tenho lista.
Mas contribui com algumas sugestões.
PM

pensar minde disse...

E mais uma sugestão:

o Tozé Branco, que há 2 mandatos consecutivos é o titular do cargo público mais importante do concelho: Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena.

Além dos outros cargos que já desempenhou em colectividades e associações mindericos e de participar activamente na vida pública e nas decisões de Minde, etc..

Cumprimentos,
Pensar Minde

Anónimo disse...

Outra:
António Fresco.

Actual presidente da junta de freguesia de Minde, Presidente dos Bombeiros e membro de muitas colectividades em Minde (vitória, Banda, etc), além de ter sido chefe dos correios de Minde toda a vida e membro da assembleia de freguesia.

tony

Anónimo disse...

Isto é só rir. Desculpem lá só uma perguntinha: Afinal estamos a eleger o que? Pessoas que fazem o seu trabalho e ganham os seus ordenados? Então somos todos candidatos!!! Vamos lá a ver se se entende que, a serem eleitos alguns, são os que DE BORLA trabalharam para O BEM COMUM ou aqueles que, SÓ PORQUE SIM deixaram bens a Minde que hoje são de todos os mindericos. Agora, os que têm grands empresas, grandes cargos públicos, cantam lindamente ou fazem malabarismos fantásticos, desculpem lá Senhores Festeiros, mas quem trabalha e ganha a vida, não pode ser nomeado. OS MÉRITOS DE UMA TERRA SÃO OS QUE DÃO O CORPO AO MANIFESTO DESINTERESSADAMENTE PARA O BEM COMUM. Cito alguns: Jaime Chavinha - Maria Amélia - (parteira)- Ana sonsa (deixou bens) - Maria conchega (deixou bens)... enfim, pensem, pensem... eu já dei uma ajudinha, mas por favor, deixem-se de nomeações ridiculas!

Anónimo disse...

Olha agora pra mim:Abro um cafézinho, tenho muitos clientes, sou muito simpático, ganho muito dinheiro, abro mais dois ou três... e pronto, sou um benemérito da terra. Desculpem a expressão: Pro Caraças com essas nomeações! Oh pm, desculpa lá: gosto muito do Querido Manha, que até aparece na TV, mas não estará ele a ganhar a vida? Pois que faz muito bem!!! Não confundam as coisas, valha-me Deus!!!

Anónimo disse...

Já pensaram no Sr. Rogério? Por acaso ganhou alguma coisa com as noites que passou a ensaiar? Por acaso alguém lhe pagou para levar a cultura para Minde? com certeza, que a ser eleito, não vai ser pelo excelente contabilista que sempre foi, ou será? Será pelo que fez à BORLEX... Vejam lá se se enxergam... Senão, também me candidato por ser bom profissional. ahahahahahahahahahahahahah Só mesmo para rir!!!

Anónimo disse...

E mais uma coisinha... Só não digo mais nomes porque sou muito novo, nasci depois do 25 de Abril... ahahahahahaha Acho que os grandes nomes têm de se perguntar aos mais antigos.
Mas se continuarem com esses nomes de bons profissionais, contactem-me, eu tb quero ir ao palco agradecer por aquilo que eu fiz por obrigação minha e para ganhar a vida. ahahahahahahahahaha
Ai o que eu já me ri com isto!!!

PM disse...

Mer Caro Anónimo,
Eu até concordo consigo, e acho que está cheio de razão, mas parece-me que V. Exª (ou serei eu?) está mal informado sobre o teor da eleição.
Não fui autor de qualquer critério ou regulamento, mas parece-me que não se visa eleger pessoas beneméritas ou que se destacaram em prol de Minde.
O que se está a eleger são, e passo a citar o que transcrevi do Jornal de Minde :

A Comissão de Festas do Divino Espírito Santo 2007 está o organizar uma gala onde se propões eleger Seis Personalidades que ao longo dos últimos 50 anos se distiguiram nos diversos sectores da Vivência Minderica.

- Actividade Profissional
- Liderança local
- Actividade Cultural
- Actividade Artística
- Desporto
- Solariedade Social


A frase "em prol de Minde, da Freguesia, do Concelho ou até do País", não aparece em lado nenhum.
Neste critério... vale tudo !!

Anónimo disse...

Eis a minha lista:
Actividade Profissional - Joaquim da Silva Raposo;
Actividade Artística - Manuel Capaz da Silva Achega (Manola);
Desporto - Luis Nascimento Silva;
Actividade Cultural - Rogério Venâncio;
Literatura - Francisco Madeira Martins;
Solidariedade Social - Dr. Totta

Anónimo disse...

O Americo Manha e o VMCS deram um contributo positivo ao apresentarem as suaa opções. E votaram efectivamente em pessoas que deram algo a Minde muito para além da sua vida profissional.
Nomear uma professora qualquer de uma escola para esta lista é ridiculo.

Anónimo disse...

O To Ze Branco

Já trouxe alguma obra para Minde para alem da estrada alcatroada para casa dele?

Anónimo disse...

O.K. pm, eu sei que não tens nada a ver com isto. Mas deixa-me que use o teu blog para dizer aos festeiros que isto é RIDICULO. Abraço.
Ao anónimo anterior a mim, boa boa.... ahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Anónimo disse...

ó pm,

diz-me lá que os comments a este post não são demonstrativos do que é ser, neste momento, minderico?

será isto?

mesquinho, invejoso, pequenino, velho do restelo?

chance man

Anónimo disse...

ai o chance man só agora é que chegou a essa conclusão?

PM disse...

Seja bem aparecido Chance Man.
Há muito que não o vía por aqui.
Acho que em todas as terras é mais ou menos isto. Sempre que se trata de nomes, a polémica instala-se.
Mas ainda bem que não pensamos todos de igual, senão a vida era uma chatice.
Um abraço

Anónimo disse...

PM,

É sempre um prazer regressar aqui.
E, já agora, também acho que o PM e o coordenador do portal Minderico também deviam ser incluídos numa lista alargada de grandes Mindericos dos últimos 50 anos.

Não sou grande fã destas votações, principalmente numa terra com as características de Minde. Para além das injustiças óbvias, decorrentes do desconhecimento geral e do conhecimento pessoal e próximo que as pessoas têm umas das outras (podia dar vários exemplos), não vejo em que é que isto pode, neste momento, engrandecer ou contribuir para Minde.

Penso que ideia com pés para andar e com potencialidades para ajudar Minde no futuro (se tivéssemos uma Junta e/ou Câmara com visão, com ideias e vontade...), é o projecto das 7 maravilhas de Minde.

No entanto, como acho que todas as iniciativas Mindericas (boas ou más) devem ser fortemente apadrinhadas, também voto (em clara violação das regras):

1) Actividades profissionais (indústria, comércio, profissões liberais...): Joaquim Silva Raposo

2) Liderança local (política, religiosa, associativa...): Rogério Venâncio

3) Actividade cultural (ensino, espectáculo, escrita, investigação histórica, etnográfica ou outras...): Jaime Chavinha e Maria Alzira Roque Gameiro

4) Actividade artística (pintura, escultura, música, poesia, dança, teatro ou outras): Manuel Capaz Achega (manola), João e Francisco Madeira Martins

5) Desporto: Luís Nascimento Silva

6) Solidariedade social: Dr. Totta, fundadores do CBESM e todos os membros (passados e presentes) da Caritas de Minde e da comissão fabriqueira.

Ps: acho de muito mau gosto a interpretação que muitas pessoas estão a fazer da lista de possíveis nomeados publicada pelo Jornal de Minde. A intenção foi boa. Estavam a haver poucos votos e há muita gente que não faz a mínima em quem votar. Não houve intenção de prejudicar ou favorecer ninguém. As interpretações que se fizeram e algumas ‘bocas’ revelaram várias coisas, mas acima de tudo inveja, má educação, desonestidade intelectual e, em alguns casos, simples estupidez, por não entenderem as intenções de quem escreveu aquele artigo.

Chance man

Anónimo disse...

Caro JP,
Obrigado pela lembrança, mas não havia necessidade. Conheço dúzias de mindericos que se têm distinguido bem mais que eu, para proveito deles e orgulho dos seus familiares, amigos ou simples conterrâneos, um dos quais - se me permites puxar a brasa - o meu tio João Arlindo Capaz Manha, que ao longo de três décadas criou e desenvolveu em Minde uma das mais competentes e prestigiadas corporações de bombeiros voluntários, a quem Minde talvez não tenha ainda dado o reconhecimento que devia.
Agradeço a referência ao meu nome pelo que ela significa de amizade indestrutível, que vem do berço e nunca morre.
Abraço deste terraiozinho do Casal Grande

Anónimo disse...

Na sub-secção Mindericos da secção Cultura do Portal Minderico, podem encontrar muitos mais nomes de ilustres Mindericos.Desde 2001! Neste endereço:

http://www.minderico.com/minderico/seccao.asp?cod_seccao=53231&mes=12&ano=2001&relacao=mes

Vítor

PS: Se alguém puder ajudar a completar algumas daquelas Biografias ficaríamos muito gratos ;-)

Anónimo disse...

É verdade.
No minderico já estava uma base que podia-se ter aproveitado.
Eu, por ex., não vou votar, porque não sei quem são as pessoas.

Atenção que não su como o tontinho ali de cima que diz que nasceu depois do 25 de Abril (portanto, pode ter até 32 anos), e diz aquelas alarvidades para justificar a sua ignorância.

PM disse...

Primeiro todos começaram por dizer mal da iniciativa, mas afinal o assunto até está a despertar um certo interesse do pessoal.

Caro Chance Man,
Agradeço a brincadeira de me sugerir para uma lista mais alargada, mes essa teria mesmo de ser bem alargada. Tão alargada que o Jornal de Minde teria que fazer um suplemento.

Concordo perfeitamente com a referência do JQM ao Sr. João Arlindo, que realmente merecia mais relevância pelo que fez em prol dos Bombeiros. Foi um verdadeiro Homem "De Causa", e relembro que a commissão de festas também o incluiu na possível listagem.
Um abraço

Anónimo disse...

Seria um trabalho interessante que os Professores de Português das Escolas de Minde incentivassem os alunos a investigar estes nomes de modo a elaborarem pequenas biografias de todos eles.

Será que os professores estarão dispostos a trabalhar?

Hã, hã !!!

Anónimo disse...

Na minha modesta opiniao a pouca participaçao nesta votaçao tambem tera a haver com o modelo dos cupoes do jornal de minde, e que nem todas as pessoas sao assinantes, e nao tem acesso, e que nem todas se propuseram a destacalo do jornal ficando este assim danificado. (muitos fazem colecçao). talvez um cupao autenticado fosse a melhor soluçao.

Penso que isso vai ser feito na distribuiçao dos boletins na noite ALENTEJANA para haver uma participaçao mais abranjente.

EM relaçao ao despertar o interesse pessoal muito tem contribuido aqui e no portal mindrico essa mesma divulgaçao.

Boa participaçao e colaboraçao e muito bom senso e o que se riquer nesta votaçao

Foi so uma sugestao.......

LPG

Anónimo disse...

Oh caro anónimo que pergunta o que não sabe:
Caso não saiba se os professores estão ou não dispostos a trabalhar, faço-lhe uma sugestão: vá dar aulas durante um mês e depois pronuncie-se, pode ser? Obrigada.

Anónimo disse...

Mas eu dou aulas e ensino a história da minha terra ( Mira de Aire) aos meus alunos. Vocês aí em Minde fazem isso? Parece-me que não pois nem vocês professores sabem quem foram os mindericos que sobressairam em Minde no seculo passado !!!
Nem os vejo a escrever nos blogues de Minde !!!

Anónimo disse...

Ésta professora deve ser a directora que passa o tempo nas reuniões a comentar as fatiotas das mindricas

Anónimo disse...

A banda da internet nestes comentarios anda a ser muito gasta

ai cruzes canhoto!!!!

Anónimo disse...

Deve haver um controlo automático neste site para proibir mirenses de escrever aqui...

Alguém mande um exemplar do regulamento a essa excelência, sff.

Anónimo disse...

OH senhor VMCS o que voce foi arranjar!!!!!!
ja nao se pode pedir a participaçao das pessoas para colaborarem e depois da nisto ...
PIMBA

Anónimo disse...

Mas que história é que tem Mira de Aire?
Em que é que se distinguiram os Mirenses?
Digam qual o vulto a distinguir nessa terra com tão grande história.

Anónimo disse...

Para a mira vá você oh senhor mirante... vá lá escrever nos blogs da sua terra e ensinar os alunos da sua terra. Deixe-se de dar palpites onde não é chamado.

Anónimo disse...

Mira D'aire? O que é isso?????

Anónimo disse...

a conversa esta animada.....
vejamos os proximos episodios
a professora virou anonima.

Anónimo disse...

Deixem-se de bocas foleiras e cultivem-se. Sabiam que a Serra de Santo António também tem um Linguajar Típico (Calão)?

Vejam no Portal Minderico ;-)

Abrações netianos

Vítor

Anónimo disse...

E, não esqueçam !

Nas Eiras um Jardim !

PM disse...

Mas que grande animação que por aqui vai.
Trinta e tal comentários num post é um recorde aqui por estas bandas.
Continuem assim que eu estou a gostar. E não esqueçam que a votação é já no próximo fim-de-semana.
Um Abraço Minderico
(extensível aos Mirenses)

Anónimo disse...

Caro Pedro

É bom que a malta se manifeste. Para quem não acreditava que os "sites" e blogs de Mindericos iriam sobreviver, aqui está a prova de que não tinham razão.

O tempo corre a nosso favor. A nosso, dos netistas. Cada vez mais as pesssoas recorrem à Net para se informarem. Quem não quer ver essa realidade está profundamente enganado.

Um abraço

Vítor

Anónimo disse...

A malta manifesta-se, mas vai por aqui tanta banalidade, que mais parece um jogo de futebol entre minde e mira.

Anónimo disse...

Vo^ces mindericos têm muita garganta. Hi,hi,hi Heeeeh

Anónimo disse...

Antes garganta que coisa nenhuma... eheheh

wolfinho disse...

não há pachorra para estes anónimos...
Será que a cobardia é assim tão grande....

PM disse...

Bem Respondido !!!