08 fevereiro, 2007

7 Maravilhas de Minde



Quando se começou a falar das 7 Novas Maravilhas do Mundo, e da grande cerimónia que se vai realizar no estádio da Luz, no dia 07.07.2007, para anunciar a notícia que todo mundo vai querer saber, lembrei-me logo que esta era uma oportunidade para se fazer uma brincadeira qualquer.
Depois, com o aparecimento das 7 Maravilhas de Portugal, a idéia ainda ganhou mais consistência. O evento vai ter grande projecção mediática, e vai ser moda falar sobre o assunto.

Qualquer câmara, neste caso, a de Alcanena, podia aproveitar "a boleia" e organizar qualquer coisa de género. De uma assentada conseguiam reunir uma vasta documentação e referenciação do concelho, envolviam as populações num assunto muito interessante, divulgavam o que de melhor tem o concelho, e, com um pouco de sorte e habilidade, até poderia vir a ter alguma divulgação nos meios de comunicação.
Seria um bom investimento !!!

Há uns meses atrás, falei aqui sobre esse assunto, e até cheguei a oferecer-me para colaborar num projecto dessa natureza.
Come seria de esperar, ninguém aceitou o repto, mas também ainda não desisti da idéia. Só que, deste modo, a "coisa" tem de ser em menor escala.

AS 7 MARAVILHAS DE MINDE
Em Teoria
Seria um projecto limitado a Minde, ou à freguesia, com o modelo aplicado para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal.
Numa primeira fase seriam seleccionadas 21 obras para votação final.
Como não temos tantas "antiguidades", seriam admitidas obras, novas e antigas, públicas e particulares.
Seria construído um site "oficial" específico sobre o assunto, e que reuniria toda a informação sobre as obras seleccionadas.
Uma parceria entre o Minderico.com, o Jornal de Minde e o Minde.EU, seriam os meios básicos de divulgação e organização da "brincadeira".

Na Prática
Aqui tudo fica mais difícil, porque, para se fazer "a coisa" como deve ser, exige um pouco de trabalho.
Primeiro, há que fazer um levantamento e uma selecção prévia, depois, há que organizar e reunir um conjunto de fotos a alguma documentação descritiva das obras, e... só após estas etapas, estamos aptos a iniciar o processo de votação.
Ideal seria o resultado aparecer no início de Julho, e, para isso, restam 5 meses.
Só com a colaboração de alguns voluntários, e depois com a participação da população, isto poderá ser uma brincadeira interessante.

E perguntam vocês : Para que serve tudo isso?
Não sei ! Mas quem sabe?... Pelo menos ficávamos com um apanhado das nossas preciosidades, e, com o tal golpe de sorte, talvez consigamos umas linhas num jornal, ou algo parecido.

Se houver feedback favorável sobre este assunto, e aparecerem pessoas dispostas a colaborar, talvez avancemos com a idéia.
Caso contrário, ficamo-nos com estas linhas de prosa sonhadora.
Pensem no assunto, e... digam qualquer coisa !!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá, bom dia

Já sabes a minha opinião. Eu colaboro nisto, desde que seja feito com consistência, tal como propões.

Pré-selecção de uns quantos motivos de interesse, boas fotos de cada um, memória descritiva sucinta mas bem elaborada.

E com mais colaboradores. Falei com o Rui Man e com o Henrique Lobo que se mostraram abertos a colaborar, pois devem der dos Mindericos com mais espólio fotográfico, o que à partida garante uma boa base de trabalho.

Vamos nesta :-)

Vítor

gAz disse...

Podes contar comigo também.

Rosa dos Ventos disse...

Bom dia PM!
Tu não dormes!?
Claro que é uma boa ideia.
Também conta o património natural ou ficamo-nos só pelo construído/desconstruído?

Anónimo disse...

Património natural e construido, em minha opinião. Devem-se evitar construções particulares, por motivos óbvios. Há muita coisa boa em Minde. Nós é que nem sempre reparamos :-)

Vítor

Anónimo disse...

E será só de Minde ou da Freguesia?

No Covão do Coelho existem as ruínas de casas e cisternas com um valor incalculável....e a maior parte das pessoas nem tem conhecimento disso.

Anónimo disse...

Quando se fala em Minde, com certeza que queremos referir a Freguesia de Minde.

pensar minde disse...

Ideia excelente.

Isto pode ser muito bom para a terra. Placas a anunciar as “maravilhas”, panfletos na câmara, junta, etc.. Daqui só podem vir coisas boas.

Teria sido um tema óptimo para um qualquer ano pegar (seria, decerto, melhor que a eleições dos maiores mindericos) mas, se calhar, um grupo de mindericos trabalhe isto melhor.

Acho que devem entrar obras “humanas”, maravilhas da natureza e também obras intelectuais (quadros, músicas, poemas, etc). O melhor é desde logo criarem um critério qualquer e um grupo de conselheiros, pessoas ligadas a Minde e com cultura QB para descobrir e determinar uma short-list (peçam ao CAORG ajuda).

Devem entrar obras públicas e particulares. Não concordo com VMCS. Ser pública ou particular não retira ou dá grandiosidade ou valor a uma obra. Imaginemos uma bela casa antiga de um arquitecto de renome, um belo quadro, outra coisa qualquer que seja particular. Não se qualificarão? A Casa Açores até há bem pouco tempo estava em mãos particulares...

Algumas propostas:

1. Calão Minderico
2. A mata de Minde (o polge)
3. A serra
4. A igreja matriz
5. As capelas de S. Sebastião e Sto. António
6. A casa Açores
7. O coreto
8. Um qualquer quadro de Roque Gameiro

Abraços,
Pensar Minde

Anónimo disse...

O Pedro Micaelo saberá rodear-se das pessoas competentes para levar a iniciatica avante.

Quanto a entrarem ou não obras particulares a minha opinião é essa. Já cá ando há uns anitos e poderá ser fácil criarem-se "atritos" por motivo de uma obra particular.

Há tanta coisa com capacidade de eleição!

Mas deixemos o Pedro Micaelo fazer os contactos.

Posso informar que hoje, por casualidade, encontrei o Professor Abílio, quando vinha a sair de Minde. Parei para falar com ele e 5 minutos depois apareceu o irmão Francisco. Falei-lhes na iniciativa do Pedro. Ficaram entusiasmados.

Importante, acima de tudo, seria conseguir que não aparecessem "primas donas" a querer impor o que quer que seja.

Deveria, em meu entender ser formada uma Comissão ad-hoc, mas com bom senso e chamando aqueles que efectivamente possam contribuir com sugestões ajuizadas.

Pedro, tu tens muito jeito para "coleccionar" e congregar vontades. Força nisso :-)

Vítor

Anónimo disse...

Boa ideia, parabéns.
Para mim a maior Maravilha de Minde é um Património virtual, o Calão Minderico.
Se me permites junto outras sugestões da minha lista, que coincide em parte com um post anterior:
- as menízias (Mantas de Minde)
- a Mata
- a Costa (a paisagem já foi considerada uma das mais bonitas do país)
- a Igreja Matriz
- a Casa Açores
- a Fábrica de Emídio da Silva Raposo
- o Coreto
- a Banda da Sociedade Musical Mindense
-
Infelizmente, já não existe a tília da Praça nem a Feira da Sant'Ana.
Abraços deste xaral do Casal Grande

Anónimo disse...

O João Carlos Manha é uma das pessoas que deviam integrar a Comissão iniciadora. O João vive longe, mas está sempre perto. Tem Minde no coração.

Anónimo disse...

Lembei-me de outra pessoa - uma Minderica - a Paula Maria Capaz. Até vive perto do Pedro Micaelo. São vizinhos, ricos vizinhos :-)