16 janeiro, 2010

Concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal


O conjunto flúvio-cársico da Ribeira dos Amiais é um dos candidatos às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A candidatura ao título foi apresentada pela Câmara Municipal de Alcanena, em parceria com o Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO, dado o interesse geomorfológico e paisagístico e a diversidade de espécies existente no local.

Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, esta zona encontra-se classificada na Rede Natura 2000, inserindo-se no Sítio Serras de Aire e Candeeiros – PTCON0015, pertencente à Lista Nacional de Sítios da Rede Natura 2000. Paralelamente, a nascente do Rio Alviela integra o Sítio Ramsar 1616 – Polje de Mira-Minde e Nascentes Associadas, que constitui uma zona húmida de importância internacional.

Com a candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, a Câmara Municipal de Alcanena pretende divulgar e contribuir para a preservação deste valioso património natural e espécies associadas, num ano em que se celebra a Biodiversidade um pouco por todo o mundo. Até Fevereiro, serão eleitas por um júri 77 maravilhas, que irão depois a votação pública até Setembro de 2010, altura em que serão anunciados os vencedores na Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, Açores.

Para votar no conjunto flúvio-cársico da Ribeira dos Amiais, visite o site www.7maravilhas.sapo.pt a partir de 7 de Março de 2010 e pesquise por região (Lisboa e Vale do Tejo - Distrito de Santarém - Concelho de Alcanena) ou por categoria (Zonas Protegidas).
Publicado no site "CM ALCANENA"

Sem comentários: