27 janeiro, 2010

Canoístas deliciados com Mar de Minde


Empresas de turismo descobrem potenciais do Polje de Minde e, apesar da sazonalidade, começam a apostar na sua exploração. O assunto foi hoje noticiado no site do jornal Record e na revista Sábado.



DESFRUTAR DE PAISAGEM ESPECIAL POR 20 EUROS
Especial e diferente são alguns dos adjetivos que caracterizam uma aventura em canoagem, no Mar de Minde, espaço que, embora não conste no mapa dos adeptos das modalidades de evasão, faz as delícias dos que conhecem o seu segredo e esperam pacientemente pelas condições climatéricas ideais para o seu surgimento. A equipa da Turnauga, empresa que há dez anos descobriu as potencialidades desta superfície de água, abriu inscrições, nesta temporada, para algumas atividades, deixando desde já um conselho: "Fazer logo a inscrição para aproveitar esta oportunidade quanto antes e enquanto durar."

"O Mar de Minde é tão especial e diferente porque só acontece quando há muita chuva e os caudais freáticos ficam sobrecarregados e das nascentes brota água em excesso que acaba por alagar o Vale de Minde", explica Luís Carneiro, um dos responsáveis pela Turnauga. O grau de dificuldade é básico, tornando este programa ideal para iniciados. O percurso, acrescenta o organizador, "é circular, dura cerca de duas horas e meia e permite observar a copa das árvores no mesmo nível dos caiaques, uma paisagem verdadeiramente surrealista".

Mas como neste caso "a natureza é que manda", nem todas as ações agendadas devem chegar a acontecer. Isto porque, de acordo com Luís Carneiro, o Mar de Minde, ou polje (mata) de Minde, no calão minderico, dura até que as nascentes deixem de brotar água e voltem ao seu estado normal, "por isso, só temos datas desde já agendadas até ao Carnaval". Combinar uma sessão de canoagem com uma caminhada é outra solução colocada pelo grupo Turnauga, que classifica o local circundante de excelente para a prática do BTT e pedestrianismo.



A taxa de inscrição (20 euros) inclui caiaque, colete, pagaia, blusão, guias, apoio logístico, banhos e seguro. E para quem quiser conhecer um pouco da gastronomia local, poderá acrescentar 8 euros no ato da inscrição, garantindo, também um lugar no almoço. Energia suplementar a fim de assegurar forças para percorrer os cerca de 5 quilómetros deste mar misterioso.
Publicado no "RECORD" e no "SÁBADO"



COMENTÁRIO:
Já tínhamos conhecimento desta intenção da Turnauga em explorar a canoagem em Minde, apesar da contrariedade de só ser possível em algumas ocasiões especiais do ano, mas é isso que também lhe confere uma singulariedade diferente e apetecível.

Há pouco mais de uma semana, um responsável desta empresa, sediada em Sever do Vouga, esteve em Minde com os Amigos da Pagaia e ficou muito agradado com o que viu, sendo que a ideia parece ter ido avante.
Seria óptimo que nós, mindericos, fossemos os primeiros a apoiar, divulgar e a inscrever-nos. Seria uma forma de fomentarmos o êxito da iniciativa e, certamente, dará para curtir uma diferente na mata, e apreciar melhor o que temos.

Os homens têm tudo controlado e, a avaliar pela foto, até instalaram postos telefónicos ao longo do percurso. Com esta malta, o divertimento é garantido. Mesmo a chover!

Poderá conhecer a Turnauga no site www.turnauga.net ou saber quais os tipos de actividades que promovem no vídeo abaixo.



3 comentários:

Anónimo disse...

Isto do telefone é mesmo verdade??

Anónimo disse...

Não só de canoagem vive a nossa mata.
http://diariodemergulho.blogspot.com/2010/01/minde-2010.html

Nelson Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.