09 janeiro, 2010

Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social




Sabe o que é o CIDLeS ?
É o Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social, já está constituído legalmente e tem sede em Minde / Portugal.

Escrevi Minde / Portugal porque este é um projecto internacional e o primeiro centro da Península Ibérica dedicado só ao estudo da linguística documentacional com o foco nas línguas ameaçadas na Europa, e o primeiro em Portugal (arriscaria até a dizer na Península) sobre linguística tipológica e social.

O projecto conduzido pela Dra. Vera Ferreira e Peter Boula já passou do papel para o terreno, e este Centro já é uma realidade, prevendo-se que venha a iniciar actividade nos finais de 2010.
Alguns dos investigadores que virão trabalhar para Minde já nos visitaram em Setembro passado e, neste momento, estão a ser deligenciados esforços para obtenção de apoios e financiamentos, bem como a procura de instalações condignas.

Será um centro internacional de investigação de linguística documentacional e social, e trata-se de um projecto extremamente importante, não só para Minde, mas para todo o Concelho.
Um projecto CÓPIO PRA DIANTE !!!
Prevê-se que, de início, sirva de base de trabalho a uma dezena de investigadores, com a realização de várias conferências e ciclos internacionais.

E (em primeira mão), em Dezembro de 2010, já está agendada uma importante conferência internacional, cujos fundos e apoios já estão garantidos. Vai ser uma conferência em grande. Em grande mesmo!!!



Em Agosto escrevi neste blog, e hoje repito:

Este Instituto nada tem a ver com o Projecto do Minderico (são independentes um do outro) mas tudo tem a ver.
Sem o Minderico difícilmente Minde teria honras e hipótese de acolher tão importante projecto, e sem o trabalho e empenho da Dra. Vera Ferreira e a sua equipa, nunca teríamos possibilidades de estar aqui a descrever tão risonhos cenários.
Um projecto destes em Minde, não só é relevante pela importância científica e académica que desempenha, colocando Minde no mapa, mas também pelo facto de ser uma ENORME ajuda na revitalização do Minderico e sua possível classificação como 3ª língua nacional.
Seria OURO SOBRE AZUL. E eu acredito!!!

A Dra. Vera Ferreira tem feito um belíssimo trabalho, agora o importante é nós também fazermos o nosso. Aprender, usar, escrever e difundir a Piação do Ninhou é fundamental. Sem este passo todos os esforços serão infundados.

É altura de Minde, os Mindericos, e pricipalmente os autarcas, começarem a olhar estes projectos com uma visão mais ampla. É necessário apoiar e acarinhar muito esta iniciativa que não pode viver só do empenho e boa vontade de alguns.
(...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Força Vera!Espero que este projecto seja uma realidade!