Empresas de turismo descobrem potenciais do Polje de Minde e, apesar da sazonalidade, começam a apostar na sua exploração. O assunto foi hoje noticiado no site do jornal Record e na revista Sábado.

DESFRUTAR DE PAISAGEM ESPECIAL POR 20 EUROS
Especial e diferente são alguns dos adjetivos que caracterizam uma aventura em canoagem, no Mar de Minde, espaço que, embora não conste no mapa dos adeptos das modalidades de evasão, faz as delícias dos que conhecem o seu segredo e esperam pacientemente pelas condições climatéricas ideais para o seu surgimento. A equipa da Turnauga, empresa que há dez anos descobriu as potencialidades desta superfície de água, abriu inscrições, nesta temporada, para algumas atividades, deixando desde já um conselho: "Fazer logo a inscrição para aproveitar esta oportunidade quanto antes e enquanto durar."
"O Mar de Minde é tão especial e diferente porque só acontece quando há muita chuva e os caudais freáticos ficam sobrecarregados e das nascentes brota água em excesso que acaba por alagar o Vale de Minde", explica Luís Carneiro, um dos responsáveis pela Turnauga. O grau de dificuldade é básico, tornando este programa ideal para iniciados. O percurso, acrescenta o organizador, "é circular, dura cerca de duas horas e meia e permite observar a copa das árvores no mesmo nível dos caiaques, uma paisagem verdadeiramente surrealista".Mas como neste caso "a natureza é que manda", nem todas as ações agendadas devem chegar a acontecer. Isto porque, de acordo com Luís Carneiro, o Mar de Minde, ou polje (mata) de Minde, no calão minderico, dura até que as nascentes deixem de brotar água e voltem ao seu estado normal, "por isso, só temos datas desde já agendadas até ao Carnaval". Combinar uma sessão de canoagem com uma caminhada é outra solução colocada pelo grupo Turnauga, que classifica o local circundante de excelente para a prática do BTT e pedestrianismo.

A taxa de inscrição (20 euros) inclui caiaque, colete, pagaia, blusão, guias, apoio logístico, banhos e seguro. E para quem quiser conhecer um pouco da gastronomia local, poderá acrescentar 8 euros no ato da inscrição, garantindo, também um lugar no almoço. Energia suplementar a fim de assegurar forças para percorrer os cerca de 5 quilómetros deste mar misterioso.
Publicado no "RECORD" e no "SÁBADO"

COMENTÁRIO:
Já tínhamos conhecimento desta intenção da Turnauga em explorar a canoagem em Minde, apesar da contrariedade de só ser possível em algumas ocasiões especiais do ano, mas é isso que também lhe confere uma singulariedade diferente e apetecível.
Há pouco mais de uma semana, um responsável desta empresa, sediada em Sever do Vouga, esteve em Minde com os Amigos da Pagaia e ficou muito agradado com o que viu, sendo que a ideia parece ter ido avante. Seria óptimo que nós, mindericos, fossemos os primeiros a apoiar, divulgar e a inscrever-nos. Seria uma forma de fomentarmos o êxito da iniciativa e, certamente, dará para curtir uma diferente na mata, e apreciar melhor o que temos.
Os homens têm tudo controlado e, a avaliar pela foto, até instalaram postos telefónicos ao longo do percurso. Com esta malta, o divertimento é garantido. Mesmo a chover!
Poderá conhecer a Turnauga no site www.turnauga.net ou saber quais os tipos de actividades que promovem no vídeo abaixo.
É já no próximo fim-de-semana, 30 e 31 de Janeiro, que se realiza a habitual Festa em Honra de S. Sebastião e Sto. António em Minde.

Fernanda Asseiceira, Presidente da Câmara de Alcanena, informou na reunião ordinária do executivo realizada esta tarde, que se iniciou hoje a auditoria externa às contas do Município Alcanenense. A autarca, informou que o trabalho de auditoria em princípio vai incidir na gestão da autarquia desde 2008.
À margem da reunião, questionámos Fernanda Asseiceira sobre a situação da colocação ilegal dos resíduos tóxicos colocados ilegalmente em Covão do Coelho, no Parque Natural das Serras Aire e Candeeiros que foram denunciados pela comunicação social, onde houve posteriormente intervenção da fiscalização do Ministério do Ambiente. É de conhecimento público, que foi estipulado um prazo por aquela entidade, para que fossem retirados pelo proprietário até ao passado dia quatro do corrente mês de Janeiro, todos os resíduos e respectiva limpeza do espaço afectado. 




Oficialmente, hoje é o dia do 845º Aniversário da vila de Minde.
Ao contrário do que é hábito naquele município, o público e a comunicação social vão deixar de poder acompanhar o desenrolar dos trabalhos na primeira reunião de cada mês, passando esta faculdade a ser apenas concedida na segunda reunião de cada mês. 







O incentivo financeiro do MODCOM a micro, pequenas e médias empresas contempla apoio a 3 tipos de acção:
A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) vai levar a cabo a acção “Um dia na Freguesia de…”, um projecto com vista à implementação da actual Estratégia Local de Desenvolvimento. O plano vai decorrer entre 2010 e 2011, nas 66 freguesias dos seis concelhos que compõem o âmbito da ADIRN.
Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, esta zona encontra-se classificada na Rede Natura 2000, inserindo-se no Sítio Serras de Aire e Candeeiros – PTCON0015, pertencente à Lista Nacional de Sítios da Rede Natura 2000. Paralelamente, a nascente do Rio Alviela integra o Sítio Ramsar 1616 – Polje de Mira-Minde e Nascentes Associadas, que constitui uma zona húmida de importância internacional.
A quinta caminhada da temporada 2009/2010 do projecto Caminhadas pelo Concelho, e a primeira do novo ano de 2010, realiza-se no próximo dia 17 de Dezembro, na freguesia de Vila Moreira, estando a concentração marcada para as 10:00h, junto ao Largo da Igreja, local onde serão efectuadas as inscrições gratuitas.
O pessoal ficou tão animado com esta visita ao Ninhou, que não perderam tempo a organizar uma nova "excursão", e no próximo Sábado já têm encontro marcado, havendo quem se desloque mais de 500 Kms para vir remar no nosso Mar de Minde.
As estátuas alvo do vandalismo são as dos papas Paulo VI e João Paulo II e, na Praça Pio XII, a do papa Pio XII e a do bispo D. José Alves Correia da Silva. As paredes exteriores da própria igreja também foram pintadas. Os trabalhos de limpeza das inscrições, que o santuário em comunicado diz serem difíceis, começaram esta segunda-feira de manhã. O santuário acrescenta no comunicado que “torna pública a sua tristeza”.
A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país. Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país. 



VALE é um espectáculo coreográfico e musical que mobiliza 14 intérpretes, vindos da dança, do teatro e da música, e 40 participantes locais. VALE cria, com a sua dinâmica laboratorial, espaços de encontro e trabalho regular entre artistas e as populações. VALE é um projecto de criação artística regional que parte do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo e se conjuga com os Teatros e as comunidades onde estes, hoje, se integram. Nesta terra onde o rio é mar, aprendemos que a pele tem flor, que o gado tem vida de homem, que os lençóis são de água escura, que as pedras se rebentam para fazer nascer as oliveiras, que no tomilho poisam morcegos, que o vento lava, leva e traz. Este VALE, instalado no algar do teatro, envolverá então o público e irá transportá-lo até terras fundas de vaidade e obediência, onde se desafia o medo, onde a água transborda e inunda, onde o sol e a sombra se encontram…
Lince ancho a todos os que engenharam para que jordasse cópio, ora com piações pela tece-tece do bruxo ou pelo xambel de estribo me jordavam tarranteza para engenhar cópio, o que frederico neste planeta ancho. Jordar cópiamente a piação do ninhou nos das caçoas de todos os xarales e engenhar cópiamente para que os que não são antónio forno da piação, jordem às da classe do touquim para engenhar conosco piando à modeia e não deixar cair no gualdino a piação. Jordo na chaveca que com o engenho de todos a piação não vai encolher os mirantes.