25 agosto, 2009

Alcanena: habitantes de Minde protestam contra fecho de centro de saúde


Publicado na edição on-line do Público mas transcrito da agência Lusa: Com os meus agradecimentos à «Minderica desiludida» mas também eu a li nos feeds do Publico que recebo no telemóvel.

Habitantes de Minde, concelho de Alcanena, concentraram-se hoje junto ao centro de saúde local, em protesto contra o encerramento daquele espaço para passar a receber um Serviço de Atendimento da Gripe, uma decisão tomada sem o conhecimento da autarquia local, proprietária do edifício.

O presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo, disse à agência Lusa que a decisão do Agrupamento de Centros de Saúde da Serra d'Aire foi unilateral e a autarquia não foi informada. "Estávamos a fazer obras para disponibilizar uma parte do edifício para acolher o Serviço de Atendimento da Gripe quando fomos surpreendidos com a notícia do encerramento do centro de saúde", afirmou o autarca.

Luís Azevedo explicou que contactado o director do Agrupamento de Centros de Saúde da Serra d'Aire, este reuniu-se hoje com a vereação, tendo sido decidido que o centro de saúde retoma a sua função normal até que seja necessária a abertura do Serviço de Atendimento da Gripe (SAG), uma situação que será provisória e que será remediada com respostas alternativas.

O autarca adiantou que a entrada em funcionamento do SAG em Minde, logo que se justifique, obrigará a que, transitoriamente, "provavelmente até ao fim de Dezembro", os habitantes daquela freguesia tenham de recorrer ao centro de saúde de Alcanena, a cerca de oito quilómetros de distância, estando a câmara disponível para facilitar o transporte dos doentes.

Por outro lado, estão a ser equacionadas outras soluções, como o recurso aos bombeiros, para a prestação de cuidados às populações que tenham mais dificuldade em se deslocar e cuidados de enfermagem, estando ainda assegurada a continuação do apoio domiciliário, afirmou.


1 comentário:

MindericaDesiludida disse...

Como podemos ver......afinal....ninguém resolveu nada!!!!!! Tanto barulho para nada. Todos se aproveitam à sua maneira de um assunto muito grave.....que afecta a população de Minde.....sim....o povinho....não os senhores e senhoras doutouras que tão eloquentemente discursam e opinam....mas felizmente podem ter cuidados medicos de outra especie....não precisando do centro de saude.

Ora independentemente da filiação politica ou não....é de lamentar o aproveitamento politico que esta questão tomou.....só vem demonstrar o que nos espera na próxima legislatura.

Não quero de forma alguma ofender ninguém....pois também ´só enfia a carapuça quem quer.

Dito isto....pouco mais há esperar de todos os senhores e senhoras que nos pretendem (des)governar.