06 dezembro, 2008

É ribatejana a mulher mais idosa do mundo

A Mulher mais velha do mundo vive com pensão de 370 euro mensais.
Maria de Jesus, moradora da pequena aldeia de Corujo, em Tomar, tornou-se esta semana a mulher mais velha do mundo. Desde quinta-feira que Maria de Jesus, 115 anos, ocupa o primeiro lugar no top dos supercentenários, após o falecimento da norte-americana Edna Parker que liderava o ranking de longevidade. A supercentenária de Tomar, que completou os 115 anos no dia 10 de Setembro, encabeça agora uma lista mundial da qual fazem parte 88 pessoas com mais de 110 anos.

Quando nasceu, em 1893, Portugal era um reino governado pelo rei D. Carlos. Assistiu à implantação da República, passou pela ditadura de Salazar, "de quem nunca gostou", sofreu as agruras das duas guerras mundiais, festejou a chegada da democracia no 25 de Abril, pelas "melhorias que trouxe para a vida do povo", e teve a maior festa da vida quando a vieram buscar numa "Limusina", com condutor, para a levarem à Expo 98, onde recebeu tratamento VIP.

Apesar da idade, Maria de Jesus continua a tomar só meio comprimido por dia para a tensão. "A cabeça dela é que já não é a mesma; desde há um ano, fala pouco, não reconhece os netos, deixou de ver televisão e já ouve e vê mal", afirmou a filha Maria Madalena, de 84 anos, que recusa meter a mãe num lar.
(...) Ler mais no "O RIBATEJO"

Sem comentários: