06 dezembro, 2008

Barómetros das Queimadas

Painel Indicativo do Índice de Risco de Incêndio Florestal
- Informação do Gabinete Técnico Florestal

O Município de Alcanena colocou três painéis indicativos do Risco de Incêndio, em locais estrategicamente escolhidos, devido ao Risco de Incêndio que apresentam e à maior afluência de pessoas. Estes painéis foram, então, colocados nas Freguesias de Espinheiro, Minde e Monsanto. (...)

Os painéis apresentam um semi-circulo subdividido em cinco classes de Risco de Incêndio catalogadas como: REDUZIDO, MODERADO, ELEVADO, MUITO ELEVADO e MÁXIMO.
A cor atribuída a cada classe de Risco representa a severidade do mesmo, bem como o estado dos combustíveis florestais e da meteorologia, de modo a prever as condições de inicio e propagação de um incêndio, pelo que todas as actividades agro-florestais a desenvolver em meio rural devem ser precedidas de uma consulta aos painéis de Risco de Incêndio.
(...) Ler mais no site CM ALCANENA


COMENTÁRIO:
Agora dispomos de uns barómetros para sabermos a altura em que podemos fazer queimadas. Idéia interessante, principalmente agora no Inverno. Como o ponteiro é manual, quem o vai actualizando diáriamente? Será mais um trabalho para uma ronda diária de jipe? Se necessário, contrate-se mais um funcionário. Quando não há que fazer, inventa-se...

1 comentário:

Anónimo disse...

Onde é que está o painel de Minde?