09 maio, 2008

Inauguração do S. Pedro

Devia haver mais inaugurações no Concelho de Alcanena.
O Cine-Teatro S. Pedro teve o condão des espevitar exucutivos e funcionários, e desta vez até foram rapidíssimos a publicar a notícia no site oficial da CMA. Seria bom que continuassem assim em relação a todos os outros assuntos.

Casa Cheia na Reabertura do Cine-Teatro São Pedro
A sala foi inaugurada pelo Ministro da Cultura, o passado dia 8 de Maio, data em que se assinalou o 94.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena.

Eram cerca de 21:30h quando o Ministro da Cultura, Dr. José António Pinto Ribeiro, descerrou a placa de inauguração do renovado Cine-Teatro São Pedro, sala de espectáculos cuja primitiva construção remonta a 1954, resultado da vontade e empenho de um conjunto de industriais de curtumes.

Cerca de vinte anos após o seu encerramento, o Cine-Teatro São Pedro reabriu as suas portas, numa cerimónia que, para além da presença do Senhor Ministro da Cultura, contou também com a presença de outros notáveis, de entre os quais destacamos o Eng.º Fonseca Ferreira, Presidente da CCDRLVT, entidade que financiou em 75% a reconstrução deste equipamento.

Numa intervenção que rondou os dois milhões de euros, do antigo Cine-Teatro restam, como elementos mais visíveis ao público, a Fachada, do arquitecto Lima Franco, e a imponente estrutura de palco / boca de cena. A frente de casa manteve também, basicamente, a mesma estrutura, destacando-se, de entre as várias alterações, o redimensionamento do auditório, com uma plateia com capacidade para 300 espectadores, contra os 588 da antiga sala; o nascimento de uma Galeria que se desenvolve em dois pisos, no lugar do balcão; a eliminação do fosso de orquestra e ligeiro aumento do proscénio. Atrás do palco foram mantidos os camarins, tendo sido acrescentado um piso, destinado à Direcção e Serviços Administrativos, que permitiu também aumentar o número de camarins que, actualmente, têm capacidade para 20 artistas.
Ler mais in "Alcanet"



PS: Texto e Fotos retirados do site CM Alcanena
Para Casa da Cultura, é pena focarem tanto os político e tão pouco os verdadeiros artistas.

Sem comentários: