11 agosto, 2008

Encerrado para balanço

Em pouco mais de dois anos foram publicadas no Minde-Online 817 artigos (posts).
Cerca de 50 000 visitas, 65 000 page views e 4 000 comentários são outros dos registos da vida deste blog.
Largas centenas de horas investidas e vários milhares de horas que se gastaram a ler o que por aqui se escreve e ilustra, poderiam ser outros dos registos. Mas pouco interessa. O que interessa é que hoje é um dia e amanhã já será outro. E o ideal será vivermos o amanhã melhor que o hoje.

Se entendesse que este blog estava a contribuir em alguma coisa para este ideal, não estava aqui com esta lenga-lenga , mas por vezes é necessário parar para balanços. Quando começamos a questionar os ideais e objectivos, o melhor é mesmo o STOP.
Tudo tem um princípio, meio e fim, e este blog não foge à regra. Há que situar em qual das fases o mesmo se encontra.
O Minde-Online foi uma experiência interessante, um simples blog sem qualquer pretensão, mas com objectivos e intenções de que pudesse vir a constituir uma mais valia para a informação e comunicação das gentes de Minde. Os objectivos estão longe e ... os resultados fraquinhos.

Um blog é constituído por posts e comentários e pessoalmente não estou muito interessado em andar aqui com uma trabalheira para dar palco e tempo de antena a meia dúzia de anónimos cujo interrese único é ir lixando o parceiro, e ir deitando veneno para o ar.
O Minde-Online é basicamente conotado com o meu nome e estou farto de ser associado, não ao que escrevo e assino, mas principalmente áquilo que alguns anónimos se lembram de ir escrevendo a seu belo pazer maldizente.
Para muitos cidadãos, e principalmente para os que cá não vêm e percebem pouco de internets, é tudo a mesma coisa e sou eu que escrevo as baboseiras todas. Só sei dizer mal.
Mas não é bem assim!
Dou a cara por aquilo que escrevo, e por vezes não estou com rodeios, mas fartei-me do papel de ser visto e interpretado como o mau-da-fita.

Um peneirento que está lá para Lisboa a mandar umas laraxas, com a mania que sabe alguma coisa e só sabe dizer mal, ainda vá que não vá, mas ter que gramar e dar a cara por meia dúzia de palhaços venenosos que gastam o tempo e os neurónios a ver como hão-de lixar o próximo e contaminar o ambiente? Não, obrigado. Tenho mais que fazer, e não estou para aí virado. A coscuvelhice e a intriga não são os meus temas preferidos.

Os comentários valem o que valem, poderão ser melhor ou pior filtrados, mas não tenho vocação para polícia, nem para perder muito tempo a tentar decifrar indirectas em que muitos conterrâneos são especialistas.

Tudo tem um princípio, meio e fim, e este blog não foge à regra. Há que situar em qual das fases o mesmo se encontra. Um pouco de sol na moleirinha e uns mergulhos de água salgada talvez ajudem a aclarar as idéias.
Mas pouco interessa. O que interessa é que hoje é um dia e amanhã já será outro. Até lá, um bem-haja a todos e muito obrigado por nos ter acompanhado nestas bloguices.
Vamo-nos vendo por aí !!!



PS: Deixo-vos com uma pequena biografia de Justino Guedes. Um bom exemplo de "Ser Minderico".

Justino Guedes : Um Grande Minderico

Minderico, residindo em Lisboa quase toda a vida, Justino Guedes foi um dos maiores beneméritos e impussionadores de Minde nos inícios do século passado. A ele se devem muitas obras e grandes iniciativas.
Um empresário de sucesso, um grande Homem, um visionário, e exemplo de verticalidade que bem poderia servir de "bitola" aos verdadeiros mindericos.

Em 5 de Junho de 1903, o jornal semanal "O Portomozense" fez-lhe uma justa homenagem, dedicando-lhe integramente a primeira página:




JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
De ha muito que vem minha vontade, hoje realisada, de escrever, não a biographia, que para tanto não chegam o meu engenho e arte, mas sim tributar aqui, por meio d'estes meus singelos e desadornados traços, sincera e merecida homenagem ao vulto proheminente de Justino Guedes.
E' hoje, então que o modesto e obscuro professor official de Minde, publicando e pondo bem em relevo os altos serviços prestados, com especialidade no respeitante a instrucção, por aquelle illustre benemérito, a este referido logar de Minde, manifesta em seu nome e de todos os laboriosos mindericos, o sagrado dever de gratidão. Mas preciso será dizer, também que não é, por modo algum, a odulação e muito menos a ousadia de infundadas pretenções a biographo, que o levam apezar de :sua rude penna para fallar d'um filho, d'um amigo, de um devotado protector d'esta laboriosa povoação. A causa d'isto tudo, isto tudo mesmo, é a sincera expansão do agradecimento de humildes beneficiados ao seu bemfeitor enaltecido pela pratica de acções beneméritas, nobilitadoras.

Nasceu Justino Guedes em Minde, povoação ao temo do concelho de Porto de mas hoje do termo de Torres Novas, a 23 de fevereiro de 1862; tendo, portanto, 51 annos de edade. filho do sr. Manuel Roque Gameiro e da ex. sr.a Quiteria de Jesus Guedes, já fallecidos, e irmão dos srs. Alfredo Roque Gameiro, laureado aguarellista distincto collaboradòr artístico do «Diário de Noticias», e José Roque Gameiro Guedes, ha pouco promovido a major de infanteria em Bragança. Também é sobrinho materno dos faeclidos Dr.João Hygino Guedes muito conhecido e afamado jusrisperito de Lisboa e rev.° p.e Justino Guedes - ambos filhos do seu avô Filippe, um dos primeiros proprietários que, no seu tempo, aqui houveram. O ex.m° sr. dr. Ernesto Adolfo Teixeira Guedes, distinctissimo professor de instrucção secundaria no Lyceu Nacional de Santarém, é seu primo.
Como se vê, sua ex.a descende d'uma familia distincta.

Cedo se ausentou para longe da casa paterna, para longe de sua querida e extremosa mãe, pois que aos nove annos de edade partia para Lisboa, chamado pelo seu tio dr., cujo nome já indiquei, que o mandou educar, e em casa do qual permaneceu até 1866. Pagou sempre com a gratidão os favores recebidos d'este seu tio. Pouco tempo depois d'aquelle anno empregou-se, como caixeiro, no estabelecimento de lithographia e armazém de musica de Figueiredo, de quem sua virtuosa e dedicada esposa, D. Maria José Guedes, é filha. Veio, portanto, mais tarde, a ser genro de seu primeiro patrão; prova de que, em todos os tempos, Justino Guedes se houve sempre á altura de merecer a estima e consideração de todos. Foi n'este estabelecimento lithographico que lhe começou a raiar a aurora do seu futuro progresso prcfulgente e estimulador, porque d'alli obteve os primeiros conhecimentos da arte que tanto o tem engrandecido, notabilisado.

Em 1869 saiu d'esta casa e entrou, também como caixeiro, para um dos estabelecimentos de papelaria do sr. Veríssimo José Baptista, mas, passado algum tempo, e depois de ter feito uma transacção com seu patrão, em que lhe tomou de trespasse uma das suas lojas de papelaria na rua de S. Paulo, n3, em cujo estabelecimento collocou um seu primo, e como naturalmente toda a sua tendência fosse para a industria lithographica, foi tomar conta d'uma officina d'esta arte, que estava situada defronte do estabelecimento de papelaria acima referido, onde fora combinação com Leal, Costa & C.a, ludida officina de phia trabalhava exclusivamcnte para a importante fabrica d'estes senhores, com quem se dava a feliz coincidência de Justino Guedes, ser também mirto amigo.

Como desejasse o novel industrial desenvolver e ampliar mais a sua industria, para a qual se sentia com grande vocação, mudou o estabelecimento para a rua Jo Vasco da Gama, onde
foram assentes novas e bellas machinas, para a boa execução dos trabalhos lithographicos, que elle próprio comprar ao extrangeiro, onde também adquiriu conhecimentos indispensáveis para a mais completa perfeição e maior desenvolvimento da sua crescente officina, que depois de devidamente instal-lada, começou logo a produzir bellos trabalhos de chromo lithographia, a que Justino Guedes se dedicou do coração, arrostando no principio com algumas deíiculdades, mas sempr eimperturbavel, inpavido, ante ellas, perdendo mesmo muito capital, mas sempre animado, esprançoso, n'um futuro mais largo, próximo e impulsionador, n'um futuro que já ha muito lhe sorria.

Não estacionou, então, aqui ainda a evolução do seu immaculado progresso: Aumentando extraordinariamente o movimento de sua casa, viu-se obrigado a mudar a ofíicina para a rua da Oliveira, ao Carmo, installando-a agora n'uma casa, cuja amplitude seria proporcional á sua evolutiva actividade industrial. Effectivamente, esta officina lithographica tomou tal incremento, que era talvez a primeira do paiz.



E assim ia este grande e arrojado emprehendedor, que teve a gloria de ver que foi a sua officina a primeira que executou trabalhos em chromo-lithographia, para o que em 1879 foi contratar um francez, distincto official d'esta arte, a quem pagou liberalmente, gastando mesmo grossas quantias, tudo com o fim de pôr em pratica por uma maneira correcta, comprehendida, mais uma das suas nobilitadoras aspirações, mais um emprehendimento da sua ideia fecundissima, assim ia, digo, este illustre industrial, caminhando a passos agigantados para esse futuro mais largo, a que teria de chegar cheio de glorias.

Effeciivamente assim aconteceu: Justino Guedes, devido só ao seu próprio trabalho honradíssimo, á sua actividade, seu notiblissimo carácter, sua finíssima táctica de boa administração, tem-se elevado, engrandecido, ao ponto de hoje ser um dos primeiros e mais conceituados industriaes da capital. É um homem que não cança nunca; elle n'um dia dá mais de cem despachos, resolve mil coisas, trata com este, com aquelle, emfim, nao tem um momento de seu e ha de ter sempre o tempo bem aproveitado e divididinho, para lhe chegar para as suas innumeras occupações.

Ainda ha pouco eu mesmo, no curto espaço de tempo que estive em Lisboa, em sua amável companhia, tive occasião de observar o que já por mais de uma vez me teem aflirmado relativamente á sua constante e inconcussa labutação. E com effeito, não poderia deixar de assim ser: sua ex.ª tem hoje a seu cargo a administração da importantíssima casa de Lisboa, julgo que a primeira no genero, a «Editora», (a antiga Companhia Nacional Editora, casa por elle fundada e também, se não estou em erro pelo sr. David Corrazzi e outros, em 1891, deixando, então, n'esse mesmo anno, a da Oliveira, ao Carmo) de que é hoje proprietário mais o sr. José de Mello; é director das officinas lithographicas da «Companhia dos Tabacos de Portugal», para onde foi nomeado ha quatorze annos; c administrador da antiga fabrica Bachelay de fundição de ferro e bronze na rua da Boa Vista, hoje da viuva de J. P. Marcello, e, além d'isto tudo, tem sempre muitos outros serviços extraordinários, sendo a maior parte d'estes aquelles, que tão promptamente e com cuidado paternal, presta aos seus parentes, aos seus patrícios, aos seus amigos, nos poucos momentos que pode dispor da sua lida ordinária.
Da antiga fabrica de vidros da Amora foi também o ex.mo sr. Justino Guedes um dos sócios fundadores.
Emfim, sua Ex.ª o Sr. Guedes, é um d'estes homens que devem tudo a si, á sua actividade, ao seu trabalho e que só sabem engrandecer-se á custa do próprio merecimento.

O povo de Minde tem também a agradecer a este grande homem o calcetamento d'algumas ruas d'este logar, merecendo especial menção o da rua do Relego, e também agora ultimamente o ter conseguido a apprpvação de 2.5oo$ooo réis no respectivo orçamento do Ministério das Obras Publicas, para reparos na egreja matriz d'esta nossa freguezia; d'esse dinheiro já vieram 3008000 réis, que estão já em poder da junta de parochia, constando-me que virá mais^ brevemente.

Tratamos agora do que verdadeiramente mais dá causa a ver a luz da publicidade este modesto artigo.
Quasi todos os benefícios públicos que esta terra tem recebido, ha um par d'annos a esta data, se devem ao seu dilecto filho de que venho faltado, e a quem hoje sinto a intima satisfação de prestar devido preito.
Entre esses melhoramentos de utilidade publica a que acabo de referir-me, destaca-se, em primeiro logar, pela sua capital importância, pelo seu fim humanitário e civilisador, a risonha casa d'aula, que, com toda a certeza, se não fosse a poderosa influencia (…)

05 agosto, 2008

Festas e Tradições de Minde n' O Portomozense


Festas e Tradições de Minde (Costumes)
FATIA

Já viram os nossos leitores a celebre costumeira que ha em Minde por occasião dos baptisados; falta-me ainda falar da fatia que é distribuída pela garotagem d'ambos os sexos. É o que vou fazer agora.
Chegado o acompanhamento junto da porta dos pães do neophyto, a madrinha, á entrada, achando-se todos descobertos, faz a sua mesura ao parocho. Apenas entram, um dos convidados (ás vezes dois) tira de cima da grande mesa um pão e uma faca e sahe para a rua para distribuir pelos garotos pequenas fatias.
O pobre homem rodeado de perto de cem desordeiros, sem se poder voltar nem para uma nem para outra parte, com os ouvidos aturdidos com os gritos de — mim dê, mim dê, dê mim, dê mim — (será d'esta usança que parece tão antiga como a povoação, que a freguezia de N. S. do Cerejal recebeu o nome de Minde ?) semelha-se ao pequeno bicho que as formigas atacam ao approximar-se de suas tocas. Escusado será dizer que o pobre homem muitas vezes sahe estafado e com o fato mais ou menos rasgado.
Da fatia nasce o costume das madrinhas mandarem todos os annos em dia do Anno Bom e domingo de Paschoa um pão, a que chamam folar. Este presente prolonga-se até perto dos sete annos, muitas vezes pelos afilhados se envergonharem de o receber.

A. de Jesus e Silva (9-8-1902) -
publicado n' O PORTOMOZENSE



Minde - 1955
-Desfile de baptizado em 1955 junto à Praça Velha (in Memórias de Minde)

04 agosto, 2008

Furta carros por vício

Afinal, o "menino" que anda por aí a roubar carros, nem é mau rapaz. "Tem bom coração e é apenas por vício", diz a mãe. Gosta de fazer peões e acelerar, e não aprecia muito andar a pé.
É apanhado, o juíz dá-lhe uma reprimenda, entrega-o à família, dá umas entrevistas, e no dia seguinte volta de novo ao gamanço. Tem 14 anos e mais de cem carros no rol. E se atropelar alguém?
Que grande sistema judicial o nosso !!!


"Desde pequeno que gosto de carros. Agora quero fazer um curso de mecânica para mudar de vida", disse ontem o adolescente ao CM.

Nelson Simão, agora com 14 anos (e não 15 como ontem noticiámos), tem 1,85 m, uma longa história de vida, mas não deixa de ser um adolescente. Revela-se tímido e pouco falador.
As autoridades policiais atribuem-lhe a autoria do furto de uma centena de viaturas, em dois anos. Os últimos 14 ocorreram o mês passado, após ter saído do Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, onde esteve dois anos por determinação do tribunal.
O menor prefere não falar sobre isso. "Quero esquecer", justifica.
Mas quando o tema muda para os carros, os olhos negros e rasgados iluminam-se quase por magia.
Os familiares garantem que nunca o ensinaram a mexer em automóveis, muito menos em motores. Todavia, basta-lhe uma colher de sopa para abrir e pôr a trabalhar um Fiat Uno ou um Honda Civic, os seus dois modelos e marcas preferidos.
Se as viaturas avariam, chega a repará-las para prosseguir a marcha. Por norma, furta para se deslocar entre Alhandra, Alcanena e Porto de Mós, onde vivem familiares. Mas também se apodera das viaturas para alimentar o vício de "fazer peões e acelerar em rectas".

Não sabe ler nem escrever e nunca gostou da escola. "Não tenho paciência para os ‘stôres’ nem os compreendo", diz. Ontem, estava com a avó, em Porto de Mós. E preparava-se para ir para casa da mãe, em Alcanena, "de camioneta". Rosa Simão, a mãe, assegura que está de olho nele, mas afirma-se incapaz de o convencer a mudar sem a ajuda das instituições.
A mãe do menor, Rosa Simão, assegura que ele "tem bom coração". Furta os carros por vício, mas "não os estraga nem rouba nada de valor que lá esteja dentro".
Notícia e Comentários no "Correio da Manhã"

ACAREG 2008 - Acampamento Regional de Escuteiros

Os escuteiros da região ergueram uma autêntica aldeia na Herdade dos Gagos, perto de Marianos, concelho de Almeirim.
O acampamento regional de Santarém reúne 958 crianças e jovens num campo onde não faltam também as novas tecnologias como o posto Internet.
In "O Mirante"

03 agosto, 2008

Novidades editoriais

Visite o MINDE.EU

Agora, na coluna lateral do Minde-Online já pode ler os tópicos das últimas, e sempre fresquinhas, notícias publicadas nos sites do Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP, TSF e A Bola.

Mas a maior novidade, e que me custou uma noitada árdua de trabalho, é que no site MINDE.EU já poderá ver os tópicos, sempre actualizados, do que se publica em todos os blogs desta nossa rede.
Outras novidades aí virão, e grandes, mas primeiro vêm aí as Férias.

Faça uma visita ao MINDE.EU

15 anos de idade e mais de 100 carros roubados

Tem 15 anos e já furtou uma centena de automóveis. A ‘proeza’ atirou-o para um Centro Educativo durante dois anos, mas o castigo não o emendou. Há um mês saiu em liberdade e voltou a roubar. Foi detido quinta-feira pela GNR de Porto de Mós e confessou ter furtado 14 viaturas.

Centro Educativo dos OlivaisUma colher de sopa é suficiente para Nélson S. pôr um carro a trabalhar. Conhecido desde os 12 anos pos este tipo de crimes, praticados entre Porto de Mós e Vila Franca de Xira, o adolescente caiu de novo nas malhas da Justiça.

Saiu em Junho do Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, e em pouco mais de um mês furtou 14 automóveis, que usou para se deslocar entre Alcanena e Porto de Mós, onde tem família.

Quinta-feira, ao início da tarde, a GNR de Porto de Mós apanhou-o em flagrante, ao volante de um dos veículos de que se apoderou. Foi detido sem oferecer resistência.
No posto, acabou por confessar a autoria dos cimes. Sete na zona de Porto de Mós e os restantes na área de Alcanena.
Ler mais no "ALCANET"

PS: Será que foi este mariolas que "pediu emprestado" o carro ao Sr. César?

02 agosto, 2008

Prevenção e Medidas Contra Incêndios

Protecção Contra Incêndios

Está aí a época do calor, o que geralmente implica incêndios.
Há certas precauções que temos de tomar, sendo algumas delas até obrigatórias. Em 2006 foram aprovadas algumas medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, como a obrigação de mantermos os terrenos limpos em voltas das vivendas e construções, e de acordo com o Decreto-Lei n.º 124/206, de 28 de Junho, o não cumprimento destas regras é punível , podendo o valor das coimas chegar aos 60 000€.

Saiba o que diz esta lei, como prevenir os incêndios, e o que fazer durante e depois de qualquer ocorrência no blog Bombeiros de Minde.
O seguro morreu de velho!!!



E se estiver próximo de um incêndio:

  • Ligue imediatamente o 112 ou para os Bombeiros da área;
  • Não prejudique a acção dos Bombeiros e siga sempre as suas instruções;
  • Retire a sua viatura dos caminhos de acesso ao incêndio.

01 agosto, 2008

Novo vídeo do Museu da Vida de Cristo em Fátima

Museu da Vida de Cristo - Fátima

São 210 figuras em cera distribuídas por 33 cenas, tantas como os anos que Jesus viveu, que retratam no Museu da Vida de Cristo em Fátima alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo e da fé cristã.
Inaugurado no dia 13 de Abril de 2007, o novo museu da Vida de Cristo abriu as portas ao público, procurando conquistar os turistas e peregrinos com retratos de época e composições que relatam alguns episódios mais relevantes da vida do Messias.



As figuras de tamanho real que retratam as circunstâncias da época das personagens originais, foram criadas por Gems, um atelier londrino, que também produz peças para o museu Madame Tussaud, em Londres.
Ao longo da visita sucedem-se os ambientes, sons e odores, alternam-se o tempo e o espaço permitindo ao visitante viver os acontecimentos retratados numa harmonia ímpar e com um realismo surpreendente.
Ler mais com Fotos e Vídeos em "ARQUITEK"



CURIOSIDADE E CASUALIDADE:
Este vídeo foi colocado ontem no Youtube, e por casualidade fui o primeiro visitante a visualizá-lo. Casualidade também é o seu autor ser meu conhecido e natural de Covas / V. Nova da Cerveira no Minho. Terra onde tenho estado a trabalhar na restauração e reconstrução de uma vivenda em granito de que estou a gostar muito. (logo publico umas fotos)