31 janeiro, 2007

Polje de Minde em Fotos

Exposisão de Fotografia

Com intuito da assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas que se comemora no próximo dia 2 de Fevereiro, A Associação de Artesãos Cabaça Seca, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Alcanena, organizam uma exposição fotográfica do n/ conterrâneo Rui Man, sob o tema da Polje de Minde, que estará patente ao público de 02 a 16 de Fevereiro na Biblioteca Municipal de Alcanena.
A Polje de Minde é classificada como a Zona Húmida Ramsar nº1616.



Livro de Postais sobre a Polje de Minde e Nascentes Associadas

Também pela mão da mesma Associação de Artesãos, e em colaboração com a Câmara Municipal de Alcanena, foi editado um livro de Fotos da Polje de Minde, de autoria de Rui Man.
O Livro está disponível no Posto de Turismo de Minde e no sector de Cultura da Câmara Municipal de Alcanena.
As Fotos do Rui Man são excelentes e esta é uma obra muito bem vinda e de grande interese na divulgação dos potenciais paisagísticos da n/ lagoa.
Parabéns ao Rui Man e aos promotores da iniciativa. Bem-haja !!!

29 janeiro, 2007

Torto Nasce, Tarde ou Nunca se Endireita



Muito já escrevi sobre as inqualificáveis obras de Requalificação Urbana que impigiram a Minde, onde foram gastos milhões que pouco se traduziram em benefícios.
Da superficialidade e falta de profissionalismo que a CMA demonstrou na gestão de todo este processo, resultou uma vila cheia de prumos nos passeios, mobiliário urbano e trabalhos de má qualidade, sentidos únicos sem necessidade e, complicações de circulação.
O que ficou para a história (e catálogo de propaganda eleitoral) foi a fotografia da inauguração junto da placa na Praça 14 de Agosto, e agora a Junta de Freguesia (por sinal da mesma cor) que fique com a "batata quente".

Passado pouco mais de um ano da tal inauguração, já assistimos a uma série de mudanças e experiências no trânsito em Minde. O zeloso Cid não pára de remendar daqui e dali. Endireita os desnecessários e horríveis prumos, coloca e tira sinais, e... faz o que pode e, lhe mandam.
A Junta de Freguesia vai improvisando ao sabor de reclamações e idéias iluminadas, mas tudo o que pode fazer, é mesmo improvisar e ir acudindo aqui e acolá.

O espelho destas Obras de Requalificação com que a CMA nos brindou é o que se passa na Praça Alberto Guedes.
Sem qualquer dignidade, começou por ser uma zona pedonal, improvisou-se 2 estacionamentos e acabou em parque de estacionamento no meio de vasos a bancos importados a granel de Espanha.
Depois seguiu-se um tira e coloca prumos, abriu-se o trânsito num sentido ou noutro, e agora é um misto disto tudo, com prumos perigosos e traiçoeiros, cortados a meio (anti-regulamentares), onde diariamente "enviam" os mais incautos para a oficina.
A Praça central de Minde, tem condições e, merecia um tratamento muito mais digno, funcional e estético. Obras destas? NÃO, Obrigado !!!

Esta é a herança da CMA.
Gastaram milhões da CE à tôa, deixaram-nos mal servidos, e agora, é o orçamento da pobre Junta de Freguesia que tem (e terá) de ir suportando todo este remenda acolá e conserta aqui.
Já lá vai mais de um ano, continuará eternamente, e agravar-se-à até que sejam tomadas medidas mais dramáticas.
Entretanto passam os cinco anos, cessa a responsabilidade do empreiteiro, a Câmara diz que não tem dinheiro, e a Junta vai passar a ser uma "empresa de remendação".
Este hipotético, mas mais que provável cenário, deve levar-nos a fazer contas sobre os enormes custos que irão continuar a aumentar e pesar nos pequenos orçamentos da JFM.
Além da Junta passar a ter despesas fixas e desnecessárias (cujos dinheiros deviam ser canalizados para outros melhoramentos), Minde não passará de ser um retalho de soluções de "remendo e improviso". Multipliquemos isto por uns anos e ... - Não deve ser grande solução!

"Salta aos olhos", de qualquer um, o mau planeamento da circulação automóvel e deficiente estacionamento.
A grande maioria dos prumos é desnecessária, feia e só causa despesas e acidentes. Será necessário restruturar e embelezar certas zonas de Minde, e, dar à vila um "cunho" mais regional, personalizado e de vertente cultural.

Mais tarde ou mais cedo, terá de ser feito um estudo e planemento desta natureza.
Já que a CMA não o fez antes de executar as obras, o mínimo que se pode exigir é que o faça agora. Minde precisa de um novo planeamento, e Minde não pode permitir que o PDM esteja caducado há três anos e não se vislumbre a sua actualização. Porquê estes atrasos ?
É uma matéria em que os Mindericos se devem manifestar e,... bater-o-pé !!!

25 janeiro, 2007

Tudo Malta Porreira !!

Para aqueles a quem passou ao lado, ou não estiveram presentes (como eu):
No passado Fim-de-Semana realizaram-se as tradicionais festas religiosas de S. António e S. Sebastião, cuja organização esteve a cargo da rapaziada dos Vinte Anos.
Não estive presente, mas sei que a cerimónia religiosa foi brindada com a presença de um pároco de outras paragens, o tempo ajudou e a procissão foi o tradicional bonito cortejo.
O espectáculo no Salão Ana Sonsa agradou, tendo sido o concerto da banda da Sociedade Musical Mindense, o ponto alto da noite. Dizem que foi agradável, e que "os putos dos vinte" estiveram bem. Parabéns !!!

Nota : Estes pequenos apontamentos podem ser banais para quem vive em Minde, mas sei que para os que estão mais distantes são elos importantes. Uma pequena foto da procissão ficava aqui bonito, mas na terra é tudo malta porreira : "Só serve dado e arregaçado".
- Colaborar e enviar, volta e meia, qualquer coisa..., nada!
Valha-nos S. António !!!

22 janeiro, 2007

6ª Rampa dos Candeeiros

Domingo, 28 de Janeiro de 2007
6ª Rampa dos Candeeiros.

A Câmara Municipal de Alcanena em colaboração com a Delegação do Inatel de Santarém vão fazer disputar a “6ª Rampa dos Candeeiros” em simultâneo com o “Campeonato Distrital de Rampa do Inatel”.
A partida é em Alcanena e a chegada na Serra de Santo António.
São organizadas duas provas, e vários escalões masculinos e femininos, que vão dos juvenis (15 anos) até aos veteranos, devendo as inscrições ser feitas até 24 Janeiro.
Mais informações em: http://www.cm-alcanena.pt/rampa.htm

12 janeiro, 2007

Mantas de Minde, ainda Mexem !!



Um dos símbolos que mais fama deu a Minde, e cuja industrialização foi o grande motor da nossa terra, está quase em extinção. Resta-nos o Elias Raposo que vai mantendo vivo o fabrico das célebres Mantas de Minde.
No Centro Regional de Artesanato da Chamusca, vai estar patente uma exposição com o título "Mantas Mindricas", sendo a mostra de responsabilidade deste n/ conterrâneo.
A inauguração da exposição está marcada para as 15h30m do próximo dia 13 JAN.

O CRA, está aberto ao público todos os dias, com oficinas, exposição e venda de artesanato, loja de produtos tradicionais, doçaria regional, e também Posto de Turismo... Não deixe portanto, de lhe fazer uma visita... Pode comprar peças únicas em artesanato, ou mesmo, fazer futuras encomendas a seu gosto.
Noticia enviada por LP

11 janeiro, 2007

A Impunidade



A recente publicação no Jornal de Minde de um artigo em que um anómimo oferece 10 000 euros para que no Largo das Eiras seja construído um jardim, em deterimento do secreto projecto de alguém pretender erguer um edificio naquele local, trouxe novamente "à baila" a discussão da precipitada demolição das antigas escolas.
Foi um verdadeiro acto de vandalismo, decidido levianamente pelos n/ autarcas à mesa de um restaurante e no meio de uns whiskys. Esta é a verdade, e só revela o modo como as coisas têm sido decididas no n/ concelho.
É certo que a discussão do assunto (que agora os responsáveis apelidam de mexericos) não trará o edificio de novo, mas este acto não pode passar impune.
Foi um autêntico atentado e crime contra o património local, à revelia de qualquer legislação e até contrariando o PDM.
Terá sido feito algum relatório, por pessoas avalizadas, sobre o interesse arquitectónico do edifício? Foi feita alguma consulta à população? Foi o assunto discutido em Reunião Camarária? Foram ao menos avisados os utilizadores de parte do imóvel (núcleo da Sociedade Portuguesa de Espeleologia)?
Para todas estas questões a resposta é um NÃO.
Existem responsáveis para este acto lesivo para a n/ terra que demonstra incompetência, falta de cultura e desrespeito para com os nossos antepassados.
Por questões menores, já vi serem realizados inquéritos para apurar e punir responsáveis, mas em Minde somos demasiado brandos e pacíficos para nos ralarmos com "coisas destas", e, até premiamos os prevaricadores.
Estas pessoas são as mesmas que se julgam donos do Concelho, continuando impunemente a tomar decissões idênticas, e a quem nós, nas últimas eleições demos maioria absoluta.

PS: Sobre o mesmo tema, visite o Blog Debater-Minde , e, já agora, leia o programa eleitoral dos detentores do poder, reproduzido parcialmente no site Minderico.

09 janeiro, 2007

MINDE.EU

MINDE.EU O site MINDE.EU começa a ganhar forma.
Já está em construção um arquivo dos temas mais relevantes sobre Minde, publicados nos diversos Blogs da n/Rede, sob o título de Dossiers Blogs.
Também já foi aberta uma videoteca, com alguns vídeos mais interessantes que temos vindo a publicar, com o nome de VídeoShow.
Click para uma vista de olhos »»»

03 janeiro, 2007

Minde na RTP 1

Passado um ano e alguns dias em que Minde foi notícia na comunicação social pelo caso do acidente ocorrido no quartel dos bombeiros, eis que ontem voltámos a ter honras de antena na RTP1.
O Programa Portugal em Directo, apresentado diáriamente às 18 h por Dina Aguiar, transmitiu uma pequena reportagem sobre a débil circulação de uma via pública em Minde.
Seria preferível, e muito mais desejável, que Minde fosse notícia por situações mais positivas do que estas, mas..., infelizmente, este é o n/ triste panorama, e aquele com que os n/ autarcas nos brindam.



Click para Visionar ou Desligar

Nota : Este é o vídeo integral da 2ª parte do programa Portugal em Directo transmitido na RTP1 ás 18h do dia 02.01.07.
Tem a duração de 21m 23s.
Se quiser visionar só a parte referente à reportagem de Minde, desloque o "cursor verde" até aos 13m 30s, conforme indicado na imagem abaixo.




Exposição de Bordados

ASS. DE ARTESÃOS CABAÇA SECA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA DE BORDADOS
Posto de Turismo de Minde

A fim de privilegiar a actividade artesanal dos artesãos do Concelho de Alcanena a AACS – ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS CABAÇA SECA juntamente com a JUNTA DE FREGUESIA DE MINDE, tem prevista a realização de uma exposição temporária de bordados, a decorrer do dia 15 de Janeiro a 29 de Março, nas instalações do Posto de Turismo de Minde, espaço único em todo o concelho para divulgação das potencialidades turísticas e artesanais.

Os trabalhos dos artesãos ficarão expostos à consignação, podendo ser entregues um máximo de quatro trabalhos por artesão e sempre com a aprovação AACS. As condições de participação assim como a ficha de inscrição serão entregues ao Artesão devendo ser correctamente preenchidas e posteriormente devolvidas à AACS.

Critérios preferenciais para selecção de trabalhos:
- Elevada qualidade técnica (bons acabamentos) e estética que se enquadre na imagem da loja e restantes produtos.
- Carácter artesanal dos produtos, embora nunca no aspecto “tosco” ou “mal acabado”.
- Raiz e desenho tradicionais, utilizando para isso matérias-primas tradicionalmente usadas.
- As peças deverão ser sempre entregues no Posto de Turismo de Minde, durante a tarde, nos dias úteis das 14h às 18h, até ao dia 12 de Janeiro sendo emitido um recibo pela ACCS no acto da entrega das peças.

in Site CM-ALCANENA

01 janeiro, 2007

Um Bom Ano !!



Naturalmente... Natura Minde !!!
Com os votos de um Bom Ano e a vontade de que iremos fazer alguma coisa para isso, NaturaMinde começa a ganhar forma como evento, e como futuro movimento jovem de integração com o ambiente e interacção com a "Natureza Minderica".
Um Feliz 2007