24 julho, 2007

Alviela sem solução ????



Em 13 de Julho de 2007, a Direcção da Liga de Protecção da Natureza, em comunicado publicado no AgroPortal, escreveu:

«... Em 2005, a LPN, em parceria com um conjunto de entidades nacionais e associações locais, promoveu o Big Jump “Rios a 100%” no Alviela, um rio flagelado pela poluição há largas dezenas de anos. Muitas expectativas foram criadas relativamente à melhoria da qualidade da água do Rio Alviela, pois o evento contou com a presença de representantes do Instituto Nacional da Água (INAG), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e de várias entidades regionais e organizações locais. Mais ainda, as causas do flagelo ambiental do Rio Alviela eram já amplamente conhecidas e as soluções encontradas só aguardavam implementação.

No entanto, passaram dois anos e o cenário permanece inalterado. Desde 2005 têm-se registado diversas descargas poluentes no rio, consequência do funcionamento deficiente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcanena. A última ocorreu em Janeiro último e envolveu o leito do Alviela num manto de espuma. ...»

Ler mais in AgroPortal »»»

Poluição no Alviela

Já em Março de 2006 o Diário do Ambiente »»» noticiava:

Descarga da ETAR de Alcanena polui rio Alviela.
« Devido a uma avaria no Quadro Eléctrico na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcanena, foi libertado produtos químicos, sobre as águas do rio Alcanena, denunciou o Presidente da Junta de Vaqueiros, segundo Firmino Oliveira foram libertados vários metros cúbicos de efluentes contaminados com químicos utilizados na indústria de curtumes do concelho de Alcanena, sobra a água está um monte de espuma e considera, que será impossível de evitar a morte de muitos peixes do rio, lamentando também que problemas técnicos como este, se repitam sucessivamente degrandando o curso de água.

Para esta noite está prevista a primeira reunião da Comissão de Defesa do Alviela, na Câmara Municipal de Santarém, onde participarão deputados nacionais e municipais de Santarém e Alcanena, autarcas, ambientalistas e outros cidadãos. O objectivo é definir uma "estratégia que inverta os problemas do rio Alviela".

Este equipamento foi construído em 1990 mas a associação que gere o sistema de saneamento de Alcanena, constituída pela autarquia e industriais, alega não ter capacidade para assumir os avultados investimentos necessários à reparação de algumas condutas e à conclusão das obras previstas inicialmente no projecto. »


COMENTÁRIO :
Gastaram-se milhões em ETARes que não funcionam, gastam-se milhares em equipamentos e promoção do Alviela, agastam-se as pessoas com o mau cheiro, desgastam-se os cidadãos com tantas desculpas e tanta asneirada. Nada funciona. Não há responsáveis.
Estamos destinados a que seja sempre assim ?

Sem comentários: