06 abril, 2007

Sobre o Museu, Ficamos a Saber

Já tinha sido aqui abordado esta matéria, e a importância que o Museu da Aguarela está a merecer por parte da CMA.
O Sr. Agostinho Nogueira também achou o assunto relevante e escreveu na última edição do Jornal de Minde :


Ficamos a Saber
"O jornal O MIRANTE na sua edição de 21/3 traz a notícia, que foi dada em reunião da Câmara Municipal de Alcanena.

- Foram 60 as candidaturas ao programa de apoios financeiros promovido pelo Ministério da Cultura, entre as quais dois museus no concelho de Alcanena – o Museu do Curtume e o Museu da Aguarela – Roque Gameiro.
- A Comissão de Avaliação seleccionou 14 destas 60 candidaturas e entre as 14 estavam os dois museus para Alcanena.
- Das 14 candidaturas seleccionadas só 8 serão comparticipadas, ficando as restantes seis na posição de suplentes. Nessa lista de suplentes o Museu do Curtume ocupa o 4º lugar e o Museu da Aguarela – Roque Gameiro o 5º. Só poderão vir a avançar se, por desistências, chegar a sua vez.

A Câmara diz ter uma solução alternativa. Se não for através do Programa Operacional da Cultura, o Executivo vai tentar fundos para os seus dois museus através do QREN – Quadro Referência de Estratégia Nacional com ajudas financeiras dos fundos comunitários. Pena é que esses programas de candidatura só devam ser lançados no início de 2008.

Ficamos ainda a saber que o investimento estimado para o Museu do Curtume é da ordem dos 1.556.500 Euros. Comparado com ele o Museu da Aguarela – Roque Gameiro custa uma bagatela - menos de um terço dessa importância – 500 mil Euros.
A verba para o Museu do Curtume não é redonda, o que significa que foi calculada. Ao contrário, a verba para o Museu da Aguarela é redondinha, o que significa que é apenas estimativa.

Tem-se a impressão de que batemos no fundo do poço!
Como é que é possível meter no mesmo saco o museu Roque Gameiro (Museu da Aguarela até parece diminuir a importância do nome), uma instituição com mais de 30 anos de existência legal e personalidade jurídica, museu dedicado à arte de uma personalidade de renome, metê-lo no mesmo saco, dizíamos, com um hipotético museu de técnicas e produtos artesanais ligados a um ramo de indústria local?

- O que diriam os mindericos dos anos 70, os que inauguraram o Museu Roque Gameiro, se soubessem que, trinta anos mais tarde, o seu Museu ia ser preterido perante um hipotético Museu do Curtume?

- Alguns estão aí vivos. Não terão nada a dizer?

- Quem é responsável e a quem compete a promoção e defesa do nome e do património da instituição Museu Roque Gameiro, opondo-se a este tipo de soluções de algibeira, denunciadoras de falta de critério e de apreço pela cultura que se procurou valorizar na segunda metade do século passado?

- Alguém aceita que a importância da instituição Museu Roque Gameiro passe a confinar-se ao âmbito de uma instituição escolar com programas de aulas e de disciplinas, por mais válida e digna de apreço que seja a actividade dessa instituição, e o resto não passe de uma hipótese de museu que, à mistura com outras hipóteses de museus, foi introduzida na confusão das promessas eleitorais?
"
A. Nogueira




COMENTÁRIO :

Sublinho e assino por baixo cada frase e cada palavra do Sr. Agostinho Nogueira.
O silêncio da CMA sobre esta e outras matérias tem sido muito, mas o tempo tudo acaba por esclarecer. A notícia de que os Museus da Aguarela e do Curtume viram as candidaturas a fundos do Ministério Cultura ficarem na gaveta, despoletou o assunto e ficámos a saber o grau de importância que oficialmente a CM Alcanena dá ao Museu da Aguarela (Roque Gameiro).

Ficamos esclarecidos que o Museu do Curtume é prioritário para a CMA e que este custa três vezes mais que o Museu da Aguarela.
Fazendo contas, concluímos que as duas obras custam cerca de 2 milhões de euros, e, pela ordem das prioridades, será necessário que a CMA arrange essa quantia para que Minde venha a ter o nosso museuzinho da aguarela, que custa 1/4 desse valor.

As candidaturas a fundos nacionais ou comunitários, para serem aprovadas, têm de ter projectos sólidos e bem elaborados. A CMA viu relegado para a posição de suplentes (4ª e 5ª) as suas candidaturas para os museus do concelho, o que não será de admirar. Senão, vejamos:
- Perante o Ministério da Cultura, apresentar como cadidatura prioritária (até no valor) um museu de uma indústria local em detrimento do um museu ao maior aguarelista português é um perfeito absurdo e um erro grande de estratégia. Revela logo, perante quem aprecia, que não se está perante um objectivo cultural, mas sim político.
Teoricamente, a candidatura do Museu Roque Gameiro até deveria somar vantagens. Teve existência antecedente. Oferece espólio próprio exposto provisóriamente noutros museus. Dispõe de um local digno cuja edificação patrimonial urge recuperar. E se isto não chegasse, bastava juntar-lhe o nome de Roque Gameiro.

Mais grave será "ler " e descurtinar as verdadeiras intenções de como a CMA desejava conduzir este processo.
- Ao apresentar estas duas candidaturas em simultâneo, e do modo como foram apresentadas - "Queremos o grande Museu do Curtume, e depois também queremos um museusito lá para outra terra do concelho" (mais ou menos isto), leva-nos para um racíocinio lógico que, dificilmente, o Ministério da Cultura aprovaria os dois projectos do mesmo concelho, em simultâneo. A crise é grande, e recordo que só foram aprovados oito projectos no contexto nacional.
- Terá sido este o raciocínio dos gestores autarcas? Não me admira. É raciocíno barato, mas bem admissível. Com duas canditaturas reforçavam a posição no MC, o Museu do Curtume seria aprovado e financiado (até 43%), e ainda havia a desculpa para que o Museu da Aguarela ficasse em stand by, tendo sido até o Ministério da Cultura que tinha entendido assim. Seria esta a estratégia ?

Não sei. Estou é de acordo com o Sr. Agostinho Nogueira, quando escreve:
«Tem-se a impressão que batemos no fundo do poço.»
PM

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Isto é uma vergonha!

Os responsáveis por isto têm de dar a cara e assumir. Ou são homens, ou são reles cobardes.

O Sr. Fresco concorda com isto? E o Sr. antónio branco? e o Sr. joão josé? E o sr. carlos achega? E o caorg, a sra. d. alzira o o sr. vítor coelho da silva?

Isto são pessoas que têm de confrontar os responsáveis por uma das maiores vergonha minderica dos últimos 20 anos e que, mais uma vez, vai passar mais ou menos despercebida...

E ainda perguntam qualq utilidade de blogs e portais na internet. Se não fossem estes, isto nunca se teria descoberto!!

Venham muitos mais.

PM disse...

Não tenho nada contra os comentários anónimos, senão bloqueava o opção. Mas, também entendo que uma discussão séria e participativa dos assuntos só poderá ganhar credibilidade e alguma utilidade quando optar-mos por assinar os comentários. Contudo, a opção é livre, e cada um deve continuar a fazer como entender.

O que eu tentarei evitar é que o anonimato seja usado para ofender terceiros. Entendo que isso é um acto cobardolas de baixo nível, que dispenso nestas páginas.
É esse o motivo que me levou e eliminar o mesmo comentário três vezes repetido o ofensivo a terceiros.
PM

Anónimo disse...

Não li os comentários, mas se os mesmos eram ofensivos acho bem terem sido apagados. Os blogues não devem ser usados para veíulos de ofensa barata e anónima.

É claro que é grave e com contornos muito obscuros o modo como a Câmara está a lidar com este assunto.
Depois de nos iludir com promessas faz-nos perder o apoio do Ministério da Cultura. Só loucos e gestores incompetentes canditariam as duas obras ao mesmo tempo e com o Museu da Aguarela em 2º plano. Até o nome ridicularizaram para ficar ao nível do Museu do Cortume.

Como é possível que o CAORG tenha aceitado tal designação ?

É mesmo vontade de não mexerem uma palha.