25 abril, 2007

Especial 25 de Abril

Já lá vão 33 anos desde o 25 de Abril de 1974.
Para os mais novos não passa do Dia da Revolução que deu direito a mais um feriado e não há aulas. Os mais velhos têm noção das enormes alterações políticas, e para alguns é uma comemoração cheia de emoção e simbolismo. Foi o fim da ditadura salazarista e o início da democracia numa conquista levada a cabo pelos "Capitães de Abril".

Em Minde orgulhámo-nos de um grande líder da Revolução de Abril ter casado na n/ terra. Referimo-nos a Salgueiro Maia, que conduziu as tropas até Lisboa e negociou com Marcelo Caetano a rendição do regime.

Hoje, pelas 14h10m, a RTP1 no programa " VISTO !" transmite o "Especial 25 de Abril", com reportagens e entrevistas.
Um dos entrevistados de Daniel de Oliveira é, nem mais nem menos, que uma neta de Minde. É a filha de Salgueiro Maia que nos falará de seu pai e da revolução. A Não Perder !!!

Quartel do Carmo abre ao público
O quartel da GNR no Carmo, onde a 25 de Abril de 1974 o capitão Salgueiro Maia negociou com Marcello Caetano o fim do regime, abriu hoje ao público pela primeira vez. A iniciativa da Guarda Nacional Republicana assinala o 33º aniversário da Revolução de Abril e os 96 anos da GNR.
Até dia 6 de Maio, o público vai poder visitar a sala onde Marcello Caetano recebeu e parlamentou com o capitão Salgueiro Maia e mais tarde entregou o poder ao General António Spínola.
A sala foi mantida pela GNR como estava na época, com todo o mobiliário
. Saber Mais in Diário Digital »»»

1 comentário:

Anónimo disse...

25 de abril sempre!