18 outubro, 2006

Uma Sede pró Vitória



Embora envolvido com uma capa de mistério e secretismo, muito se tem escrito, falado e discutido sobre a futura construção das sede do CAORG e da banda da SMM. É legítimo que esse assunto mereça estar na ordem do dia, mas não nos podemos esquecer as condições precárias em que está instalada a sede do VFCM.

Uma colectividade com mais de 50 anos de existência, e com um trabalho bastante louvável em prol do desenvolvimento desportivo em Minde, merece umas instalações mais condignas e com condições diferentes das que usufrui actualmente.

Talvez à quase 20 anos que a sede do VFCM está instalada num pequeno edifício pré-fabricado, que anteriormente tinha sido utilizado como local de aulas da ex-tele-escola. Já na altura aqueles edifícios eram construídos com carácter provisório.
É certo que tem servido (remediado) até agora, mas também é certo que “aquilo” não tem condições nenhumas para sede de um clube desportivo no séc. XXI. O VFCM precisa de uma sede. Só com instalações dignas o clube pode sonhar mais alto. Instalações que cativem e motivem dirigentes, atletas e sócios. Instalações providas de meios que possam gerar receitas (bar, restaurante, diversão, etc. etc.)

Vão-me responder que ainda há pouco tempo foi inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo e o ano passado o campo de futebol levou um relvado sintético.Certo. Mas que interessa ter bons recintos e equipamentos desportivos, se não existir uma boa estrutura com condições para promover iniciativas e manter tudo em funcionamento. É necessário um crescimento sustentado sem “elos fracos”, e nesta caso a actual sede do VFCM não se condigna com a grandeza e antiguidade do clube.
Com que orgulho podem os dirigentes trabalhar num espaço pouco estimulante e sem condições de trabalho? (Num outro local e sem serem obrigados a ter o escritório em “casa” talvez não existisse tanta dificuldade em arranjar direcções para o Vitória.)


O Vitória necessita de um edifício sede, de preferência localizado junto ao parque desportivo, que seja planeado de modo a ser um pólo angariador de receitas. Qualquer colectividade, firma ou agremiação só funciona bem quando tem um “escritório organizado”. Neste caso, não estou a falar de recursos humanos, mas sim de instalações. É disso que necessita o Vitória. Uma sede de acordo com os seus pergaminhos e que seja estímulo e orgulho para todos os que “vivem o clube”.

Há um par de anos atrás, um ex-dirigente do Vitória pediu-me para elaborar uns desenhos para os balneários do campo de futebol pequeno. Na altura, entusiasmei-me com a ideia e elaborei uns croquis para a construção de uma futura sede, numa arquitectura similar à do pavilhão construído. Quando o VFCM comemorou os cinquenta anos propus, a esse mesmo dirigente, oferecer o projecto e colocar uns painéis grandes no local da jantarada para começar a movimentar as ideias. Responderam-me que talvez fosse um pouco inoportuno porque estava para vir o relvado sintético e era bom uma coisa de cada vez. Ouvi e calei-me. São esses os desenhos que, pela primeira vez, divulgo através deste blog.

Não tenho qualquer pretensão, mas, caso os actuais dirigentes e sócios entendam começar a levar a efeito a construção de uma sede, mantenho a mesma proposta de oferecer a execução do Projecto de Arquitectura. Na época, o local previsto era o topo do campo pequeno, mas agora, talvez o local indicado seja junto às piscinas, aproveitando o parque de estacionamento destas.
Seja como for, o Vitória não deve estagnar. A ambição faz parte dos campeões.
Bem haja, Vitória !!!

Sem comentários: