31 outubro, 2006

Parabéns à SMM ! Parabéns a Minde !



Está de Parabéns a Sociedade Musical Mindense pelo seu 91º Aniversário, pelo bonito fim-de-semana que nos proporcionaram, e pelo excelente trabalho desenvolvido e bem patente no concerto que nos ofereceu.
Está de parabéns Minde pelo privilégio de possuir um património e um legado que se tem vindo a edificar ao longo de um século e que é um verdadeiro hino à cultura. A Banda da Sociedade Musical Mindense está a caminho de um patamar musical elevado e com um reportório de muito bom gosto e só tocado por grandes orquestras.

No Sábado, tivemos oportunidade de assistir a um dos melhores concertos jamais realizado pela nossa banda.
Se no ano passado o concerto tinha sido excepcional, este ano foi um sonho. Não acredito que, entre a assistência que lotava o Cine-Teatro, houvesse alguém que não estivesse com uma pontinha de orgulho por estarmos perante a n/ banda. Foi realmente um bom momento musical. A peça “Three Famous Cathedrais” encheu-me as medidas. É um percurso fascinante. Podia muito bem ser a banda sonora de um filme.

Todo o concerto, e porque não festival, foi um “must”.
Começou por tocar a excelente Banda Filarmónica”Victória” da Avuca, do concelho da Chamusca, que revelou um trabalho muito interessante do seu maestro, com um reportório criterioso e bem interpretado.
A Sociedade Filarmónica Portimonense foi a banda que se seguiu. Muito swing, reportório alegre, ritmo e temas actuais. Uma banda impecável, onde são bem visíveis as características de uma sonoridade algarvia. Bons músicos e um bom momento.
E por último, actuou a n/ banda, e, só perdeu, quem lá não foi. Divinal pode ser um termo muito forte, mas ficou lá perto.
Não vi ninguém à saída que não viesse com um sorriso nos lábios e um certo brilho de orgulho estampado nos olhos. Sem desprestigiar os seus antecessores, era quase consensual a opinião de que o Maestro João Carlos está levar a efeito uma reforma musical muito grande e com uma qualidade muito exigente.
A banda nunca perderá o nome de banda, mas, actualmente, mais se equipara a uma orquestra filarmónica, que a uma simples banda de festas e coretos. Recheada de muita juventude, haja condições, porque o futuro só pode ser risonho.
Um Obrigado João Carlos, e um bem haja a todos os músicos e directores.



No fim ainda existiu lugar às tradicionais cerimónias de homenagem aos 2 músicos que completaram 25 anos ao “serviço da causa”, e premiar os mais assíduos aos ensaios. Troca de galhardetes entre Bandas que culminou com discurso do Presidente da J F Minde e, por fim o discurso do Presidente da C M de Alcanena.
Proferiu as habituais palavras bonitas de incentivos e apoios, disse que se tem feito muito e se irá fazer mais, tendo até anunciado que o “relvado para a SMM” está para breve.
Esperemos bem que sim e que não passem de palavras vãs e promessas ocas.
Uma colectividade reconhecida como a Pérola Cultural do Concelho bem merece um apoio condigno.
Enfim, foi uma linda festa que se prolongou com uma jantarada e convívio dos músicos.

No Domingo houve desfile pelo centro da Vila e Missa na Igreja Paroquial em memória dos que já nos deixaram.
É justo dizer que esta festa só foi possível graças ao apoio da J F de Minde e da Câmara Municipal de Alcanena.

Em nome da rapaziada do JAZZminde quero enviar um forte abraço à Sociedade Musical Mindense, e agradecer a particularidade da dedicatória, que muito nos sensibilizou e encorajou, de um tema tocado em homenagem ao JAZZminde.
Muito Obrigado.

7 comentários:

Anónimo disse...

eu nao estive la . mas nao pensam a pena que tive ....... fui um dos musicos que com muito orgulho recebeu a medalha comemorativa dos 25 anos de musico; BEM HAJA A BANDA DE MINDE e parabens ao meu amigo JOAO CARLOS

Anónimo disse...

é verdade q nao ouvi a banda a 100 % mas toquei.. é um grande orgulho para um musico seja ele quem for daquela banda ler este post.
obrigada pelos elogios feitos à n/ banda, à banda q todos os mindricos trazem no coração.
é bom ouvir tantos eogios feitos a por volta de 60/70 pessoas (musicos, maestro e direcção).obrigada a todos que foram ver o concerto. :)

beijos de uma trompista

PM disse...

Um abraço ao Lourenço Pires e parabéns pelas bodas de prata ao serviço da banda.
Para a simpática trompista, um aplauso muito grande, e quem tem que agradecer somos nós por tudo o que a banda nos oferece e significa.
PM

Rosa dos Ventos disse...

Tive muita pena de não poder estar presente!
Será que a nossa banda já tem algum CD gravado?
Peço desculpa pela ignorância e...
Parabéns à Banda!

Anónimo disse...

Faço votos para que a futura integração da nossa querida Banda no CAORG, não resulte em menos qualidade.

Anónimo disse...

todas as pessoas tem direito de se manisfestarem as suas opinioes.... neste post se comentava a actuaçao da nossa querida BANDA no seu aniversario mas o comentario deste anonimo foi muito infeliz me desculpe....isso so acontecera quando as galinhas tiverem dentes !!!! essa opiniao e de uma minoria muito restrita. deixe de anonimato e opine claramente....... Lourenço

Anónimo disse...

INTEGRAÇÃO DA BANDA NO CAORG!!!!!!??????

Xiça...
Querem acabar com o bom trabalho que tem estado a ser feito pela Direcção e pelo João???

Não viram o espetáculo que foi o concerto no aniversário????

Se isso acontecer, sou o primeiro músico a sair da banda...