
A construção de dois museus no concelho de Alcanena, o Museu da Pele/Curtumes e o Museu da Aguarela/Roque Gameiro, foram homologados há duas semanas pelo Ministério da Cultura, mas vão ficar na lista de espera para financiamento.
A construção dos dois edifícios fica assim dependente das verbas que venham a sobrar do quadro comunitário de apoio que está a terminar. O presidente da câmara, Luís Azevedo, acredita que existirão verbas disponíveis para avançar com as obras dos novos museus.
Entretanto, a autarquia já adjudicou os dois projectos. No caso do Museu de Alcanena, que ficará situado na sede de concelho, o projecto de concepção/construção foi atribuído à Lena Construções, do grupo Lena, com o valor de 1 milhão e 650 mil euros. A construção do Museu da Aguarela, situado em Minde, foi adjudicada à empresa Alpeso, de Tomar, por 240 mil euros.
in O Mirante »»

OBSERVAÇÃO :
O Museu da Pele / Curtumes começou por ter uma avaliação prévia de 1 556 500 euros e foi adjudicado por 1 650 000 euros.
O Museu da Aguarela / Roque Gameiro teve um custo estimativo inicial de 500 000 euros, foi a concurso público com o valor de 397 476 euros e acabou por ser adjudicado por 240 000 euros.
INTERROGAÇÃO :
Porque será que uma obra mais volumosa (Museu da Pele) sofreu (para cima) um desvio de cerca de 6,5%, e uma obra menor (Museu da Aguarela) sofreu uma alteração (para baixo) de mais de 50% em relação à estimativa inicial ?
CONCLUSÃO :
Só o dinheiro que vai ser gasto na construção (fora o resto) do Museu da Pele em Alcanena dava para fazer 7 (sete) Museus da Aguarela. Quase um museu por cada uma das 10 freguesias do concelho.