08 abril, 2006

Temporariamente Suspenso

Este blog está temporariamente suspenso.
Actualmente a sua continuidade
está a ser assugurada por um novo blog minderico.

POR FAVOR FAÇA CLICK EM


www.xarales.blogspot.com

Ajude os Bombeiros sem gastar um tostão

Se você é daqueles que deixa tudo para a última hora, saiba que o prazo para a entrega do Modelo 3 do IRS de 2005 foi porrogado até 12 de Maio, desde que o modelo seja preenchido via internet :
www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgci/main.jsp
De acordo com a lei Nº 16/2001 de de 22 de Junho, o Estado permite que 0,5% do IRS liquidado reverta a favor de uma instituição de utilidade pública. Pode encaminhá-lo para a Associação Bombeiros Voluntários de Minde e não terá qualquer trabalho nem pagará mais por isso.
É o Estado que transfere essa verba para os Bombeiros Voluntários de Minde. Para tal basta que no Modelo 3 - Anexo H - Benefícios Fiscais e Deduções no Quadro 9, campo 901 - Consignação de 0,5% do Imposto Liquidado escreva o Número de Identificação de Pessoa Colectiva da Associação Bombeiros Voluntários de Minde: NIPC - 501 318 089.
É fácil, sai barato e os Bombeiros Voluntários de Minde agradecem. É só escrever o referido nº., como se exemplifica no quadro abaixo. Colabore e ajude os n/ bombeiros. Nunca se sabe quando pode precisar deles.

07 abril, 2006

Grande Festa da Música 2006


INTRODUÇÃO
Recordando a célebre frase "Minde é uma Terra de Músicos", confirmada pela quase centenária banda da Sociedade Musical Mindense com mais de cinquenta intérpretes, e pela existência do Conservatório de Música Jaime Chavinha com cerca de quinhentos alunos, podemos considerar que Minde é o local ideal para a implementação deste grande projecto cultural que é a GRANDE FESTA DA MÚSICA, que se pretende venha a ter uma continuidade anual, e que integre o Festival de Jazz de Minde e outras actividades culturais complementares.
É um Projecto iniciado por um grupo de "carolas" que, em colaboração com diversas instituições e colectividades, pretende dinamizar a população de Minde, de modo a consolidar esta Festa da Música, e que a mesma venha a fazer parte integrante do roteiro nacional, tanto a nível cultural como musical.
A tradição musical da Freguesia de Minde é ímpar na região centro do país, e para além da citada banda da Sociedade Musical Mindense e do Conservatório de Música Jaime Chavinha, Minde orgulha-se ainda da excelente Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, do Grupo Coral do CAORG com 42 elementos, do grupo de Percussão Clássica e Corporal, do Combo Juvenil de Jazz, do Rancho Folclórico do Covão do Coelho, do Coro Litúrgico da Igreja, e ainda de diversas bandas de música pop e rock.
Pode dizer-se que em cada casa minderica reside pelo menos um músico. Está na alma e na génese deste povo.
É neste contexto que julgamos que este projecto se assume de grande relevância, a curto prazo, para o desenvolvimento e projecção mediática da Freguesia de Minde e Concelho de Alcanena.


PROJECTO E ORGANIZAÇÃO
Em 2006 a realização da Grande Festa da Música está prevista para os dias 19, 20 e 21 de Maio, e o projecto do JAZZminde compreende a realização de três grandes concertos musicais (Sexta-Feira, Sábado e Domingo) com agrupamentos conceituados e de nível nacional.
Gostaríamos ainda de trazer a música para a rua, e nas tardes de Sábado e Domingo, realizar espectáculos na renovada Praça 14 de Agosto, um concerto da banda da Sociedade Musical Mindense no bonito e ex-libris Coreto do também renovado Largo das Eiras, para além de um espectáculo no Centro de Bem Estar Social.

Com a colaboração imprescindível das diversas entidades e colectividades de Minde, o objectivo será organizar uma Grande Festa Anual da Música, que integre como ícone principal o Festival de Jazz, mas que transcenda as limitações físicas dos espectáculos nocturnos do mesmo, através da organização, no mesmo fim-de-semana, de outros espectáculos e actividades culturais paralelas.
Associar Minde a um evento desta natureza, que, continuadamente, possa ganhar projecção nos meios culturais e audiovisuais, e comece a atrair uma determinada faixa do designado turismo cultural, só poderá prestigiar e dignificar o nome da Vila de Minde, aproveitando a oportunidade para divulgar os “valores musicais e culturais da nossa terra”.

Com base nestes conceitos, a comissão organizadora do JAZZminde, estabeleceu protocolos de colaboração com as seguintes entidades o colectividades de Minde :
» Junta de Freguesia de Minde
» Associação dos Bombeiros Voluntários de Minde
» Sociedade Musical Mindense
» Centro de Artes o Ofícios Roque Gameiro
» Comissão Frabriqueira da Igreja
» Centro de Bem Estar Social de Minde
» Casa do Povo de Minde

É um evento com uma organização logística complexa e que envolve a participação de mais de 200 músicos e solistas e mais de 100 colaboradores noutras áreas.
Este ano, num acto de solidariedade para com a tragédia ocorrida em 13 de Dezembro no quartel do bombeiros, a comissão organizadora do JAZZminde 2006 deliberou que todas as possíveis receitas geradas por este evento serão em benefício da Associação dos Bombeiros Voluntários de Minde.
Nos espectáculos realizados ao ar livre serão montadas esplanadas c/ serviço e exploração de bares a cargo dos Bombeiros Voluntários de Minde. No recinto do Festival de Jazz o serviço da bar e mesas será assegurado e explorado pela Sociedade Musical Mindense.

www.jazzminde.com
FINANCIAMENTOS
Apesar do carácter voluntário de todos os elementos que integram a organização e da participação gratuito de muitos dos intervenientes, existem alguns custos de ordem logística e técnica para além dos respectivos honorários cobrados pelos profissionais da música.
É nossa intenção inserir este evento nas comemorações do aniversário do Concelho de Alcanena e para que este evento seja possível, resta-nos apelar ao apoio Câmara Municipal, de algumas empresas particulares, ao merchandising e ao mecenato, e á colaboração da população de Minde.

A referenciar ainda que este projecto reúne todas as condições para num futuro muito próximo poder vir a ser financiado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto das Artes, e que já no próximo ano nos pretendemos candidatar. Contudo, o Instituto das Artes só apoia iniciativas e projectos sustentados com pelo menos 3 anos de actividade, sendo de vital importância que este ano não interrompamos o ciclo já iniciado para podermos reunir as condições necessárias. Se não semearmos não podemos vir a colher !

CONCLUSÃO
Este é um projecto que consideramos ter pernas para andar, e que a muito breve prazo poderá vir a trazer grandes benefícios para a Vila de Minde. Pretendemos colocar Minde no mapa, ajudar e colaborar com as colectividades e implantar em Minde um evento que tenha repercusões nos meios mediáticos e na comunicação social.
Mas não basta a boa vontade de meia dúzia de carolas. É preciso que as entidades e a população digam SIM a este projecto. A Cultura é a maior riqueza de um Povo.
Para mais informações e programação consultar www.jazzminde.com

06 abril, 2006

Agenda Culltural da C.M. Alcanena - 2006


Se lermos o discurso de tomada de posse do Sr. Presidente da Câmara de Alcanena no início do novo mandato, podemos concluir que a cultura e o turismo são duas das grandes apostas da Câmara Municipal para os próximos anos do mandato. Concordo e aplaudo, com a resalva de que a indústria deve manter a sua grande prioridade, visto que é o sustentáculo do concelho.
Todos nós sabemos que a Cultura é a grande riqueza de um povo, e a n/ legislação obriga a que determinada percentagem das receitas das autarquias seja investida na Cultura. (É de Lei).
Visitando a página da net da C. M. Alcanena em www.cm-alcanena.pt/agenda/index.asp , podemos observar que na agenda cultural da CMA para 2006 estão programados 24 eventos.
Destas duas dúzias de eventos (alguns, pouco ou nada têm a ver com a cultura), constatamos que 23 deles estão programados para Alcanena, e apenas 1 para Minde, que foi o caso do teatro para crianças Bão Preto, realizado no passado dia 26 de Fevereiro. Mesmo este evento, só se realizou em Minde porque as infindáveis obras do Cine-Teatro de Alcanena não estão concluídas, sendo que, inicialmente estava previsto para aquele local.
Podemos ainda constatar que 10 dos referidos eventos estão agendados para o Pavilhão Multiusos, porque existe a necessidade de justificar a sua injustificável construção. Mas enfim...
Neste contexto, será de admitir que se a Câmara Municipal investir algumas migalhas em eventos ou projectos culturais em Minde não nos está a fazer favor nenhum, mas sim a cumprir o seu dever.
Recordo que Minde é a 2ª maior terra do concelho e, em termos culturais podemos afirmar que orgulhosamente nos apresentamos na fila da frente. Para bom entendedor meia-palavra basta ...
Na teoria da relatividade, já o menino Carlinhos dizia : 2 e 2 são quatro se somados na vertical, mas se adicionados na horizontal o resultado é igual a 22.

05 abril, 2006

Zona Industrial de Minde


"Os complexos processos de arranque das obras para as infraestruturas das zonas industriais de Alcanena e Minde estão em fase de andamentos distintos, prevendo-se que a Z.I. de Minde seja a primeira a iniciar-se, ainda em 2005."
"Para arranque da obra de infraestruturas da zona industrial de Minde, a Câmara Municipal aguarda apenas que sejam finalizados os processos borucráticos que permitam a propriedade da totalidade dos terrenos afectos ao projecto, já que, nos casos onde foi possível obter um acordo com os proprietários, se aguarda o fim do processo de posse administrativa.
O concurso da obra já foi efectuado, tendo a mesma sido adjudicada por € 853.502.50 (-IVA) ao Consórcio Externo formado pelas empresas Construções do Lena e Construções Aquino. O contrato foi igualmente celebrado, tendo já sido fiscalizado, e aprovado, pelo Tribunal de Contas."


- Não, isto não foi escrito e publicado no dia 1 de Abril. Este artigo tem mais de um ano, e foi o que os n/ autarcas afirmavam no mandato anterior e antes de serem eleitos c/ maioria absoluta para um novo mandato.
Alguém anda a mentir, e a brincar com os n/ impostos. Agora vêm com a treta da badalada zona industrial para os lados do Covão / Vale Alto, e daqui 10 anos (se ainda lá estiverem) vão dizer que junto á Videla é que é o local ideal. Tangas e mais tangas é a especialidade do Azevedismo.
Até posso concordar, com um grande Parque Industrial e Terminal TIR na Zona do Covão / Vale Alto, mas o "cu não tem nada a ver com as calças", e apenas se pretende levantar a confusão para que tudo fique na mesma. Tive um grande professor que afirmava: "A indecisão causa muito mais estragos do que uma má decisão".
Entretanto, em Mira de Aire (começaram depois), o Parque Industrial começa a ganhar forma, e já existem empresas a fazerem projectos, como é o caso de uma conceituada firma francesa que se pretende lá estabelecer.
Em Minde, não se pode pensar em tal coisa. Nem o PDM vão ser capazes de alterar.
Por este andar onde é que isto vai parar ? Se não nos pusermos "a pau" estamos lixados. Sim é o termo exacto. Somos uma "geração rasca" que permite que o esforço dos nossos pais e avós em tentar fazer de Minde uma terra industrial tenha sido todo em vão, por culpa de alguns que apenas pensam no seu bem estar e se estão marimbando para Minde.
Pensem nisto meus amigos, porque o assunto é sério !!!