07 abril, 2006

Grande Festa da Música 2006


INTRODUÇÃO
Recordando a célebre frase "Minde é uma Terra de Músicos", confirmada pela quase centenária banda da Sociedade Musical Mindense com mais de cinquenta intérpretes, e pela existência do Conservatório de Música Jaime Chavinha com cerca de quinhentos alunos, podemos considerar que Minde é o local ideal para a implementação deste grande projecto cultural que é a GRANDE FESTA DA MÚSICA, que se pretende venha a ter uma continuidade anual, e que integre o Festival de Jazz de Minde e outras actividades culturais complementares.
É um Projecto iniciado por um grupo de "carolas" que, em colaboração com diversas instituições e colectividades, pretende dinamizar a população de Minde, de modo a consolidar esta Festa da Música, e que a mesma venha a fazer parte integrante do roteiro nacional, tanto a nível cultural como musical.
A tradição musical da Freguesia de Minde é ímpar na região centro do país, e para além da citada banda da Sociedade Musical Mindense e do Conservatório de Música Jaime Chavinha, Minde orgulha-se ainda da excelente Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, do Grupo Coral do CAORG com 42 elementos, do grupo de Percussão Clássica e Corporal, do Combo Juvenil de Jazz, do Rancho Folclórico do Covão do Coelho, do Coro Litúrgico da Igreja, e ainda de diversas bandas de música pop e rock.
Pode dizer-se que em cada casa minderica reside pelo menos um músico. Está na alma e na génese deste povo.
É neste contexto que julgamos que este projecto se assume de grande relevância, a curto prazo, para o desenvolvimento e projecção mediática da Freguesia de Minde e Concelho de Alcanena.


PROJECTO E ORGANIZAÇÃO
Em 2006 a realização da Grande Festa da Música está prevista para os dias 19, 20 e 21 de Maio, e o projecto do JAZZminde compreende a realização de três grandes concertos musicais (Sexta-Feira, Sábado e Domingo) com agrupamentos conceituados e de nível nacional.
Gostaríamos ainda de trazer a música para a rua, e nas tardes de Sábado e Domingo, realizar espectáculos na renovada Praça 14 de Agosto, um concerto da banda da Sociedade Musical Mindense no bonito e ex-libris Coreto do também renovado Largo das Eiras, para além de um espectáculo no Centro de Bem Estar Social.

Com a colaboração imprescindível das diversas entidades e colectividades de Minde, o objectivo será organizar uma Grande Festa Anual da Música, que integre como ícone principal o Festival de Jazz, mas que transcenda as limitações físicas dos espectáculos nocturnos do mesmo, através da organização, no mesmo fim-de-semana, de outros espectáculos e actividades culturais paralelas.
Associar Minde a um evento desta natureza, que, continuadamente, possa ganhar projecção nos meios culturais e audiovisuais, e comece a atrair uma determinada faixa do designado turismo cultural, só poderá prestigiar e dignificar o nome da Vila de Minde, aproveitando a oportunidade para divulgar os “valores musicais e culturais da nossa terra”.

Com base nestes conceitos, a comissão organizadora do JAZZminde, estabeleceu protocolos de colaboração com as seguintes entidades o colectividades de Minde :
» Junta de Freguesia de Minde
» Associação dos Bombeiros Voluntários de Minde
» Sociedade Musical Mindense
» Centro de Artes o Ofícios Roque Gameiro
» Comissão Frabriqueira da Igreja
» Centro de Bem Estar Social de Minde
» Casa do Povo de Minde

É um evento com uma organização logística complexa e que envolve a participação de mais de 200 músicos e solistas e mais de 100 colaboradores noutras áreas.
Este ano, num acto de solidariedade para com a tragédia ocorrida em 13 de Dezembro no quartel do bombeiros, a comissão organizadora do JAZZminde 2006 deliberou que todas as possíveis receitas geradas por este evento serão em benefício da Associação dos Bombeiros Voluntários de Minde.
Nos espectáculos realizados ao ar livre serão montadas esplanadas c/ serviço e exploração de bares a cargo dos Bombeiros Voluntários de Minde. No recinto do Festival de Jazz o serviço da bar e mesas será assegurado e explorado pela Sociedade Musical Mindense.

www.jazzminde.com
FINANCIAMENTOS
Apesar do carácter voluntário de todos os elementos que integram a organização e da participação gratuito de muitos dos intervenientes, existem alguns custos de ordem logística e técnica para além dos respectivos honorários cobrados pelos profissionais da música.
É nossa intenção inserir este evento nas comemorações do aniversário do Concelho de Alcanena e para que este evento seja possível, resta-nos apelar ao apoio Câmara Municipal, de algumas empresas particulares, ao merchandising e ao mecenato, e á colaboração da população de Minde.

A referenciar ainda que este projecto reúne todas as condições para num futuro muito próximo poder vir a ser financiado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto das Artes, e que já no próximo ano nos pretendemos candidatar. Contudo, o Instituto das Artes só apoia iniciativas e projectos sustentados com pelo menos 3 anos de actividade, sendo de vital importância que este ano não interrompamos o ciclo já iniciado para podermos reunir as condições necessárias. Se não semearmos não podemos vir a colher !

CONCLUSÃO
Este é um projecto que consideramos ter pernas para andar, e que a muito breve prazo poderá vir a trazer grandes benefícios para a Vila de Minde. Pretendemos colocar Minde no mapa, ajudar e colaborar com as colectividades e implantar em Minde um evento que tenha repercusões nos meios mediáticos e na comunicação social.
Mas não basta a boa vontade de meia dúzia de carolas. É preciso que as entidades e a população digam SIM a este projecto. A Cultura é a maior riqueza de um Povo.
Para mais informações e programação consultar www.jazzminde.com

Sem comentários: