09 outubro, 2006

Foi Fixe a "Festa Saloia"


Começou cedo a azáfama com a decoração da Praça. A mão-de-obra é sempre pouca e há sempre qualquer coisa a correr “menos bem”. No dia anterior tinha chovido bem e o tempo estava tremido. Mas tudo se consertou, os cozinheiros começaram a assar a vitela no espeto e com o “cheiro” a clientela começou a “dar à costa”. Ás seis horas começaram a sair belas sandes recheadas de vitela assada. O tinto e a cerveja ajudavam a “escorregar”.


Era tempo do Ti Arlindo entrar em palco e, por quem procurais, aqui está ele! A música entrou em cena e o pessoal foi curtindo os “frenéticos” ritmos do Conjunto da Região do Alviela.


Apesar dos ameaços, a noite estava boa, cheirava a eucalipto, comeu-se um arroz doce quentinho, e à meia-noite a festa parou porque era hora de Missa na Igreja Paroquial. Pois então. Para aqueles que lá não costumam ir e para os outros também.O padre Albino falou ao coração e o coro mostrou trabalho. Parabéns.Depois, foi a continuação da festa pagã.


Na 5ª Feira, esperava-nos uma bela duma ementa: mão-de-vaca com grão. A Sra. Eulália, foi incansável, e cozinhou um petisco de comer e chorar por mais. Foi num ápice enquanto a tachada desapareceu.
Para acompanhar e criar ambiente esteve presente o Rancho Folclórico do Covão do Coelho com os cantares de outras épocas. É sempre agradável os momentos etnográficos que o rancho do Covão nos proporciona. Esgotados os “comes” foi dada como encerrada a festa. No dia seguinte era dia de “pica-boi”.
Como anunciado as possíveis receitas reverterão a favor de restauro do telhado da Capela de S. Sebastião, e os organizadores queixaram-se da falta de adesão e participação dos Mindericos. Até era para uma boa causa.
Mesmo assim, ainda deve sobrar para meia dúzia de telhas. Oportunamente serão tornadas públicas as respectivas contas.


O Grupo JAZZminde, aproveita para agradecer o apoio da CMA, da JFM, da CF da Igreja, e de todos os que colaboram com esta festa. Obrigado!!!
Para o ano? Logo se vê. Mas é para continuar....
PM

1 comentário:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado