01 setembro, 2009

Dia 5 - O Pátio das Cantigas em Alcanena


É já no próximo dia 5 deste mês (Sábado) que o Grupo de Teatro Boca de Cena se desloca ao Cine-Teatro S. Pedro em Alcanena para apresentar a peça de teatro "O Páteo das Cantigas" que, recentemente, em Minde lotou o Cine-Teatro Rogério Venâncio por 4 vezes, apesar de outras tantas transmissões em directo pela TV Minde.



Já ouvi comentar que este é mais um golpe de campanha eleitoral do parttido do poder, e que a Casa do Povo de Minde está ingenuamente a colaboral. Não penso assim, pois a CPM nunca teve qualquer relutância em colaborar com a Câmara Municipal, e sempre o fez com todo o prazer, sem misturar alhos com bugalhos. Teatro é cultura e o país não pode parar só porque vêm aí as eleições.

Prevejo é que certamente o auditório do S. Pedro irá esgotar com mais um espectáculo "made in concelho", e com custos quase gratuitos para a CMA, ao invés de muitos espectáculos principescamente pagos pela autarquia e que deixaram a sala às moscas. Tem sido sempre com salas cheias que as colectividades de Minde têm levado espectáculos culturais a Alcanena (e não têm sido poucos), sempre a custo zero, mas os actuais autarcas pouco esforço têm feito para reconhecer isso. Preferem pagar (em Alcanena) fartos cachets a artistas contratados, do que investir e apoiar as iniciativas de cultura local, e na Freguesia de Minde já são muitas.



Desde que o S. Pedro reabriu têm sido gastas somas astronómicas na contratação de artistas e espectáculos (seria muito interessante sabermos quanto custou isto tudo), mas o apoio e investimento na cultura local tem-se resumido a migalhas e "tapa olhos" que geralmente só aparecem em alturas eleitorais.

Aliás, na Casa do Povo de Minde, já nem se reclama quaisquer contra-partidas para isto ou para aquilo, apenas se reclama que a CMA e a JFM cumpram com as promessas antigas e liquidem o que devem à CPM. É certo que recentemente houve uma liquidação percentual da dívida dos dois organismos, mas no caso da Câmara, a mesma já se arrasta hà mais de 3 anos com a encomenda de uma peça de teatro e respectivo pagamento dos custos de cenários e guarda-roupa. No caso da JFM está em falta o apoio prometido para o BTT Minde.
Se todos os patrocinadores fossem assim bem poderiam os organizadores e colectividades empenharem-se, pois o resultado seria a falência.
Não acredito que, por exemplo, a CMA esteja a dever o recente torneio de exibição de futsal, cuja organização comprou a uma empresa particular, ou o cachet milionário de muitos artistas que passaram pelo Cine-Teatro S. Pedro.

A política de que a cultura e o desporto não se compram, fomentam-se, é algo que estes autarcas numca conseguiram ou se preocuparam em entender, mas penso que esse deve ser o caminho a seguir.



CASA DO POVO DE MINDE
Há muito que desejava fazer aqui um balanço da actividade da Casa do Povo de Minde desde que se "revolucionou" a sua estrutura com a integração dos núcleos. Em fins de Fevereiro foi eleita uma nova direcção e a CPM passou a integrar quatro núcleos distintos e semi-autónomos: Grupo de Teatro Boca de Cena, JazzMinde, Natura Minde e Média Minde, cujo contributo activista vieram imprimir uma enorme dinâmica à CPM.

Grupo de Teatro Boca de Cena
O êxito foi enorme com a produção da peça "O Pátio das Cantigas" com 4 espectáculos em Minde, mais um agendado em Alcanena e um outro previsível numa outra localidade, ainda não confirmada. Está ainda prevista a produção de mais um espectáculo integrado no Festival Materiais Diversos a levar a palco em Novembro.



JAZZminde
O 5º Festival foi considerado por muitos como a afirmação de que o Festival de Jazz já é um dos principais eventos culturais do concelho, tendo contado com a participação de oito bandas de topo nacional e internacional, e levado uma extensão do festival à sede do Concelho.
Para o próximo dia 4 de Outubro está agendada a habitual Festa na Praça Alberto Guedes com uma vitela a assar e a já também habitual Missa da Meia-Noite com a colaboração do Padre Albino.



Natura Minde
O Raid BTT Minde é um evento de uma complexa e trabalhosa organização, e esta 2ª edição não deixou dúvidas quanto à qualidade do mesmo e capacidade organizativa e de mobolização da juventude (e não só) de Minde. Foram 500 os inscritos no Raid BTT, 160 no Passeio Pedestre e 60 crianças no Mini-BTT. Ao almoço reuniram-se mais de 900 pessoas. Apenas o parapente e Festa Natura não corresponderam às expectativas devido às condições meteorológicas.
O Natura Minde prevê ainda até ao final do ano levar a efeito um envento de Parapente para inaugurar as obras da base de lançamento, e está a integrar e a constituir uma equipa de voluntários para colaborar no Movimento Limpar Portugal, com o intuito de iniciar acções de limpeza e sensibilização de preservação do património natural e paisagístico.



Média Minde
Sem um único tostão ou quaiquer apoios ou patrocínios, o Média Minde iniciou o projecto TV MINDE apenas contando com a forte vontade e carolice de meia dúzia de colaboradores e amigos, alguns sem qualquer ligação a Minde. Fundamental tem sido o Rui Venâncio e uma conhecida instituição religiosa de Fátima no empréstimo de cãmaras e material electónico.
Várias foram já os directos efectuados com enorme êxito, que somados com algumas reportagens auguram um futuro positivo e bem encaminhado para este projecto, cujo maior problema é a necessária aquisição de material. (Se os autarcas pagassem as dívidas à CPM talvez as coisas pudessem andar de outra maneira, mas emfim).
Para este mês está ainda no ar a possibilidade de realizar um projecto da TV Minde contextualizado com a situação política, e em breve irão ser iniciadas acções de formação.
O Média Minde engloba ainda o projecto MINDE.EU que até ao fim do ano pretende sofrer grandes transformações, quer na elaboração de sites para a Freguesia de Minde, quer na tranformação do MINDE.EU num portal de serviço noticioso.

Em resumo, numa terra onde muitos dizem que não se passa nada, só nesta colectividade dá para ver que algo se tem passado. Se somarmos isto ao valoroso contributo de outras colectividades na organização de actividades e eventos, dá para afirmar que em Minde se passa muita coisa. Pena é muitos não quererem ver isto com olhos de valorização e grande dinamismo de um povo, e os autarcas não ligarem quase nada a isto, excepto quando pretendem tirar proveitos ocasionais.
E eu continuo na minha: O desporto, a arte, a cultura, a música, etc., não têm que ser algo só para ver e aplaudir. Podem tornar-se em fonte de riqueza, não só física e espiritual, mas também com potenciais económicos bastante aliciantes. Mas é preciso investir e criar condições. O povo de Minde saberá fazer o resto.



CINE-TEATRO ROGÉRIO VENÂNCIO
E já que falamos de investimentos e da CPM, comvém relembrar que o Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde dispõe de um projecto de auquitectura para ampliação e remodelação do referido imóvel. Projecto esse que foi comparticipado financeira e logísticamente pela CM Alcanena, e que aguarda os respectivos desenvolvimentos de candidaturas e apois económicos para concretização das obras. Recorde-se que o Cine-Teatro de Minde já não obedece à legislação para laboral legalmente, e as condições funcionais estão totalmente desactualizadas dos nossos dias.
A CPM pretende colocar o cine-teatro ao serviço de Minde e de todas as colectividaes, tornando-o num espaço vivo, dinâmico e ao serviço da cultura, prevendo-se no projecto a construção de dois auditórios e na adatação dos bastidores em instalações mais funcionais, modernas e polivalentes.



Haja vontade política, que gente para trabalhar (e com resultados bem positivos) Minde, felizmente, já tem. E isto não é de agora. Basta o exenplo da Sociedade Musical Mindense que em breve festejará o seu centenário, e continua de pé e bem viva, com uma reputação de qualidade artística bem expressa na sua última deslocação ao concelho de Sintra.

4 comentários:

wolfinho disse...

Bolas, depois de um artigo destes deves estar a precisar de tirar uns dias de férias.

Nota: esqueceste de referir no teu artigo que pelo facto de a câmara não honrar os seus compromissos a tempo e horas, tem de ser os directores a avançar com o seu dinheiro para que certas actividades possam acontecer, será que com os artistas pagos a peso de ouro que a câmara contrata também se passa o mesmo?

Assim vai a cultura no nosso concelho.

Anónimo disse...

Novo bloggggggggg

http://desmascararamalta.blogspot.com/

Anónimo disse...

Parabéns á Casa do Povo pelo bom trabalho que têm estado a fazer em Minde. Mereciam mais atenção da câmara.

vmcs disse...

Subscrevo o anónimo anterior. Parabéns à malta da Casa do Povo. Em frente é que é o caminho. Com projectos elaborados, mais tarde ou mais cedo eles serão executados.

Agora sem propostas e projectos, nickles batatóides.