A polémica está instalada.O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), não concorda com a localização do novo quartel da GNR que o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou num emcontro do Partido Socialista em Alcanena, em resposta a um requerimento sobre o assunto feito pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, que é também vereadora na Câmara de Alcanena.
O novo quartel deverá ser edificado em terrenos localizados à saída da localidade, em Pousados, Bugalhos, e que foram cedidos pela autarquia em 1998 para essa finalidade.
Mas Luís Azevedo defende que as actuais instalações da GNR, localizadas no centro urbano e já dísponíveis para venda, responderiam com mais qualidade e eficiência às necessidades dos munícipes.
“Há um erro com a construção do quartel no sítio previsto. A localização não traz nenhum benefício nem serve os interesses da população”, disse Luís Azevedo durante a última reunião de executivo camarário. O autarca informou ter exposto estas suas dúvidas numa carta enviada em Setembro ao ministro da Administração Interna. Missiva que ainda não obteve resposta.
“Não estou contra a construção de equipamentos novos em Alcanena, como me acusam os socialistas, mas prefiro não ter um quartel novo e ter um no local que indiquei, que ofereça dignidade e segurança à população”, afiançou. Para o autarca, esta solução não só seria mais funcional como mais económica, uma vez que ao ser comprado e remodelado o actual edifício “poupava-se o dobro” do que caso se avance para a construção de um edifício de raiz.
Concordando com a posição do presidente de câmara, a vereadora social-democrata Ana Cláudia Coelho referiu que o anúncio do ministro da Administração Interna “foi de mau tom”, uma vez que o mesmo foi feito num encontro do Partido Socialista. “Não percebo o desmembramento desta questão, uma vez que andamos todos a defender o interesses da terra”, apontou.
Já o vereador António Laurentino Menezes (PS) não considera que a construção de um novo quartel no local previsto afecte a eficiência dos serviços da GNR. A deputada socialista, e também vereadora, Fernanda Asseiceira, que espoletou toda esta questão, não compareceu a essa reunião de câmara.
Fonte: JORNAL O MIRANTE

COMENTÁRIO:
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem rezão.
Neste caso parece-me que é um pouco o inverso. Há o "pão", e todos têm um pouco de razão.
O Engº. Azevedo entende, e a meu ver bem, que o novo quartel da GNR deveria ter uma localização mais central na vila de Alcanena.
Mas sabendo que a Câmara, já desde 1998 (ele estava lá), tinha disponibilizado o terreno em causa para a construção do quartel, porquê só agora acordou, após a deliberação tomada pelo governo, e vem agora propor a compra do terreno do actual posto da GNR? Duvido que esse local tenha condições e dimensões para um quartel condigno.
Porquê não propôs, por exemplo, o terreno dos Celeiros, onde agora encavalitou aquele mamarracho de edifício a que chamam Museu do Curtume. Não havia outro local para a construção do Museu? Uma fábrica desactivada, por exemplo?
A Drª. Asseiceira (PS), aproveitando provavelmente o facto de ser parlamentar, mexeu-se e tentou fazer algo de útil pelo concelho, pressionando para que o quartel da GNR fosse uma realidade. De louvar. Mas não poderia ter conciliado mais a sua acção com o executivo da Câmara ?
A Drª Ana Claudia (PSD) não concorda com o novo quartel pelo facto do anúncio da sua construção ter sido efectuado pelo ministro num encontro do PS e não num local apropriado. Tem toda a razão. Não foi o local certo. Mas isso é motivo "palpável" para discordar com a obra?
Em minha opinião, todos querem é tirar partido político da situação, e ninguém tem culpa do presidente Azevedo andar do "costas voltadas" com o seu ex-PS. Parece-me que com estas "guerrinhas" partidárias quem ficará a perder é o Concelho. E isso interessa a alguém?

O Cine-Teatro são Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 31 de Outubro (sexta-feira), pelas 21:30h, um espectáculo de Danças Tradicionais da Indonésia, com o Sinar Budaya Group, realizado com o apoio do Governo Civil de Santarém e da Embaixada da Indonésia em Portugal.
A peça Xerazade não está só! sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro no próximo dia 1 de Novembro (sábado), pelas 21:30h.

O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luis Azevedo (ICA) está preocupado com o anúncio da construção do novo posto da GNR feito recentemente pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, em resposta a um requerimento sobre o assunto feito pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, que é também vereadora na Câmara de Alcanena.
O Festival de Gastronomia de Santarém vai na 28º edição e, apesar de algumas mudanças, continua a proporcionar uma viagem por Portugal através dos sabores de várias regiões.
Com a colaboração organizativa das Juntas de Freguesia, a Câmara de Alcanena levou no passado Domingo mais de 1700 pessoas do concelho ao Estádio da Luz para presenciarem o jogo de futebol Benfica - Naval.



Por que razão não hão-de as grandes empresas juntar às estratégias de relaxe (como massagens ou spas), para renovar as energias dos seus trabalhadores, objectos como pufs, redes ou esteiras que permitam simplesmente… dormir no local de trabalho? 

Zulmira Bento apresenta os seus trabalhos de pintura em Torres Novas, no átrio principal do Hospital Rainha Santa Isabel, de 18 de Setembro a 1 de Outubro.
Os CTT – Correios de Portugal vão investir mais de um milhão de euros no distrito de Santarém até 2010, na melhoria das condições de atendimento em estações de correios, centros de distribuição postal e nos edifícios que os servem. A verba vai ser aplicada principalmente na remodelação de estações de correios de Tomar e de Abrantes. Seguem-se também intervenções para melhorar as condições dos postos de correios de Alferrarede, Praia do Ribatejo, Minde, Sardoal, Olival, Riachos, Cartaxo, Samora Correia e Alpiarça.
A exposição NU ETERNO do escultor João Carvalho, patente ao público no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, está a ser um êxito e os responsáveis resolveram prolongar a sua exibição até ao dia 31 de Outubro. 

Os municípios do Cartaxo e de Santarém aumentaram substancialmente o prazo médio de pagamento a fornecedores entre o final de 2007 e 30 de Junho de 2008. Segundo dados oficiais da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), a Câmara do Cartaxo passou de um prazo médio de pagamento de 358 dias para 529 dias, estando no décimo lugar a nível nacional entre as autarquias que mais tempos levam a honrar os seus compromissos.





O Auditório do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 26 de Outubro (domingo), pelas 21:30h, o novo espectáculo de Tim, "Braço de Prata", ante-estreia do seu novo CD a solo.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Alcanena vai atribuir, no ano lectivo 2008/2009, Apoio Extraordinário a Estudantes do Ensino Superior, com o objectivo de apoiar financeiramente os estudantes provenientes de famílias mais carenciadas do concelho.
8 de Novembro, Pavilhão Multiusos
Munícipes aderiram!



A Comissão de Festas em honra do Divino Espírito Santo – 1969/2009, convida toda a população a comparecer hoje, dia 17 de Outubro, a partir das 22 horas, para participar na grande festa "Sixty Nine Party", que se realiza no Pavilhão Ana Sonça.
A Orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG – Minde), apresenta-se em Alcanena, no próximo dia 18 de Outubro, pelas 21:30h, depois de um série de espectáculos realizados um pouco por todo o país.
O Auditório do Cine-Teatro São Pedro recebe, no próximo dia 19 de Outubro, a Escola de Dança do CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro - com o ballet Coppelia, com direcção e coreografia de Catarina Ribeiro, um espectáculo que resulta "do trabalho realizado no último ano, por alunos e professora desta Escola de Dança".
Já lá vão mais de dois meses, e há muito que decidi que isto era para continuar. Já há coisas que cheguem a acabar em Minde, e no fundo, este blog, não sendo imprescindível, acaba por dar um certo jeito na divulgação de algumas iniciativas em que estou envolvido, e outras que aí virão.