10 abril, 2008

Tornado em Alcanena

Mau tempo provoca destruição em Santarém
Pequeno tornado varreu 15 quilómetros, acompanhado de chuva, granizo e trovoada
O mau tempo atingiu hoje de manhã várias zonas do país. A região de Santarém foi uma das mais afectadas, com um mini-tornado que provocou prejuízos avultados e sete feridos ligeiros.




Ao que tudo indica, o pequeno tornado terá começado pelas 9h00 em Amiais de Baixo e varreu em linha recta uma área de 10 a 15 quilómetros até quase Torres Novas.
Os meteorologistas consideram que as actuais condições atmosféricas, que vão manter-se até quinta-feira de manhã, são as que mais facilitam a ocorrência de mini-tornados, como o de hoje.
Os ventos fortes vieram acompanhados de muita chuva, queda de granizo e trovoada. Em poucos minutos o cenário era de destruição.

Em Amiais de Baixo o vento arrancou literalmente telhados e coberturas de três fábricas. Os danos são muito avultados nos próprios edifícios e nas zonas envolventes.
Outra fábrica, em Olhos de Água, no concelho de Alcanena ficou completamente destruída. A serração estava situada junto à nascente do Alviela.

Também muitas casas e árvores não resistiram à força das rajadas e várias estradas ficaram cortadas ou parcialmente afectadas, sendo difícil transitar entre algumas localidades.

A aldeia de Canal, concelho de Santarém, demorou mais de uma hora a ser assistida pelos bombeiros depois do mau tempo. A cobertura de uma sucateira voou centenas de metros e passeou-se sobre as casas, destruindo telhados. O trabalho principal dos bombeiros foi cortar com maçarico os destroços que, em alguns casos, ficaram espetados nas paredes das casas.

Dos sete feridos ligeiros, três foram transportados para o hospital de Santarém e os restantes foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos bombeiros voluntários. As vítimas receberam tratamento a ferimentos que não inspiram cuidados.



Santarém, 09 Abr (Lusa) - Uma serração praticamente destruída, um cenário "desolador" nos Olhos d`Água, junto à nascente do Alviela, empresas e casas afectadas, com prejuízos difíceis de calcular, são os efeitos da intempérie de hoje no concelho de Alcanena.

Luís Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, disse à agência Lusa que a empresa de madeira que se situa junto a Amiais de Baixo, a freguesia do concelho de Santarém onde se iniciou o que chama de "alteração climática inexplicável", ficou praticamente destruída.
Segundo disse, o telhado da empresa foi literalmente arrancado e projectado "a grande distância" e as paredes "estão em vias de ruir".
Ler Mais in "Alcanet"

Sem comentários: