10 setembro, 2007

Homenagem a Pavarotti



Morreu Luciano Pavarotti.
Desaparece, assim, uma das vozes marcantes do canto lírico das últimas décadas.
Fui um dos privilegiados que tiveram a oportunidade de assistir a um dos seus concertos.
Recordo a sua voz ímpar, o lenço branco na mão esquerda e um ligeiro levantar do calcanhar direito quando tinha um compromisso vocal mais exigente.
Com um reportório riquíssimo não queria deixar de destacar a ária “Nessun Dorma” que, após o concerto de abertura do Mundial de Futebol de 1990, passou a ser um ícone mundial:

Que ninguém durma!
Que ninguém durma!
Você também, ó Princesa
Em seu quarto frio, olhe as estrelas
Tremendo de mor e esperança

Mas meu segredo permanece guardado dentro de mim
O meu nome ninguém saberá
Não, não, só o direi na sua boca
Quando a luz brilhar

E o meu beijo quebrará
O silêncio que te faz minha

O seu nome ninguém saberá
E nós teremos, oh!, que morrer, morrer

Parta, oh noite
Esvaneçam, estrelas
Ao amanhecer eu vencerei!
Vencerei! Vencerei!


Não venceu a morte mas, como todos os predestinados, libertou-se da sua Lei!

João Alberto Coelho -
09 Set 2007


James Brown & Luciano Pavarotti (dois gigantes já desaparecidos em 2007)

Sem comentários: