25 junho, 2007

Grupo Lena aposta na biomassa

O Grupo Lena está a preparar a entrada no sector florestal, no quadro da estratégia para as centrais de biomassa. Numa primeira fase, o objectivo é comprar cerca de cinco mil hectares, de acordo com informação avançada pelo presidente da Lena Ambiente, Armando Paulino da Silva, ao DN.
O grupo está a concorrer a cinco centrais de biomassa com uma potência instalada total de cerca de 40 MW (megawatts): Braga/Viana, Covilhã, Proença-a-Nova, Alcanena e Odemira. O investimento associado a estes projectos, em caso de vitória, ascende aos cem milhões de euros, o que permitirá alavancar o crescimento do grupo na área do ambiente.

Para além da aposta em activos florestais, para estar presente em toda a fileira, a Lena Ambiente tem protocolos com produtores florestais e promoveu a criação de ZIF (zonas de intervenção florestal) de forma a assegurar a matéria-prima necessária para alimentar as futuras centrais de biomassa. A insuficiência de matéria-prima nacional para as centrais de biomassa tem sido uma das preocupações manifestadas pelos industriais do sector. O concurso lançado pelo Governo para 15 centrais de biomassa em Setembro de 2006 já regista um atraso de alguns meses.

Neste processo, o grupo aposta ainda numa solução técnica que permita valorizar a energia térmica libertada no processo de produção da biomassa, e que representa dois terços, que não pode ser explorada para produzir energia eléctrica. A solução, proposta em Alcanena, onde o grupo explora um aterro, prevê que esta energia térmica seja canalizada para fins agro-industriais, como o aquecimento de estufas. Ainda em Alcanena, através da associação à indústria de curtumes, há a possibilidade de utilizar tiras de couro como matéria-prima da biomassa, reduzindo o impacto ambiental deste sector.

A Lena Ambiente facturou cerca de 25 milhões de euros no ano passado dentro de um grupo que registou um volume de negócios global da ordem dos 900 milhões de euros, com uma actividade que vai desde a construção até à energia e turismo, com forte crescimento no mercado internacional. Já este ano, o grupo, com sede em Leiria, comprou a construtora Abrantina.

3 comentários:

Anónimo disse...

IV Festival de Jazz de Minde:

JAZZminde

http://www.portugalnet.pt/pnet/evento.asp?id_evento=29

Anónimo disse...

e tambem aqui:

http://www.portugalnet.pt/pnet/grupos.asp?id_categoria=1710

Anónimo disse...

e ainda aqui, logo a abrir ;-)

http://www.portugalnet.pt/pnet/

agora é só preencher