04 junho, 2007

Conservatório sem Sede

O Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG) é a maior associação da freguesia, dinamizando um conjunto de actividades nas mais diversas áreas. Do ensino da música à dança, do coro de adultos à defesa do calão minderico, passando pela preservação dos valores tradicionais da vila, o CAORG envolve mais de 250 pessoas.
A associação tem como principal actividade o conservatório de música, com 150 alunos oriundos dos mais diversos locais, e que semanalmente encontram no CAORG um ensino musical leccionado por um conjunto de professores formados pelas melhores escolas do país, alguns deles antigos alunos da CAORG.
O conservatório lecciona o ensino da música até ao 8º grau e permite equivalência para acesso ao ensino superior. A partir do conservatório nasceu uma orquestra e um coro de adultos. Para além disso, a CAORG é responsável pelas aulas de música na extensão de horário do ensino primário de todo o concelho de Alcanena e de parte das freguesias norte do concelho de Santarém, uma actividade que envolve mais de 1100 alunos. Na área da dança, a associação desenvolve aulas de dança clássica (ballet), com 43 alunos, e de danças desportivas (de salão) com 20 alunos.

Para além desta vasta actividade cultural e pedagógica, o CAORG apoia e dinamiza a preservação do calão minderico, tendo já editado dois livros-dicionários. A CAORG dinamizou em tempos um curso confecção de mantas à maneira tradicional que está parada por falta de espaço.

A falta de um espaço próprio tem sido a grande dificuldade da associação. A CAORG dinamiza todas estas actividades no centro paroquial, emprestado pela paróquia, e que quase já não tem espaço para acolher o número de alunos que têm procurado o conservatório e as aulas de dança. Existe projecto da Câmara de Alcanena para a construção de um edifício novo no Largo das Eiras, adequado às diversas actividades do Centro: conservatório, da escola de dança e da escola de tecelagem tradicional.
Publicado in "O Ribatejo"

4 comentários:

Anónimo disse...

ORA AI ESTÁ O SR.MENESES E SUA ESPOSA A PASSAREM A PERNA A SOCEDADE MUSICAL MINDENSE VÊ-SE LOGO QUE A SUA ENTRADA NA LISTA PARA A CAMARA TRAZIA AGUA NO BICO NÃO ERA.A PROVA ESTÁ A VISTA...

Anónimo disse...

ORA AI ESTÁ O SR.MENESES E SUA ESPOSA A PASSAREM A PERNA A SOCEDADE MUSICAL MINDENSE VÊ-SE LOGO QUE A SUA ENTRADA NA LISTA PARA A CAMARA TRAZIA AGUA NO BICO NÃO ERA.A PROVA ESTÁ A VISTA...

és mesmo um cagalhão que só vem dar bitaites negativos.
De facto deves ser mesmo um cagalhão.

Anónimo disse...

ESSE SR. OU SRA. QUE ANDA A CHAMAR (CAGALHÃO) AOS OUTROS DEVE IDENTIFICAR-SE COMO TAL POIS PELOS VISTOS QEIMOU-SE AINDA POR CIMA COM NOMES REFERIDOS DEU MUITO NAS VISTAS

PM disse...

Elevado o nível deste diálogo e como é fácil escrever assim como anónimo.
Com conversas destas é dificil chegar a algum lado.
PM