20 junho, 2009

Soberba a representação de "O Pátio das Cantigas"




A peça de teatro "O Pátio das Cantigas", encenada por Elsa Nogueira e levada a palco pelo Grupo Boca de Cena, estreou ontem no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde com lotação esgotada, e tem previstas mais duas sessões: hoje uma e amanhã outra.

Assisti em Lisboa através da transmissão em directo pela TV MINDE, e só tenho uma palavra para descrever o que vi: SOBERBO.
Os cenários estão um espectáculo e as representações estão à altura de muitos profissionais que já vi. Amanhã conto estar entre a assistência, e aconselho o mesmo a todos os que apreciam esta arte da representação.


Quanto à transmissão em directo pela TV MINDE, fiquei admiradíssimo pela qualidade das imagens. São excelentes, e posso afirmar que chegaram em óptimas condições a vários assistentes na Europa, África e América. Assim o mundo fica mais pequeno.

Hoje e Domingo tornaremos a transmitir em directo a peça, e as fotos que são aqui apresentadas neste slide-show foram obtidas através da captura das imagens em directo do site www.tv.minde.eu . Melhor, só mesmo na farmácia, ou na Leitaria Estrela d'Alva.

14 comentários:

Anónimo disse...

aposto que muitos teatros aqui na zona devem sentir nesta altura algumas invejas por nao poderem fazer o mesmo com as pessoas da terra.

vi pela net, e axei a transmissao boa. (já vi bem piores)

Anónimo disse...

E então que tal correu o teatro?ainda não tive opurtonidade de ver.Por acaso vai ser gravado para estar àm diposição para quem quiser ver no tv minde, ou vão ser apenas transmissões em directo?
Cruzeiro e fredericos de cópio engenho

PM disse...

As imagens ficam gravadas, mas dificilmente serão disponibilizadas on-line na íntegra devido ao enorme volume que ocupam nos servidores.

Hoje teremos nova transmissão e amanhã outra. O objectivo é ir melhorando e aprender com os erros, porque nisto ainda somos todos uns pixotes.

Gonçalo C Achega disse...

Pedro, Henrique e João,
Principais dinamizadores do Media Minde e da TV Minde:

A partir de Luanda, aqui vai o meu testemunho, que já vos deixei em e-mail pessoal:

Estar fora de Portugal e ver em directo que se está a passar em Minde é demais! No intervalo e no fim da peça vi o meu Tio, os meus Avós e muitos outros Mindericos, à conversa e em directo… Só não me disseram adeus porque não estavam com o telemóvel no momento…

Ao início, a imagem esteve a fazer um pequeno buffering (nada como quando fazemos downloads do youtube, por ex.), mas depois melhorou. Poderá ser a minha net aqui. O som não estava muito perceptível, mas deve ser do computador.

Tenho que dar a mão à palmatória porque, ao contrário do que ao início da constituição das secções da Casa do Povo vos disse relativamente ao Media Minde, esta ideia é genial. Este núcleo vai mesmo fazer coisas que nos vão deixar de boca aberta. Tem um potencial brutal. Transmitir via net / televisão acontecimentos e festas em Minde é formidável, como acervo para o futuro, como forma de divulgação de Minde e principalmente para os Mindericos na diáspora.

Imagino os charais que andam aqui por fora, mais velhos, a ver imagens de Minde e dos familiares e amigos em directo…!

Continuem, Parabéns à TV Minde e, claro, aos membros do Boca de Cena, que nos deram um espectáculo muito bom.

gonçalo

Anónimo disse...

Vi a peça e adorei, especialmente por ver amadores a fazer um trabalho tão exemplar.
O cenário estava lindo, e a participação dos míudos foi uma excelente ideia para se tentar que este tipo de iniciativas não acabem cá em Minde.
Elsa, muitos parabéns! Os mindericos agradecem toda a tua dedicação!
E a todos os outros, sem excepção, um grande bem hajam!!!

Já agora quando é que vai para o "ar" a próxima peça?!?!???

CMS - Minde

Xaralcan disse...

Tive o previlegio de assistir em directo pela internet ao teatro e, conhecendo praticamente todos os actores, nao fiquei muito surpreendido com a extraordinaria actuaçao de todos os elementos. Foi uma aposta muito arriscada pelo grupo porque o Patio das Cantigas é um monumento do teatro nacional, mas sinceramente acho que nao foram em nada inferiors ao elenco original.
Para quando uma peça de teatro que inclua uma boa parte de piaçao do Ninhou?

No que toca à transmissao, ultrapassou em muito as minhas expectativas e sinto-me priveligiado por ter podido ver em directo da Casa do Povo de Minde, onde vi centenas de cinemas nos anos 70 e 80. Foi como se estivesse là. De facto assim o mundo fica mais pequeno.
O primeiro passo està dado, agora nâo se pode parar. Aproveitemos o balanço porque o potencial é enorme. Por aqui ficamos à espera de outras transmissoes.
Obrigado por estes bons momentos.

Com um grande abraço de amizade
Emidio Pereira
Montreal - Canada

Anónimo disse...

GRANDES XARAIS. É por isto que não me canso em sentir orgulho na minha Terra.3 dias esgotados, transmissões via net,.... Não há terra como esta!!Só me faz pena é o espiríto de desunião que algumas pessoas por vezes incutem mas há de mudar quando precisarmos todos uns dos outros.Grande cruzeiro e concordo com o carranchano Emidio que num proximo planeta se tenha de jordar um na piação!!Força Boca de Cena!!Cruzeiro

Anónimo disse...

Meu Deus...
As coisas que se conseguem fazer em Minde...
Levar a palco uma peça fantástica que pode ser vista em todo o mundo em simultâneo. São estas coisas que me fazem ter orgulho na "gente da minha terra". Só mesmo em Minde é que era possivel ter quase mil pessoas no teatro. Estamos TODOS de parabéns.

Catarina Almeida
Minde

Anónimo disse...

Parabéns aos dinamizadores da TV Minde!
Quando cumpri o serviço militar em Angola a leitura do Jornal de Minde era um momento especial; era a ligação à terra, o matar as saudades!
Agora com as possibilidades da TV Minde imagino como se sentirão os Mindericos na diáspora!
João Alberto Coelho

wolfinho disse...

ATENÇÃO

No próximo sábado haverá nova representação pelas 21:30 e claro com transmissão em directo.

Com o tempo vamos melhorando e com os feedbacks vamos ganhando vontade de continuar.....

Pegando nas palavras do Sr. Emidio Pereira "De facto assim o mundo fica mais pequeno"
Quase que ser de slogan à TV Minde.

vmcs disse...

Ora então vamos lá ver a peça no sábado, presencialmente.

Boa malha, malta. Quanto à TV Minde, porque não o slogan:

TV Minde - O Ninhou na tua baiúca

vmcs

Elsa disse...

Estive a ler os comentários aos especatéculos que apresentámos no passado fim de semana. Aos comentários on line juntam-se os muitos "comentários ao vivo" que recebi no final dos espectáculos e depois, nas ruas de Minde. Sem modéstias, tenho que dizer que ESTOU A ESTALAR DE ORGULHO! Orgulho pelo tabalho que realizamos, resultado do esforço de todos nós (30 actores, entre os quais 11 crianças e cerca de 10 pessoas nos bastidores). Muito, muitissimo obrigada a todos pelas palavras de apreço e, principalmente, por nos terem ido ver, ao vivo ou on-line. As horas gastas na realização deste projecto são todas recompensadas pelas palavras de apreço dos mindericos. Em nome do Boca de Cena, muito obrigada a todos. Em meu próprio nome, uma profunda vénia aos filhos desta terra abençoada. Elsa Nogueira

Elsa disse...

Ah, falta só responder à pergunta colocada em cima: a próxima peça vai ser uma colaboração do Boca de Cena com o festival Materiais Diversos do Tiago Guedes. A encenadora Cláudia Gaiola vai encenar, trabalhando com o grupo local, conforme já foi anunciado no Público da passada sexta feira. Depois... logo se vê! Alguém conhece algum texto de teatro que gostasse de ver em cena? Aceitamos sugestões! Elsa Nogueira

tiago guedes disse...

Parabéns a todos
Gostei muito do que vi e fico muito contente com a nossa futura colaboração.
Acho que a Cláudia Gaiolas fará um excelente trabalho juntamente com a vossa cumplicidade.
Um abraço a todos e mais uma vez parabéns

Tiago Guedes