23 junho, 2009

A Festa Natura e o Parapente


O RBM 2009 foi um sucesso, mas podia ter sido ainda maior.
Depois do êxito do BTT, no meio de tantos elogios até deu para disfarçar o grande nó atravessado na garganta que a malta da organização sentia. A grande chuvada de Sábado obrigou a recorrer ao improviso e abrigar algumas possíveis actividades da Festa Natura debaixo do alpendre do Ana Sonça, anulando todo o programão previsto para a Praça 14 de Agosto. Comeu-se o porco, mas... o tempo não deu para muito mais. Depois, no Domingo, os ventos não colaboraram nada para que fossem inauguradaa as obras da base de descolagem de parapente de Minde, e a malta não pôde levantar vôo. Outra machadada no evento.



O S. Pedro acabou por ser simpático e nos compensar com uma bela manhã de Domingo, ideal para o btt e caminhada, mas lixou-nos estas duas vertentes importantes do evento.
Foi pena, porque teria tornado o evento mais bonito e colorido. A aposta foi forte em esforços na Festa Natura e no Parapente, e... Minde teria saído mais cópio. Paciência, fica para a próxima se o S. Pedro o permitir. (e com TV).



BASE DE LANÇAMENTO DE PARAPENTE
Era uma aspiração antiga, não andava nem desatava, e afinal não foi assim tão difícil de resolver. E até saíu uma obra boa, barata e de fácil execução. A CM de Alcanena acedeu a colaborar, os Amigos da Vida Selvagem, a JFM e PNSAC também, e na data prevista ficaram concluídos os trabalhos acordados. Cinco estrelas. A questão de propriedade do local também parece que ficou esclarecida.
Como acréscimo apenas se pede que seja colocado um prumo metálico com uma bóia indicadora dos ventos (tipo auto-estrada). Era extremamente útil e identificava o local. Uma pequena estação meteorológica, era a cereja no bolo.
Resultado:
Com ventos NE dispomos de um dos melhores locais de lançamento de parapente na zona centro do país, bonita paisagem, amplas aterragens, e com um excelente e rápido acesso entre o local de descolagem o poiso. Para escolas, é do melhor.
Depois do Verão, quando os ventos são mais favoráveis, é vê-los por aí a pairar no ar. Talvez um festivalzinho de parapente seja uma hipótese para inaugurar e divulgar a nova descolagem. Quem sabe!!! (????)

Bem..., ficamo-nos por aqui!
Mas para que não tenham dúvidas que a base está pronta e que os reis dos ares estiveram cá na data marcada, aqui fica este registo fotográfico que foi retirado do site Vento & Térmica



PS: Como sugestão, depois cliquem no vídeo "Nordeste 2009 - Macedo de Cavaleiros". Seria lindo, lindo... em Minde. Um espectáculo!!!

1 comentário:

vmcs disse...

Foram anos a falar (escrever) sobre a necessidadde de uma pista de parapente.

Custou, mas foi. Enfim, parece que as coisas fáceis levam sempre tempo a fazer ;-)

De qq modo, parabéns.

vmcs