22 junho, 2009

Tiago Guedes e... Materiais Diversos!!!




Tiago Guedes é o director artístico do novo festival,
que se realiza de 19 a 29 de Novembro

Regresso às origens: dali saiu, aos 18 anos, para estudar dança em Lisboa, e licenciar-se na Escola Superior do Instituto Politécnico, e ali regressa 12 anos depois - suspendendo temporariamente a sua obra de coreógrafo - como director artístico de um festival. Dança, teatro, música, performance, anuncia-se a 1ª edição de Materiais Diversos, de 19 a 29 de Novembro.



"Ali" é Minde (onde nasceu) e "ali" é Alcanena, cuja Câmara Municipal é organizadora do festival. Ele é Tiago Guedes e os dados da sua biografia não são aqui mera curiosidade: a relação, simultaneamente, de proximidade e de distância com um micro-cosmos (ribatejano) habitam o programa editorial deste festival que leva o nome - Materiais Diversos - da estrutura de produção do coreógrafo. Proximidade e distância: porque algo tem a ver com os idílicos modelos de infância e algo tem a ver com as transformações que obrigam a reconfigurar essa memória.

Podemos dizer isto sobre Materiais Diversos: programará materiais contemporâneos, internacionais e nacionais, no interior, em Alacanena, Minde e Torres Novas - na dança, Raimund Hoghe ("L'Après Midi"), Eszter Salomon e "Magyar Tankoc" ("peça autobiográfica, ela revisita a família, a música e a dança tradicional húngara", diz-nos Tiago Guedes), Jonathan Burrows+Matteo Fragion, Filipa Francisco+Bruno Cochat ou ainda Luís Guerra, Andresa Soares e Tânia Carvalho; no teatro, associando a Cão Solteiro ao artista plástico Vasco Araújo, e programando também Martim Pedroso ("Purgatório"); na performance, com Karine Décorne+Simon Proffitt, ou com Margarida Mestre e André Murraças; na música destacando Norberto Lobo.



Mas diz o director artístico: "não queremos correr o risco de ser um ovni" no interior, uma bolha artificial. E por isso - e isto singulariza Materiais Diversos - uma série de espectáculos foram inventados juntando os convidados às estruturas que existem no local. E é assim que, por exemplo, Eszter Salomon se associará ao Rancho Folclórico do Covão do Coelho (aldeia vizinha a Minde) para uma "espécie de 'jam session' entre os bailarinos e os músicos das duas companhias"; que a encenadora Cláudia Gaiolas encenará "A Gaivota", de Tchekov, com o grupo de teatro local Boca de Cena; ou que André Murraças intervirá no Museu Roque Gameiro de Minde, encenando uma visita guiada. Eis como se convoca - para esta contemporânea festa na aldeia - a capacidade associativa das populações locais, possibilitando-lhes envolvimento e expressão. A elas e aos equipamentos - Cine-Teatro S. Pedro (Alcanena), Cine-Teatro Rogério Venâncio, Blackbox do auditório do Conservatório Regional de Música, Museu Roque Gameiro (todos em Minde), Teatro Virgínia (Torres Novas, que se junta ao festival ao abrigo de uma parceria).

Materiais Diversos existe através de um protocolo, para dois anos, renováveis, com a Câmara Municipal de Alcanena. Que apoia o projecto em 40 por cento do orçamento - o mesmo que cabe ao Ministério da Cultura. A edição de 2010 acontecerá no Verão, em Setembro. Com a renovação do protocolo Materiais Diversos não será apenas nome de festival: designará também um projecto de centro internacional de residências artísticas.
Publicado em "IPSILION"


2 comentários:

Anónimo disse...

Se me permitem um reparo, a peça que será encenada com o grupo de Minde Boca de Cena ainda não está definida. Embora a informação que foi enviada para O Público refira O Cerejal de Tchekov e não A Gaivota. Enfim...os jornalistas profissionais também se enganam.

Catarina

vmcs disse...

A força das raízes. Parabéns ao Tiago Guedes. Mais um Minderico (notável) que sente o pulsar de Minde e que vem ao seu encontro.

Parabéns!

vmcs