23 junho, 2009

TV MINDE - entrou em órbita




Quando o passo é maior que a perdigota, o resultado é sempre uma incógnita, e depois é que vêm as consequências. Conseguiu-se um cantinho emprestado dum servidor, tínhamos uma webcam boa, e com as engenhoquices do Carreira, o Media Minde lá conseguiu pôr umas imagens em directo. Fixe.

Agora com o teatro a coisa complicou-se. O Rui trouxe um amigalhaço, o Beto, simpático, cheio de boa vontade, artilhado com o "canhão" daquela câmara que utilizamos nas transmissões, e... pronto. O resultado foi o que se viu e já ninguém quer olhar para a nossa estimada webcam.



Esta amostra deu bem para perceber o potencial enorme que um projecto desta natureza pode ter em Minde. Com boa vontade poderá tornar-se em algo muito sério e um instrumento importantíssimo e vital na divulgação de muitas actividades numa terra que quer apostar forte na cultura e no desenvolvimento turístico.

Eternizar acontecimentos, divulgar e valorizar toda a vertente cultural e patrimonial, são por si só argumentos válidos, mas, se pensarmos um pouco mais, dá para imaginar o potencial no apoio ao projecto do Minderico como língua, na divulgação das escolas, eventos, e até da actividade indústrial. Basta deixar correr a imaginação.

O que dá gozo é que num grupo de malucos há logo um Rui que diz: - vou escrever uma novela; com 12 episódios. Outro acrescenta: - com imagens de exteriores. Do outro lado ouve-se: - dava para transmitir os jogos do Vitória. - Eh, pá, e o jazz? O jazz vai ficar um espectáculo. - Podíamos fazer já um trabalho do caraças no festival do Tiago. Bem... choveram para alí bidons de idéias e umas quantas parvoíces.



Tudo é possível, mas há que acalmar s ânimos.
Descendo ao mundo real, nada disto é possível sem um mínimo de equipamento. E onde é que ele está? Nas lojas. Mínimamente será necesária uma boa câmara semi-profissional (como o brinquedo da foto), alguns acessórios, e um servidor próprio com capacidade apreciável. O resto quase que se consegue com computadores pessoais e um empréstimo de uma mesa e outra câmara daqui e dali (há sempre uns amigos). Mas...
È aqui que começam as faltas de ar, e logo alguém sugere: - vocês começam a fazer uns casamentos e baptizados e resolvem o problema.

Esperamos bem que a solução não passe por aí, mas o certo é que sem capital nada disto se faz. Vamos ter que comprar equipamento, e são precisos euros.
O material é caro, ninguém quer andar a pedinchar, mas o Media Minde terá de arranjar fórmulas de financiamento de modo a todos nós podermos colaborar um pouco para que este projecto tenha pernas.

Para já, irão ser lançados DVDs do Festival de Jazz 09 e outro do teatro O Páteo das Cantigas que esperamos comercializar.
O DVD do Jazz é uma colectânia dos melhores momentos do JAZZminde 2009 om as excelentes imagens produzidas pelo Rui Venâncio, e deverá estar disponível por cerca de 17 euros. Será incluído num pack com uma T-shirt do JAZZminde 09. (disponível para as primeiras reservas).
Depois virá o DVD do teatro com montagem em estúdio. Brevemente será indicado no site http://www.media.minde.eu/ como fazer a sua pré-reserva.

Outra iniciativa será começar a incluir publicidade no TV MINDE e nos sites do MINDE.EU, Até lhe poderemos fazer um anúncio publicitário como o que está a passar agora na TV MINDE. Estão a vender pens para portáteis a 9.45€. Destas você não arranja em lado nenhum. WWW.TV.MINDE.EU

Uma coisa é certa: Já ninguém pensa na webcam nem em voltar para trás, e, no mínimo, quando chegar o festival Materias Diversos, em Novembro, queremos estar uns "profissionais".
O Media Minde vai comprar o equipamento básico, (nem que se seja com o aval do Padre Albino), e vai promover acções de formação. Sim, sim. Formação !!

Para estas bricadeiras são precisos colaboradores e o Media Minde está a agendar várias acções, tipo workshops em várias áreas de formação. Câmaras, net, locução, mistura, apresentação, direcção, etc, etc. são muitas àreas que exigem conhecimentos mínimos.

As novas tecnologias exigem preparação, e quem sabe se esta TV MINDE não virá a ser o princípio de novas actividades profissionais em Minde. Dêem-lhe ASAS !!!
Brevemente, será lançado o programa destas acções de formação e recrutamento.
"Junta-te a nós e colabora com o Futuro" é o lema pomposo que arranjamos para esta etapa inicial, e assim que houver mais novidades, estejam descansados que eu darei aqui conta do recado.



Para já, e no próximo Sábado, vai haver um extra.
Mais um directo da peça de teatro "O Pátio das Cantigas" ás 21h.30h.
Três sessões esgotadas e três transmissões em directo não foram suficientes. O público reclamou, e aí vem uma actuação extra do grupo Boca de Cena e... com direito a nova transmissão em directo (habituamo-nos e não queremos outra coisa). Possívelmente até vamos aproveitar o facto de termos o Beto e a tal artilharia alí dísponível para fazermos umas brincadeiras suplementares.
Compreendi-te !!!

Vá ao TEATRO!!!!
As emissões poderão ser vistas no site WWW.TV.MINDE.EU

3 comentários:

wolfinho disse...

Assino por baixo, mas a webcam ainda vai dar que falar. eh, eh, eh.

Anónimo disse...

Gostei imenso de estar presente, apesar de estar aqui em Winnipeg, Canada. A transmissao do Patio das Cantigas chegou aqui em optimas condicoes, apesar de alguns cortes.
Obrigado pela iniciativa, pois foi bastante interessante.



Luis Filipe Querido Gameiro

Anónimo disse...

A TV Minde está sem duvida de parabens.

continueem assim!!