23 março, 2009

L.U.M.E. em Alcanena




"LUME (Lisbon Underground Music Ensemble) é um colectivo de quinze músicos com backgrounds e experiências diversas nos campos do jazz, pop, rock, música clássica, contemporânea e improvisada.
Assumindo referências muito diversas que vão do Funk à música textural, do boogie woogie a ambientes impressionistas, o grupo procura aliar de forma sinérgica elementos de escrita com factores de improvisação, num contexto que se pretende esteticamente eclético e formalmente especulativo na concepção estrutural heterogénea.
O projecto é liderado pelo compositor Marco Barroso que leva a cabo o trabalho de direcção e composição."

http://www.jazz.minde.eu/



Esta é a excelente banda que, já no próximo sábado, dia 29, irá abrir a 5ª edição do Festival de Jazz de Minde (5º Arraial da do André da Trompete do Ninhou) no Cine-Teatro S. Pedro em Alcanena.
O município honrou-nos com o convite de levar o JAZZminde ao melhor palco do concelho e foi com muito prazer que o JAZZminde primou pela escolha de um cartaz de qualidade que dignamente representasse o n/ Festival na primeira vez que se estende à sede do município.
Apesar do enorme esforço económico, a organização escolheu esta excelente banda, convicta de que o Concelho de Alcanena merece o melhor, e a população saberá compensar o esforço com a sua presença.

Nos dias que correm, organizar eventos culturais em meios como o nosso, não é vida para ninguém. Por norma, as receitas de bilheteira não cobrem 1/3 do orçamento, e o resto tem que ser "esgravatado" aqui e ali. A rotina torna os organizadores nuns "pedinchões" e o "isto tá mau", "este ano não dá", "tentem pró próximo"..., são expressões vulgaríssimas, que nos levaram a tomar a decisão de este ano não massacrar as habituais ajudas empresariais de Minde que tanto nos têm apoiado. Apenas alguns subsídios oficiais (Governo Civil, CMA, JFM) e algum mecenado de amigos servem de suporte financeiro a esta edição. Mas a qualidade do festival não piorou. Melhorou. Vamos ter um bom festival, e nesta edição comemorativa dos cinco anos, até nos demos aos "luxo" de mandar vir uma banda (das boas) de Barcelona. Cinco anos foi o objectivo que esta equipa se propôs, e mais e melhor, tem sido sempre o lema.

Não é fácil tomar a decisão do vamos com isto para frente. A época não está para festas, a malta não tem dinheiro, a clientela tem emigrado, e os bons músicos fazem-se pagar. Por outro lado havia a necessidade de realizar este ano o festival, sob pena de, caso contrário, o mesmo perder embalagem e,... começar a esvaziar-se.
Apertar as mãos, desenhar um festival com uma programação top e do bom, começar e efectuar contratações e só ao fim sabermos com que dinheiro iremos contar para cobrir um orçamento que quase roça os 20 mil euros, começa a ultrapassar a carolice. Entra no risco.
Os bilhetes são de baixo custo (20€ - 4 dias e 7,5€ - 1 dia) e o bar será explorado pela Soc. Musical Mindense. Feitas as contas nesta altura do campeonato, chegamos conclusão que só uma adesão massiça de Minde e lotações esgotadas poderá tapar os euros e compensar o esforço.

Venha saborear um JAZZ connosco, é o apelo que a organização faz, em especial a todos os Mindericos, para que nos acompanhem numa representação digna e "caliente" em Alcanena. A banda é garantidamente do melhor, você não perderá o seu tempo, e o JAZZminde, ao fim de meia década, também já merece algum carinho de Minde neste aniversário.
E vai haver uma grande surpresa. Quem irá abrir e animar o espectáculo será a novíssima Xaral´s Dixie de Minde. Uma composição de oito músicos originários maioritária da Xaral´s Band e dedicados ao velhinho estilo dixie. Um show. Já têm festivais marcados e tudo. Irão adorar esta rapaziada.

Não fazemos peditórios, apenas lhe pedimos que nos acompanhe e que venha saborear um JAZZ connosco !!! Venha ao
5º Arraial da do André da Trompete do Ninhou !!
A ORGANIZAÇÃO jazz.minde.eu

PS: Também vamos ter T-shirts e precisamos de as vender. Este ano são dis...cretas!

Sem comentários: