06 junho, 2008

CAORG - Inauguração do Atelier de Tecelagem



O Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, vai proceder à inauguração, no próximo dia 21 de Junho, pelas 17h, do Atelier de Tecelagem que se localizará na Rua Cónego Feliciano, nº 3, em Minde.
Mais tarde, pelas 21h, irá promover um espectáculo no Cine-Teatro Rogério Venâncio que incluirá o seguinte programa:
- A dança da Manta
- Venda de mantas (rábulas)
- Actuação do Coro Polifónico do CAORG e do Coro ART de Lisboa

A Classe das Menízias
No planeta 21 do quadrazal das de Alhandra, jorda a borboleta, a Classe das Menízias, na d'el rei da marroa do Zé Diodato, depois do primeiro cavaleiro, quando jordarem 17 das do bandarra.
Na fusca, às 21 das do bandarra, há da do André, da do Barreiro, covanos do Ninhou a trocarem as menízias a neto numa Santana e garganteio cópio do Ninhou e do Casal Grande.
Charales, jordem ao Jão de Penhas e pantem o torquelho na charneca da Classe da do Rogério.
Mirantem como os terraizinhos jordam da chaveca e zairam um podê de cópio com a nossa piação.




PS : Sob o título "Calão Minderico - Um doce a quem souber", no passado dia 1 deste mês, deixei aqui um desafio, e até ofereci bilhetes, a quem se propusesse traduzir o texto em Calão Minderico.
Apesar de considerar o Minderico como um dos maiores patrimónios culturais da n/ terra, e até da região, parece que este tema não interessou a ninguém, e, mesmo com oferta de bilhetes, não houve alma que se candidatase a uma tradução.
Terá sido preguiça, ou já ninguém sabe falar em calão na nossa terra? É pena, serem só os estudiosos (e curiosos) de fora que se interessam por este assunto.


Estive quase para fazer greve e não publicar mais nada enquanto não me aparecesse uma tradução. Não o fiz, mas prometo que vou voltar "à carga" com este tema.

2 comentários:

Vera Ferreira disse...

Infelizmente só agora vi o seu desafio e tive imensa pena de não ter participado, isto porque o Pedro conhece o meu interesse (pessoal e científico) pelo minderico.

Peço-lhe por isso que continue a lançar desafios desta natureza e com um empurrãozinho daqui e dali os interesses serão despertados.

Cumprimentos
Vera Ferreira

PM disse...

Obrigado Vera. Vai dando notícias.
PM