19 junho, 2008

Alcanena em 2º nos consumidores de combustível

Segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), avançados pela Marktest,
o ano 2005 é contabilizado um volume de vendas de combustíveis de 10,2 milhões de toneladas no Continente. Ou seja, uma média de uma tonelada por cada habitante.
Este valor inclui os seguintes tipos de combustíveis: butano, propano, gás auto, gasolina aditivada, gasolina sem chumbo 95, gasolina sem chumbo 98, petróleo, gasóleo, gasóleo colorido, gasóleo para aquecimento e fuelóleo.

Do total de vendas verificado em Portugal, 9,8 por cento foi realizado no concelho de Setúbal, 4,6% em Lisboa e 4,1% em Matosinhos. Se a estes três concelhos juntarmos o Barreiro (que representa 3,8% do total), obtemos mais de um quinto (22,3%) das vendas realizadas em 2005.
Considerando os vários tipos de combustível, o gasóleo representa 46% deste valor, o fuelóleo 23,8% e a gasolina sem chumbo 95 representa 13,3% do total, cabendo 16,9% aos restantes tipos de combustível.

A análise per capita deste indicador revela um ranking diferente. As vendas de combustível foram equivalentes a uma tonelada por cada habitante do Continente em 2005.
Sines apresentou um valor mais de 11 vezes superior a este e foi seguido por Alcanena e Setúbal, onde se contabilizaram vendas per capita 9 e 8 vezes superiores à média do Continente.
Concluindo, é sobretudo nos concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal que se observam valores superiores à média nacional.
Fonte"Agência Financeira"

Nota: Por estes dados, consumimos 9 toneladas / ano por pessoa.

Sem comentários: