23 março, 2007

"A Pincha do Sr. Agostinho"

O título é uma brincadeira, porque a pincha é de todos nós. Mas foi o nosso historiador, Sr. Agostinho Nogueira, que escreveu no Jornal de Minde, este interessante artigo, que reproduzimos parcialmente :

"A pincha, ... tem mais interesse geológico do que julgavam os nossos antepassados, que dela usaram e abusaram para pavimentar ruas e vielas.
Só no decorrer da segunda metade do século passado, particularmente mercê da visita de geólogos ligados à espeleologia, é que se teve conhecimento de que tínhamos entre nós, sem o sabermos, uma verdadeira relíquia com vários milhões de anos.
A pincha indica, antes de mais, que aqui chegou o mar há vários milhões de anos. Os seixos rolados que a compõem são o resultado do tempo em que rebolaram batidos pelas ondas e foram sendo empurrados para a periferia.



Vistos a alguma distância, a posição em que se encontram as diversas camadas, que se vão elevando para sul, indica que o mar se encontrava do lado norte.
Na zona da costa existe outro depósito em que nitidamente os seixos são menos arredondados, o que pode significar que são mais recentes, talvez qualquer coisa como um milhão de anos.
A pincha é um monumento natural que devemos respeitar, proteger, e dele dar conhecimento às gerações mais jovens, pois são o testemunho do passado da terra que habitamos."
A Nogueira



A escarpa ocidental desta depressão (Costa de Minde), é um excelente exemplo de escarpa de falha, do topo da qual se tem uma bela panorâmica de carácter paisagístico e geomorfológico. Ao longo desta escarpa, pode observar-se uma sucessão de calcários argilosos, margas, calcários margosos e calcários do Lias superior - Dogger inferior.
No fundo desta grande depressão, observam-se depósitos detríticos quaternários, localmente designados por “pincha”, que atingem 25m de espessura. Estes depósitos são resultado da erosão multifaseada da escarpa, incluindo fenómenos de crioclastia em fases de clima frio e húmido (periglaciar). Terá havido, posteriormente, transporte dos materiais detríticos por cursos de água sazonais e redeposição em lagos temporários, correspondendo a “pincha” a um paleocordão litoral lacustre (Rodrigues, 1991). Os depósitos em causa consistem em cascalheiras de clastos achatados de calcário, na sua maioria angulosos e subangulosos, em matriz dominantemente silto-argilosa, que podem ser bem observados em antigas explorações das cascalheiras”.
in site “Georoteiros”

Esta pincha é um apontamento de grande relevância geológica e histórica. Daqui se podem tirar conclusões como a de n/ região ter sido coberta pelo mar. Será que há um milhão de anos atrás, os nossos antepassados tinham aqui uma bela praia ?
Já estou a "ficcionar" o cenário. Seria um braço de mar que que entrava no vale, com um areal na zona do alto dos moinhos.

Sem comentários: