13 dezembro, 2006

CAORG - 20 ANOS

Para os que não leram
o que o Jornal de Minde publicou
:
CAORG 20 Anos
A. Nogueira in Jornal de Minde, 30 Nov 06

« Conforme anunciado, o CAORG comemorou nos passados dias 25 e 26 de No­vembro os seus vinte anos de actividade e juntamente os dez anos do seu Coro Polifónico.

Foi uma festa de singular brilho em que a instituição procurou e conseguiu dar uma mostra das suas múltiplas activi­dades e do interesse que elas têm merecido por parte da popu­lação de Minde e das povoações vizinhas bem como das autar­quias.
No almoço volante que foi servido no Sábado compare­ceram cerca de duas centenas de pessoas, entre pessoal liga­do à instituição, alunos e seus familiares, responsáveis da autarquia e das colectividades locais. O ambiente informal terá sido uma boa oportunidade para se conversar em cada uma das mesas sobre a importância e perspectivas da instituição, e as questões ultimamente mais debatidas relacionadas com a localização da futura sede. Poderá não se ter chegado a ne­nhuma conclusão definitiva, mas ninguém duvida de que é a conversar que a gente se enten­de, e não de costas voltadas uns para os outros, cada grupo defendendo os seus argumen­tos, sem ouvir os argumentos da parte contrária.

No sarau realizado no mesmo dia no Cine-Teatro Rogério Venâncio estiveram presentes o Sr. Secretário de Estado da Educação Eng Valter Marques, representante do Sr. Presidente da Câmara que, por motivos de saúde, não esteve presente, Deputada da Assembleia da República e Vereadora da Câ­mara Municipal Dra Fernanda Asseiceira, outros autarcas e autoridades locais, e um público que encheu por completo a sala e os respectivos corredores.
Nas palavras pronunciadas pela Presidente da Direcção, pelo vice-Presidente da Câmara e pelo Eng Valter Marques salientou-se a importância da instituição e os frutos visíveis da sua actividade, bem como a necessidade de apoios para que continue a cumprir a sua missão, nomeadamente a construção de instalações condignas onde possa progredir e garantir o seu futuro.
O Sr. Secretário de Estado comprometeu-se a ter em conta estes anseios e a dar-lhe o devido apoio ao nível do seu Minis­tério, sem no entanto assumir qualquer compromisso em concreto.
Estas intervenções foram apresentadas como se se tra­tasse de uma Assembleia Geral da Colectividade, mas, antes e depois delas, o CAORG apre­sentou, com toda a dignidade, uma mostra das suas activi­dades.



Regista-se a entrada com a actuação das Classe de coro, e a continuação com as classes de Orquestra e de Ballet, o sketch em calão minderico dedi­cado à actuação das lavadeiras e dos lavadores de lã nas anti­gas lagoas da mata, a classe de percussão, a História do Tango em arranjo do Prof. Hélder Gon­çalves e finalmente o Coro do GAORG que, a certa altura, in­cluiu execução instrumental e actuação da professora de canto, uma voz notável que dei­xou em todos a melhor im­pressão.
Foram momentos muito agra­dáveis dos quais salientamos, além da voz da professora de Canto já referida, a classe de percussão que cada vez mais dá mostras de muita criati­vidade, e o trabalho do Prof. Hélder Gonçalves nomea­damente em História do Tango, sem menosprezar naturalmente qualquer das restantes inter­venções, todas elas merece­doras de aplauso.

No Domingo, dia 26, a Missa Dominical, no âmbito da come­moração, foi solenizada pelo
Coro do CAORG que apresentou música polifónica de alguma complexidade e com muito bom nível de execução. As restantes partes do acto litúrgico foram bem preparadas e bem execu­tadas, trabalho de que o CAORG se encarregou.
Presidiu o Rev.do P. Messias que, enquan­to Pároco de Minde, assistiu e deu o seu apoio ao nascimento e desenvolvimento da insti­tuição, assistido pelo P. Albino, pároco actual da freguesia.
No final fez-se uma romagem ao cemitério em homenagem aos que Deus já chamou, nomea­damente à Magda Patita, antiga aluna do CAORG de futuro pro­missor, que faleceu num trágico acidente automóvel.
As comemorações dos vinte anos do CAORG foram ocasião para se mostrarem e celebrarem os bons resultados da institui­ção. Conforme foi dito em várias oportunidades, todos espera­mos que a comemoração dos vinte e cinco anos seja oportuni­dade para a inauguração de uma nova sede, onde a actividade prossiga com as condições que merece



Nota Final
O texto em calão minderico apresentado na festa do CAORG fazia referência à utilização da água das lagoas, e aos conflitos que surgiam, já que a lavagem das lãs sujava a água que servia para outros fins nomeadamente para a lavagem da roupa.
Este assunto tem importância histórica.
Disso falam as Actas da nossa Junta de Freguesia
30/4/17 - Estando a Mata quase livre de água se proíba o uso da Lagoa do Santo para lavagem de roupas, lãs e fios, a fim de não se estragar a água.
15/4/23 - Mandar vedar a Lagoa do Santo para que não entrem veículos para carregarem dornas de água.
30/4/27 - Vigiar o uso da Lagoa do Santo para que a sua água não seja usada para construções nem para tratamento de vinhas.
9/3/38 - Pôr em vigor o Código das Posturas Paroquiais. Para já, pôr termo ao abuso de estragarem a água das lagoa. Assim a dos Bacelos e Calçada são destinadas a lavagem de lãs. Do Lagoeiro só para lavagem de fatos. Do Barreiro para gados e obras. Da Lagoa do Santo para bebedouro do gado até que a água se encontre em condições. Obrigar os proprietários a manterem limpas as suas testadas.
Proibição de lavagem de roupas junto ao depósito das Lageeiras. »

A. Nogueira in Jornal de Minde, nº 584 -30 Nov 06

Sem comentários: