21 fevereiro, 2011

Tiago Guedes é o novo director do Cine-Teatro em Alcanena


“Criar um sítio vivo, convivial, de descoberta e aberto a todos é tarefa árdua, mas muito entusiasmante”, explica Guedes na introdução do catálogo da temporada 2011 cuja apresentação decorreu hoje à tarde (17/02/11), em Alcanena.
Tiago Guedes, 32 anos, é o novo director artístico do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena. O coreógrafo que há dois anos criou o Festival Materiais Diversos na freguesia de Minde, no concelho de Alcanena, aceitou “o enorme desafio” e substitui Victor Costa.

“O São Pedro assumir-se-á como o Teatro do Município, de todas as freguesias e de todos os munícipes”, afirma. Nos primeiros dois meses apresentarão “uma programação eclética e variada”, que inclui cinema de autor, teatro, dança e música. Dia 5 de Março é com um concerto do pianista Pedro Burmester, que tocará Schumann e Beethoven, que a nova temporada se inaugura. Uma das grandes apostas do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, é aquilo a que chamam “São Pedro Fora de Portas”: um sábado por mês os espectáculos vão acontecer em outras freguesias. O primeiro será na freguesia de Vila Moreira, “A Casa”, um espectáculo de dança que “gira em torno da casa ideal de cada um”. É um trabalho da coreógrafa Aldara Bizarro, a apresentação está marcada para o dia 2 de Abril. Em colaboração com o Festival Jazz de Minde, haverá um concerto da cantora Joana Machado, intitulado “A Casa do Óscar”, que assim presta homenagem a Tom Jobim e ao jazz acompanhada pelo guitarrista Afonso Pais.

Uma vez por mês haverá um Baile para reviver “os velhos tempos”, dos bailes de domingo.
PUBLICADO NO "PÚBLICO"

COMENTÁRIO:
Um grande abraço ao Vítor Costa, e parabéns ao Tiago pelo novo cargo.
Esperamos que a cultura não se esgote no Cine-Teatro S. Pedro e nos astronómicos custos que tem consumido nos últimos anos, em comparação com o resto do concelho.
A cultura não se compra nem se "impinge" como um produto de consumo. A cultura fomenta-se, fabrica-se, e deve ser o expoente de um povo.
Há que apoiar mais quem se esforça voluntariamente para que a cultura aconteça no concelho, e esta vertente tem passado muito ao lado dos actuais e anteriores governandes. Penso que o Tiago, conhecedor da realidade local, pode ter um papel importante nesta causa.
Parabéns Tiago, e votos de um bom trabalho!!!


11 fevereiro, 2011

Um Fantasma Chamado Isabel


Depois da digressão e dos estrondosos êxitos que lotaram o Teatro Virginia em Torres Novas e a Casa da Cultura em Mira de Aire, agora vamos poder reapreciar no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde:

O Grupo Boca de Cena leva a palco a peça "Um Fantasma Chamado Isabel", em Minde, no dia 12 de Fevereiro, pelas 21.30h.
Os bilhetes estão à venda (e quase esgotados) na Relíquia.
Vá ao Teatro. Teatro é Cultura (e bem divertida).